Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Um casal, um carro, 177 países e mais de 880 mil km percorridos

Quem escreveu

Jo Machado

Data

23 de October, 2014

Share

A façanha de não termos nascido enraizados faz o ser humano um dos seres mais nômades da natureza. Essa nossa fixação em voar, em desvendar, em desbravar, nos faz mais conhecedores e entendedores do mundo em que vivemos. Caso discordem dessa afirmação, a história a seguir talvez mude sua opinião.

Gunther e Christine Holtorf, um casal alemão, que em 1989 com a queda do muro e o fim da tensão política e social na Alemanha, saiu em uma viagem pela África com sua Mercedes Benz G Wagen, que inicialmente seria apenas um longo passeio pelo continente. Hoje Otto, como é chamado o Mercedes, tem em seu relógio marcadas singelas 500.000 milhas, o que equivalente à 800.000 km e continua firme e forte.

otto-4

Ex-executivo da companhia aérea alemã, Gunther já viajou o equivalente a 20 voltas ao redor do planeta a bordo do seu querido Otto, o qual, ele afirma, jamais sofreu uma avaria grave.

Em 20 anos, o trio percorreu aproximadamente 177 países. E acredite, eles nunca dormiram em um hotel.  Preferiram sempre as redes ou uma boa noite de sono dentro de Otto, que exigia um estoque de 400 peças amarradas ao teto para reparos de emergência.

otto-2

Suas aventuras os levaram para encontros com inúmeras culturas que já desapareceram, animais selvagens extraordinários, além de uma permissão especial para dirigir em Cuba e na Coréia do Norte. E claro, houveram situações complicadas, algumas divergências políticas, acidentes e não menos do que cinco casos de malária. Infelizmente Christine faleceu em 2010, mas Gunther, agora com 76 anos, continuou a viajar por mais alguns anos, antes de retornar a Berlim recentemente.

otto-3

O vídeo abaixo, produzido em 2012, inclui alguns grandes destaques da aventura deste casal maravilhoso. Contudo, o  que você realmente precisa ver é esse  livro interativo de viagens da BBC, que inclui algumas fotos recém-publicadas e um relato escrito durante suas décadas de aventuras.

Em momentos de pico de tensão, tédio, ou de desespero por mudanças, nós todos provavelmente compartilhamos do mesmo sonho: por que não simplesmente largar tudo e viajar pro resto da vida?

**As fotos que ilustram esse post são de arquivos do próprio casal.

Quem escreveu

Jo Machado

Data

23 de October, 2014

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • Po, meu sonho fazer uma parada dessa. Mas no caso eu deveria ser “um casal” primeiro, né? hahaha

    - José Carlos Brum
    • Hahahaha aeh…topo ser “seu casal” – se for passar por 177 países kkkkkkk

      - Guest

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.