Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

5 restaurantes vegetarianos imperdíveis em São Paulo

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

11 de September, 2015

Share

Apresentado por

Já passou a época em que restaurante vegetariano era só substituir a carne por soja e fazer comida insossa sem sabor ou tempero. Hoje, a comida nesses restaurantes são tão boas que até o mais viciado em carne não sentiria falta. São Paulo anda com opções bem interessantes no quesito, são restaurantes de primeira, onde você come de joelhos e não vê a hora de voltar. E são tantas as opções que é difícil escolher só alguns, isso sem contar aqueles que não são estritamente vegetarianos, mas servem boas opções.

Aceitei o desafio e decidi listar os cinco restaurantes vegetarianos que considero imperdíveis na cidade. E aí, concorda?

Moinho de Pedra

Moinho de Pedra - Foto reprodução
Moinho de Pedra – Foto reprodução

O Moinho de Pedra fica Chácara Santo Antônio. Sempre são dois tipos de prato, um com a base de arroz e outro de massa, acompanhados por uma salada e uma sopa. O cardápio muda diariamente, e você pode ver aqui a programação da semana.  Além dos dois pratos principais, o restaurante ainda oferece saladas maravilhosas, como a Cabrita, que vem com queijo de cabra, maçã verde, grão de bico tostado e crouton de pão sírio, e sanduíches. Os doces são também imperdíveis, com destaque para a torta de banana.

Moinho de Pedra - Foto reprodução
Moinho de Pedra – Foto reprodução

No Moinho de Pedra existe ainda uma lojinha, onde são vendidos alimentos orgânicos, produtos de beleza e comidas prontas. Você também pode fazer encomendas, de saladas, doces e salgados e fazer cursos. Os cursos são separados por módulos, existem os básicos, e os mais focados, como o sem glúten, o de massas e o de cozinha étnica, por exemplo. O que você aprende e as datas estão aqui.

Endereço: Rua Francisco de Moraes, 227. Chácara St Antônio
Horários: Segunda a sexta, das 12 às 15h30; Sábado das 12 às 16h (a lojinha fica aberta em todo horário comercial); Fechado aos domingos.
Site: www.moinhodepedrarestaurante.com.br

Banana Verde

Banana Verde - Foto tadeu Brunelli - Reprodução
Banana Verde – Foto tadeu Brunelli – Reprodução

Localizado na Vila Madalena, esse restaurante tem um dos ambientes mais agradáveis que conheço. Lá eles também abrem para o jantar, e se você quiser experimentar, é um dos participantes do Restaurante Week desse ano. No almoço, é servido um menu executivo, com duas opções também: o prato do dia, que varia todos os dias e pode ser visto aqui, e a sugestão do chefe que muda semanalmente. Você pode pedir um combo com o buffet de salada, que é livre, mais uma sobremesa.

Banana Verde - Foto tadeu Brunelli - Reprodução
Banana Verde – Foto tadeu Brunelli – Reprodução

No jantar, o restaurante vira a la carte, com opções para petiscar, feitas no forno a lenha, e pratos principais com risotos massas e pratos da cozinha brasileira adaptados, como bobó de cogumelos e baião de dois. A carta de vinhos do lugar é bem boa e com bom custo-benefício. Eles ainda trabalham com delivery.

Endereço: Rua Harmonia – 278
Horários:  terça a sexta, das 12 às 15h30 e das 19 às 23h; Sábados e feriados: das 12 às 16h30 e das 19 às 23h; Domingos das 12 às 16h30.
Site: www.bananaverde.com.br

Super Natural

O Super Natural é um charme. Diferente dos outros vegetarianos, este trabalha no sistema de self service, com opções vegetarianas e veganas. A idéia é usar sempre alimentos frescos e livres de agrotóxicos, além do cultivo responsável. Existem dois endereços: um na augusta e outro na Turiassú, em Perdizes. Eles ainda trabalham com o sistema de takeway.
Assim como o Moinho de Pedra, o Super Natural conta também com um mercado, com uma seleção super completa de produtos: são mais de 40 marcas nacionais e importadas. Os grãos são um espetáculo a parte, comprados por peso, você vai encontrar muita coisa rara por lá. E você pode ainda usufruir da cafeteria, com tortas e lanchinhos, além do café orgânico.

Endereço: Rua Augusta 2992, Jardins e Rua Artur de Azevedo, 1436, Pinheiros
Horários:  O buffet funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 15h30 e finais de semana e feriados das 12 às 16h. A loja fica aberta das 9 às 22h nos dias de semana; das 10 às 22h no sábado e das 10 às 18h aos domingos.
Site: supernatural.com.br

Goa

Goa - Foto Gladstone Campos - Reprodução
Goa – Foto Gladstone Campos – Reprodução

O Goa nasceu em 2004, se chamava Gaia, e recebeu o novo nome em 2009. A base dele, além da gastronomia saudável, é também o preço justo. Localizado em uma casa de 1937, o restaurante preservou o espaço que era estúdio do escultor Eugênio Prati. Ele também funciona no esquema de um preço fixo por um combo: a entrada, que é uma escolha entre uma sopa ou salada, prato principal e suco. O diferencial é que eles oferecem o repite, uma segunda porção para acompanhar o prato principal sem custo extra.

Nas opções de prato principal, sempre existe uma vegana. Nos finais de semana e feriados, uma mesa é separada para aqueles que levam o animal de estimação.

Endereço: Rua Conego Eugênio Leite,  1152
Horários: de terça a sextas, das 12 às 15h30; Sábados, domingos e feriados, das 12 às 16h30
Site: www.goavegetariano.com.br

Taste and See

Taste and See - Foto Reprodução
Taste and See – Foto Reprodução

No Taste and See, a prioridade é dos veganos: todos os alimentos são preparados sem nada de origem animal, e se você é ovo-lacto, pode pedir para finalizar alguns com queijo. O lugar abre cedinho, às 7 nos dias de semana, o que dá oportunidade de aproveitar o café da manhã por lá. São quatro opções por dia, além dos lanches, smoothies, sorvetes e sobremesas. Tudo vegano. Lá você pode saborear gostosuras como polenta à mineira e moqueca baiana.

A água é a vontade e o menu completo inclui saladinha de entrada e sobremesa, normalmente um sorbet. Aos domingos rola um cardápio especial, fique atento que eles sempre postam na página do Facebook.

Endereço: Alameda Raja Gabaglia, 254 – Vila Olímpia
Horários: Segunda a sexta, das 7 às 15h. Domingo, das 10 às 16h. Não abre no sábado.
Site: www.facebook.com/tasteandseerestaurante
*Foto destaque: Adam Jaime / Unsplash

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

11 de September, 2015

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Sempre estou pela a Augusta , e vou conhecer este restaurante pois, amo Comida Vegetariana.🍜🍲

    - Iara do Amaral
  • Adorei as dicas, não conheço nenhum deles, vou provar. No meu bairro tem um bem gostosinho que chama Ambrosio! Adoro a comida, o ambiente e o preço!

    - Helouise
  • Gostei.

    - Elaine

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.