Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Volta ao mundo em maratonas

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

15 de April, 2014

Share

Abel Tumik / Shutterstock.com
Abel Tumik / Shutterstock.com

Inspirada pela Lalai e o seu volta no mundo em festivais, eu resolvi fazer um  só com as maratonas do ano. Veja bem, eu não sou do esporte, aliás assumo meu lado sedentário com um certo orgulho até. Mas depois de ver algumas dessas, não é que bateu aquela vontade de treinar e tentar pegar uma ou outra? A lista completa de maratonas pelo mundo é gigante e se você quiser ver todas de um certo mês, eu recomento o Marathon2014 que é bem completo. Aqui a gente pegou as que achamos mais interessantes.

Abril

Two Oceans Marathon

Já agora nessa sexta-feira acontece a Two Oceans Marathon, em Cape Town. A maratona é considerada uma das mais bonitas do mundo, com um cenário de tirar o fôlego, e atrai mais de 30 mil pessoas todo ano. São 4 tipos de percurso: A Ultra-maratona (56km) e a meia-maratona no sábado, e as trilhas e corridas de diversão na sexta.

Onde: Cape Town/Africa do Sul

Quando: 18 e 19 de abril

 

Maratona de Boston

Marcio Jose Bastos Silva / Shutterstock.com
Marcio Jose Bastos Silva / Shutterstock.com

Acredite ou não, mas esta é a maratona anual mais antiga, acontece desde 1897. Sempre ocorre no Dia dos Patriotas que cai toda terceira segunda-feira de abril. É uma das maratonas mais conhecidas e está no grupo das 5 maiores do mundo. Uma pena que no ano passado houve o atentado na corrida, onde 2 explosões mataram 3 espectadores e deixaram mais de 200 pessoas feridas.

Onde: Boston/Estados Unidos

Quando: 21 de abril

 

Rocknroll Madrid Maraton

Conhecido como Mapoma, é um dos principais eventos esportivos na Espanha. Em paralelo com a corrida, acontece ainda shows em mais de 20 palcos, um show de encerramento, mais uma corrida de 10km e uma meia-maratona.

Onde: Madrid/Espanha

Quando: 27 de abril

Maio

Maratona da Muralha da China

Eu queria tanto ir nessa! Organizada todo primeiro de maio, tem percursos de 42 km (maratona), 21 km (meia-maratona), 10km e 5 km. São no total 20.500 degraus de muralha e eles disponibilizam um programa de treinamento no site para você aguentar tudo.

Onde: China

Quando: 1 de maio

 

Maratona de Copenhagen

A maratona que começou em 1980 tem em torno de 12 mil participantes. O percurso é formado de três partes, sendo que a primeira e a terceira são praticamente idênticas, ou seja, se você for só para assistir, pode ver os atletas passarem por você duas vezes.

Onde: Copenhagen, Dinamarca

Quando: 18 de maio

 

Maratona de Lima

Foi a primeira maratona oficial do país. Espera cerca de 14 mil corredores.

Onde: Lima/Peru

Quando: 18 de maio

 

Maratona do Everest

Considerada a maratona na maior altitude do mundo, e por alguns, a com mais aventura. A viagem começa com um vôo de Kathmandu a Lukla, no Nepal. A corrida se inicia no acampamento base (5364m) e termina no Namche Bazaar (3446m). Você precisa fazer um trekking para chegar no acampamento, no qual passará pelo ponto mais alto do percurso todo: Kalapatthar, a 5545m. A maratona é um tributo ao Tenzing Norgay Sherpa e ao Sir Edmund Hillary, que foram os  primeiros homens a escalar o monte com sucesso em 1953. A vista é maravilhosa: você vê de geleiras a picos do Himalaia.

Onde: Monte Everest/Nepal, China

Quando: 29 de maio

 

Maratona de Estocolmo

Devido a laços suecos que o blog tem, essa corrida não poderia ficar de fora. São esperados mais de 20 mil corredores. São duas voltas em torno da cidade medieval que fica situada em 14 ilhas.

Onde: Estocolmo/Suécia

Quando: 31 de maio

 

Junho

Maratona da trilha inca para Machu Pichu

Considerada uma das maratonas mais difíceis do mundo, ela segue a trilha original que os peregrinos faziam para chegar a Machu Picchu.

Onde: Cusco/Peru

Quando: 7 de junho

 

Mararona do Sol da Meia Noite

Já pensou correr com o sol da meia-noite na Noruega? Ela é a maratona mais ao norte do mundo certificada pelo AIMS  e tem 5 percursos diferentes: DONG Energy Marathon, G-Sport Half Marathon, Adidas 10K, Coop Mini-Marathon (4.2k) e The Children’s Fun Run (Labb og Line løpet)

Onde: Tromsø/Noruega

Quando: 21 de junho

 

Julho

Maratona do Rio

A maratona acontece desde 1979, todos os anos exceto 2001 e 2002. A largada sai do Recreio e a chegada acontece no Aterro do Flamengo. Existem ainda a opção de meia maratona e a corrida em família, com 6 km. As inscrições vaõ até primeiro de junho. São esperados cerca de 20 mil corredores para esse ano.

Onde: Rio de Janeiro/Brasil

Quando: 27 de julho

 

Agosto

Maratona de Brisbane

Além da maratona, Brisbane oferece uma meia maratona, 10km, 5 km e 2.2 km para crianças. É considerada o percurso mais pitoresco da Austrália, e uma das que mais cresce no país. É um dos eventos mais antigos no calendário austráliano, aberta ao público desde 1992.

Onde: Brisbane/Austrália

Quando: 3 de agosto

 

Setembro

Maratona Jungfrau

Foto por Kai Engelhardt
Foto por Kai Engelhardt

Considerada a maratona mais bonita do mundo, e eles se gabam por isso. A região de Jungfrau fica nos alpes suiços, entre os lagos Thun e Brienz. A primeira vez que aconteceu foi em 1993 com aproximadamente 3500 corredores, hoje eles limitam a participação em 4000 corredores.

Onde: Interlaken/Suiça

Quando: 13 de setembro

 

Maratona de Punta del Este

A única maratona internacional do Uruguai, além da maratona e da meia maratona, tem ainda a Corrida Participativa (10 km) e a Mini Corrida (2km).

Onde: Punta del Este/Uruguai

Quando: 21 de setembro

 

Maratona de Berlim

360b / Shutterstock.com
360b / Shutterstock.com

Na lista das 5 maiores maratonas do mundo, começou em 13 de outubro de 1974 com apenas 286 atletas. Em 1990, três dias antes da unificação alemã,  já corriam 25 mil pessoas na maratona e ela foi considerada uma das mais rápidas do mundo. Hoje ela espera mais de 40 mil pessoas, saindo do Tierpark e chegando no portão de Brandenburgo.

Onde: Berlim/Alemanha

Quando: 28 de Setembro

 

Outubro

Maratona de Lisboa

A maratona de Lisboa também faz parte do grupo Rock’n’Roll Marathon Series (assim como Madrid) e acontecem em paralelo uma meia e uma mini maratona. Aliás, o percurso final da maratona se junta ao da meia e atletas dos dois tipos correm juntos. O tempo limite para se completar a prova é de 6 horas e se você não terminou até aí, você é retirado da pista.

Onde: Lisboa/Portugal

Quando: 5 de outubro

 

Maratona de Chicago

Assim como Berlin e Boston, está no grupo das 5 maiores. Este ano está na sua 37. edição e é uma boa maratona para iniciantes, já que o percurso não oferece muitos obstáculos. A corrida começa e termina no Grant Park, o mesmo onde ocorre o Lollapalooza no começo de agosto, bem no centro da cidade.

Onde: Chicago/EUA

Quando: 12 de outubro

 

Maratona de Melbourne

Agora se você queria participar da maratona de Chicago, mas está do outro lado do mundo, acontece no mesmo dia a Maratona de Melbourne. A cidade, que é minha preferida na Austrália, tem uma saída também para competidores em cadeiras de roda, e assim como a maioria das outras maratonas, apresenta percursos alternativos de 10km, 5km e 3km.

Onde: Melbourne/Australia

Quando: 12 de outubro

 

Maratona de São Paulo

Com a saída e chegada no obelisco, a maratona de São Paulo acontece na cidade desde 1995. Existem opção de 25km e 10 km, e uma caminhada de 3km. Todos os corredores ganham uma medalha pela participação e os primeiros lugares (masculino e feminino) ganham R$ 30 mil cada.

Onde: São Paulo / Brasil

Quando: 19 de outubro

 

Maratona de Veneza

A primeira edição foi em 1986, e em 2011 o percurso cruzou pela primeira vez o ponto turístico mais famoso da cidade, a praça de São Marco. Vale a pena ficar de olho no calendário da cidade, que tem uma meia maratona e uma corrida competitiva de 11 km em maio.

Onde: Veneza/Itália

Quando: 26 de outubro

 

Novembro

Maratona de Nova York

Considerada uma das maratonas mais legais pelos corredores, o percurso passa pelos 5 bairros da cidade: Começa em Staten Island, depois Brooklyn, Queens, Manhatan e Bronx, nessa ordem. São mais de 100 bandas ao vivo espalhadas por todo o percurso e 42 mil participantes esperados este ano. A corrida acontece anualmente desde 1970, porém foi cancelada em 2012 devido aos estragos do furacão Sandy.

Onde: Nova York

Quando: 2 de novembro

 

Antarctica Ice Marathon

Essa maratona é tão incrível que um documentário feito sobre ela em 2010 concorreu ao Emmy! Ao contrário da da Noruega, essa é considerada a maratona mais ao sul do mundo, teve 9 edições e é impossível determinar tempos de chegada por causa da interferência do clima nos resultados. Ao contrário das outras maratonas que oferecem uma opção mais leve, além da meia maratona, esta oferece uma mais longa, de 100km que acontece dia 20 de novembro. A viagem começa em Punta Arena, no Chile, em 15 de novembro. O vôo para Union Glacier acontece dia 17 com retorno dia 21. Infelizmente a viagem para este ano já está esgotada, mas você já pode ir se preparando para a de 2015, que acontece na mesma época.

Onde: Union Glacier/ Antarctica

Quando: 18 novembro

Dezembro

Maratona de Honolulu

Foto por Scott Chacon
Foto por Scott Chacon

Não que a gente precise de alguma desculpa para ir para o Havaí em dezembro, mas essa maratona deve ser linda. O percurso todo é na costa e começa as 5 da manhã. A chegada acontece no Kapiolani Park, onde uma banda estará tocando das 8:45 as 12:45 e ocorre a cerimônia de encerramento.

Onde: Honolulu/Havaí

Quando: 14 de dezembro

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

15 de April, 2014

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Já fiz a do sol da meia-noite e a de Nova York. Cada uma incrível ao seu jeito. Quero um dia fazer a de Chicago pra fazer meu melhor tempo.
    Mas jamais correria maratona em Punta. Venta muito!

    - Luciana Guilliod
  • Eu já fui para Interlaken e vou dizer que é realmente lindo o lugar!

    - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.