Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

A nave-mãe dos geeks pousa em São Paulo: CCXP 2015

Quem escreveu

Mateus Duque Erthal

Data

02 de December, 2015

Share

Apresentado por

A cidade recebe nessa semana um dos maiores eventos de cultura pop / geek do mundo. A Comic Con Experience (CCXP) aterrissa por aqui, em sua segunda edição brasileira, prometendo grandes surpresas para nerds (e simpatizantes) de todo o país.
Organizada pelo pessoal do Omelete, portal dedicado ao público geek, a CCXP é um dos maiores eventos do gênero e está cheia de novidades, recheada de temas interessantes. Dois dos principais focos da CCXP desse ano são a franquia-fenômeno Star Wars e a questão da representatividade na cultura pop. Mas, é claro, ela não fica por aí. Tem de tudo, pra todos os gostos, e seguem aqui alguns dos destaques.

Destaques

Star Wars

Stefano Tinti / Shutterstock.com
Stefano Tinti / Shutterstock.com

Gente, quem não está absurdamente ansioso para a estreia de O Despertar da Força, filme que dá sequência a uma das maiores sagas que essa e outras galáxias já viram? Desde a aquisição da Lucasfilm pela Disney, a casa do Mickey vem investindo pesado em um gigantesco projeto transmídia, digno do peso que Star Wars tem no imaginário de pelo menos três gerações de fãs. São games, séries de TV, quadrinhos, jogos de tabuleiro, romances e, claro, muitos e muitos filmes programados para os próximos anos, todos super conectados entre si, contando diferentes aspectos de uma mesma história. O universo expandido de Star Wars está cada vez mais rico, e tem muita gente aproveitando a “caroninha na Millenium Falcon”.
Na CCXP 2015 serão várias as atrações dedicadas à franquia. Além das surpresas prometidas pela Disney e dos quadrinhos, publicados pela Panini, outras editoras com livros relacionados ao universo expandido de Star Wars estarão presentes. Entre elas, a Seguinte (selo da Cia das Letras, com livros dedicados ao público infanto-juvenil), a Darkside (com a novelização dos episódios clássicos), a Leya (com um manual escrito pelo pessoal do Conselho Jedi do Rio de Janeiro) e a Aleph (com 14 livros de Star Wars publicados no último ano).
A Aleph, editora especializada em ficção científica e, mais recentemente, com algumas incursões no mundo da fantasia, levará um estande inspirado em uma das cenas mais icônicas do Episódio IV – uma nova esperança: a Cantina de Mos Eisley, lar de toda “escória e vilania” de Tatooine (com direito a shows da incrível banda de jizz Figrin D’an and the Modal Nodes \o/). E mais essa: o público poderá reviver a tão polêmica cena de Han Solo versus Greedo (quem atirou primeiro, hein?). Entre os livros da Aleph está Como Star Wars conquistou o universo, de Chris Taylor, uma espécie de “biografia” da franquia, falando desde o comecinho da carreira de George Lucas, aquele estudante de cinema com uma certa fixação por ficção científica, passando pelo estrondoso sucesso de Guerra nas estrelas (quem tem mais de trinta anos sabe que era assim que todo mundo chamava o filme na época), chegando às expectativas para o próximo episódio (Onde está Luke Skywalker? Quem é Kylo Ren? Jar Jar Binks vai voltar para governar a galáxia?). O autor estará no evento, autografando seus livros e falando sobre a trajetória de Star Wars.
Além de Chris Taylor, também aparecerá por lá Timothy Zahn, queridinho dos fãs do universo expandido, autor da trilogia Thrawn. Zahn assumiu, na década de 1990, a árdua tarefa de contar uma história que se passasse cronologicamente depois da trilogia original. Árdua, sim, porque no fim de O retorno de Jedi vimos a morte não só de um, mas dos dois grandes vilões da saga, Palpatine e Darth Vader. Como continuar sem eles? Bom, criando um novo vilão à altura. E é isso que Zahn fez, com o temível grão-almirante Thrawn e suas tentativas de manter o poder do Império sobre a galáxia. A história traz ainda personagens até hoje venerado pelos fãs, como o Jedi Sombrio C’Baoth e, claro, Mara Jade. Com a aquisição da Lucasfilm pela Disney, a trilogia de Zahn passou a pertencer ao selo Legends, que agora reúne as histórias fora do cânone oficial de Star Wars (para entender melhor essa questão cânone versus Legends, veja o vídeo do pessoal da Aleph).

Evangeline Lilly

DFree / Shutterstock.com
DFree / Shutterstock.com

Também pela editora Aleph (gente, juro que não estou puxando sardinha), será lançado Os Molambolengos, livro infantil escrito pela linda-elfa-vespa-atriz-autora Evangeline Lilly (Lost, O homem-formiga, O hobbit). A atriz, que acabou de ter um bebezinho, terá um estande próprio, onde assinará a tradução para o português de seu livro. Além disso, Evangeline fará no sábado um bate-papo com os fãs, relembrando os momentos mais marcantes de sua carreira.

Netflix

Atores de Sense 8
Atores de Sense 8

A Netflix (no Facebook brasileiro do canal de streaming mais querido do planeta está escrito que ela é uma menina) é responsável por algumas das mais imperdíveis atrações do evento. Destaque para os astros de Sense8, dos irmãos Andy e Lana Wachowski: Jamie Clayton (a Nomi da série), Aml Ameen (que interpreta Capheus) e Alfonso Herrera (ex-Rebelde e Hernando na série). Acho sinceramente que a escolha dos atores não foi aleatória, já que um dos grandes temas da CCXP deste ano é a questão da representatividade das minorias na cultura pop (e na cultura em geral, por que não?). Jamie Clayton é uma mulher trans, assim como sua personagem em Sense8; Aml Ameen é negro, e seu personagem vive e sobrevive em meio aos problemas sociais de Nairóbi, no Quênia; o personagem de Alfonso Herrera é gay, namorado do astro do cinema mexicano Lito (interpretado por Miguel Ángel Silvestre).

Jessica Jones

jessica-jones-netflix-poster
O tema da respresentatividade segue com mais uma atração trazida pela Netflix (legal, Netflix!). A atriz Krysten Ritter (Don’t Trust the B* in Apartment 23, Breaking Bad) e o ator David Tennant (eterno Dr. Who) dão as caras por aqui para um bate papo sobre a série Jessica Jones, baseada na heroína dos quadrinhos da Marvel. A série tem feito sucesso, levantando a questão do abuso e das diversas formas de violência, física ou emocional, impostas sobre as mulheres, que em Jessica Jones estão em praticamente todos os papéis principais.

Quadrinhos / Social Comics / Frank Miller

s_bukley / Shutterstock.com
s_bukley / Shutterstock.com

Falando em Netflix, haverá na CCXP um painel apresentando uma espécie de irmãzinha do canal, só que dedicada aos quadrinhos. A plataforma Social Comics funciona como uma espécie de biblioteca online, um banco de dados de HQs, e é o primeiro serviço por assinatura desse tipo no Brasil.
Ainda nos mundos dos quadrinhos, o grande destaque é a lenda Frank Miller. Só pra dar uma ideia de alguns dos trabalhos do artista: Batman: o Cavaleiro das Trevas, Sin City, 300, Elektra: Assassina. É a primeira vez de Miller na Brasil, que também assina o pôster oficial do evento.

Pré-estreias e lançamentos: O bom dinossauro / Reza a lenda

bomdinossauro_3-750x380
Na verdade, coloquei aqui no título só dois exemplos de uma gama enorme de conteúdo inédito que a CCXP promete levar ao público durante os quatro dias do evento. As Comic Cons são famosas pelos lançamentos desse tipo de conteúdo, e a edição brasileira não será diferente. Há muitas, muitas surpresas, algumas guardadas a sete chaves pela organização e pelos responsáveis pelos estandes individuais, especialmente os dos grandes estúdios (Warner, Disney, Fox, Sony, Universal).
Algumas dessas novidades, porém, já estão confirmadas. Uma delas é O Bom Dinossauro, animação da Pixar que tem estreia oficial marcada para o Natal, mas que terá uma exibição exclusiva na CCXP, no sábado.
Outra produção que promete conteúdo exclusivo é o longa nacional Reza a lenda, filme do diretor Homero Olivetto, com Cauã Reymond e Sophie Charlote no elenco. Em um painel com a presença do diretor, serão apresentadas cenas exclusivas desse que me pareceu uma espécie de “Mad Max do agreste”, com estreia marcada para janeiro de 2016. Fiquei curioso.

Cosplays

Lauren Elisabeth / Shutterstock.com
Lauren Elisabeth / Shutterstock.com

Uma das principais atrações de todas as Comic Cons é, lógico, a profusão de cosplays que aparecem para prestigiar o evento. São centenas de fãs, vestidos como os personagens favoritos de games, livros, filmes, séries, animações, mangás, quadrinhos. Está até agendado para o domingo um workshop de cosplay, guiado pela cosplayer argentina Lilia Lemoine (Lady Lemon). Eu, pessoalmente, acho os cosplays uma das partes mais divertidas disso tudo. Poder esbarrar com um homem-aranha jogado no chão, sendo resgatado por um Goku atencioso, guardado por uma escolta de stormtroopers e observado a distância por um Walter White desconfiado, enquanto três ou quatro Daenerys Targaryen cuidam de seus dragõezinhos na esquina… Bom, é impagável.

Bônus: especial nostalgia da TV Pirata

tvpirata_logo
Tá, esse destaque é meio subjetivo, mesmo… E talvez coisa de velho. A CCXP fará no sábado à noite uma sessão nostalgia em homenagem a um dos mais emblemáticos programas da TV brasileira: TV Pirata. A organização promete convidados especiais e algumas supresas para os fãs!
2902437908-ney-latorraca-completa-70-anos-relembre-personagens-inesqueciveis-do-ator-1809031856
Serviço
A CCXP 2015 acontece entre os dias 03 e 06 de dezembro (quinta a domingo), no Centro de Exposições São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5). A expectativa da organização é que cerca de 120 mil pessoas passem por lá nos quatro dias do evento.
Os horários sãos os seguintes:
Quinta, 03/12: 12h às 22h
Sexta, 04/12: 10h às 22h
Sábado, 05/12: 10h às 22h
Domingo, 06/12: 10h às 20h
Você pode conferir a programação completa aqui:
http://www.ccxp.com.br/files/CCXP_Agenda2015.pdf
Aqui, informações a respeito da compra de ingressos (até a publicação desta postagem, ainda havia ingressos disponíveis para quinta e sexta):
http://www.ccxp.com.br/ingressos/
Aqui, informações sobre chegada e saída:
http://www.ccxp.com.br/chegando-la/
Para baixar o aplicativo da CCXP 2015:
iOS: https://itunes.apple.com/br/app/comic-con-experience-sao-paulo/id1051898412?l
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.comiccon.comicconbrazil

Quem escreveu

Mateus Duque Erthal

Data

02 de December, 2015

Share

Apresentado por

Mateus Duque Erthal

Mateus, se pudesse, vivia viajando. Gosta de planejar cada viagem nos mínimos detalhes, só pra chegar lá e fazer tudo de outro jeito. Quando conhece um lugar diferente – ou quando volta a um destino preferido –, adora descobrir novos cantinhos pra comer e beber bem, palavras incríveis nas línguas mais diversas e os melhores lugares pra se encantar com as belezas desse mundo. É editor, tradutor e leitor.

Ver todos os posts

Comentários

  • […] com presentes de Natal ou aproveitar pra economizar nos vários programas gratuitos da cidade. Tem Comic Con com Frank Miller, tem muito show com o Meca e a Semana Internacional de Música e um monte de […]

    - As boas do fim de semana em SP: 04.12 | Chicken or pasta?

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.