Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

8 motivos para amar Berlim também no inverno

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

15 de December, 2015

Share

Muita gente acha que a única coisa que resta a fazer durante o inverno em Berlim é se enfiar no Berghain no fim de semana. Como a diferença entre o dia e a noite é muitas vezes imperceptível, não deixa de ser uma boa desculpa para soltar aquele lado gótico que habita recôndito o seu ser.

Para se ter uma ideia, no solstício de inverno – o dia mais curto do ano – o amanhecer começa às 8h30 e o sol se põe às 15h30. Mas sol? Na verdade, pode-se dizer que é a claridade que não vem da lua, já que o sol pode ficar semanas sem realmente dar as caras por aqui. E, unindo a falta de luz natural com o frio em torno de zero grau, a pedida é aproveitar o melhor que a programação de inverno tem a oferecer, num lugar bem aconchegante e quentinho, esperando ansiosamente pela volta da luz e do verde da primavera.

Pensando nisso, aqui vai uma seleção de oito coisas para aproveitar o lado bom do inverno.

Sauna

Sauna é uma das grandes paixões dos alemães, ao lado das cervejas e linguiças. E quem poderia imaginar que eu, que nunca me interessei por sauna quando morava no Brasil – afinal, para que passar mais calor se a temperatura lá fora já está acima dos 30 graus e você não para de suar ao fazer o mínimo esforço, não é mesmo? – fosse também ficar apaixonado pelo suadouro?

Há dois tipos de sauna: seca, também chamada de finlandesa e a vapor, conhecido também por banho turco. A temperatura na sauna seca é de 60 a 90 graus; e na sauna a vapor, 40 graus. Muita gente discorda, mas eu acho a sensação de calor na sauna seca mais tolerável, apesar da temperatura mais elevada. Isso acontece porque na sauna a vapor a umidade do ar é quase absoluta, causando mal estar muitas vezes.

Existe até mesmo um pequeno ritual a seguir na sauna seca. Recomenda-se fazer três sessões de 15 minutos cada, finalizadas com uma ducha gelada (coragem!) e alternadas com 15 minutos de repouso. Em algumas saunas, em horários e dias específicos, há um Saunameister (mestre da sauna), encarregado de fazer três infusões aromáticas de eucalipto ou frutas cítricas, por exemplo, durante cada sessão de 15 minutos, e de agitar uma toalha, provocando ainda mais calor por alguns instantes.

Foto: Vladimir Nenezic / Shutterstock.com
Foto: Vladimir Nenezic / Shutterstock.com

As duas principais redes de academia da cidade – FitnessFirst e Holmes Place contam com saunas super bem equipadas. Mas numa visita de poucos dias à cidade, outras boas opções são o Liquidrom (numa atmosfera mais bling-bling, com muitos russos e chineses), a piscina municipal de Neukölln, o chique spa do Hotel de Rome e a somente para homens Der Boiler, que, na verdade, mais parece um spa.

Berliner Festspiele - MaerzMusik 2015 Liquidroom
Liquidrom

Galerias de arte e museus:

Berlim conta com inúmeros museus e galerias de arte. Alguns dos quais você não pode deixar de visitar são: Neues Museum, que guarda o busto de Nefertiti, Berlinische Galerie, que, apesar do nome, é um museu mesmo, o centro de arte contemporânea Haus am Waldsee e as galerias CFA e König/Saint Agnès, localizada no prédio que abrigou uma igreja de arquitetura brutalista nos anos 1960 e que é por si só uma atração.

st-agens

Marzipan e Sanddorn

Nada melhor do que se esbaldar com os quitutes e bebidas típicos do inverno, não é mesmo? Uma torta de Marzipan combinada com um Punsch de frutas vermelhas ou de Sanddorn (frutinha amarela e ácida, cheia de vitamina C) é a minha pedida. Um lugar para apreciá-los é a casa de chá, confeitaria e floricultura Anna Blumme. Dica: dê uma espiada no café anexo do outro lado da esquina, que normalmente oferece mais opções de bolos e tortas.

Cafés

Também não dá para não pensar em inverno sem aquelas horas gastas à toa num café. Roamers é o meu favorito. O lugar lembra um rancho perdido no meio do Texas e, no inverno, a condensação, que embaça os vidros que dão para a rua, faz com que você se sinta numa estufa no meio dos cactos espalhados entre as mesas. Sem deixar de mencionar o carrot cake, decorado com raminhos de alecrim, e que é de sair rolando pelo chão. Tischendorf, também em Neukölln é outro que eu também adoro, com decoração que lembra casa de tia-avó do interior.

IMG_9806_1024

Num outro tipo de programa, para quem tem pendores aristocráticos, o classudo bairro de Schöneberg conta com a casa de chá Bilderbuch (o próprio site já mostra a atmosfera has-been do lugar) e o jardim de inverno da LiteraturHaus, em Charlottemburg, para alimentar o lado bookworm que nos aflora durante o inverno.

Bibliotecas

As bibliotecas das universidades são sempre um ótimo lugar para socializar e reclamar do tempo cinza com desconhecidos. Duas das mais legais são as da Humboldt Universität e a da Technische Univesität.

Cinema

Passar algumas horas assistindo a um filme é uma das melhores formas de esquecer da realidade fora da sala de cinema. O Kino International é disparado o cinema mais legal da cidade, não só pela programação, mas sobretudo pelo belo exemplo de arquitetura socialista dos tempos da Alemanha Oriental.

kino international

Schneeballschlacht

Depois da temporada de mercados de Natal, uma das poucas atividades divertidas ao ar livre é a batalha de bola de neve que acontece no final de janeiro no Görlitzer Park. Ou ainda fazer Rodelbahn, descendo a colina do Victoria Park, também em Kreuzberg, e lembrar os tempos dos carrinhos de rolimã, mas agora com neve!

4263079367_42508b194e_b

Festivais

Berlim é sede de três festivais durante o inverno: a Berlinale, de cinema, em fevereiro; o Transmediale, voltado à cultura e tecnologia, também em fevereiro, e o CTM, direcionado à cultura clubber e à música eletrônica experimental.

Quem escreveu

Domingos Lepores

Data

15 de December, 2015

Share

Domingos Lepores

No seu aniversário de sete anos, ganhou um globo terrestre e pouco depois já sabia (quase) de cor o nome das capitais dos países do mundo. Ainda não conheceu a Ásia e a Oceania, mas mudou há cinco anos para Paris e mora há dois em Berlim. É péssimo em senso de orientação. Sempre acaba se perdendo nas ruas transversais e achando aquele café ou loja que você vai ver indicado na edição de um guia de viagem só no ano seguinte.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.