Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Quantos idiomas os Europeus falam?

Quem escreveu

Paula Abrahão

Data

10 de November, 2014

Share

Quem já passou por alguns países da União Europeia e teve oportunidade de conversar com os locais, provavelmente ficou intrigado com a quantidade de idiomas que eles dominam – ou pelo menos têm conhecimento suficiente pra uma conversação rápida. 

Baseado na pesquisa “Eurobarometer 386” de 2012, organizada pela Comissão Europeia, o linguista Checo Jakob Marian se propôs a desvendar esse mistério. O cálculo louco combinando porcentagens de pessoas que falam (mais de) um segundo idioma resultou em um mapa surpreendente: Luxemburgo, Países Baixos e Eslovênia ocupam os três primeiros lugares, respectivamente, com uma média de 3.6 a 3 idiomas falados.

Quantos idiomas os Europeus falam?

Em Amsterdam, uma cidade super multicultural, já conheci uma eslovena que, além de seu idioma nativo, fala inglês, francês, alemão e japonês. Haja concentração pra conseguir não se enrolar com tantos idiomas! Marian dá mais detalhes sobre sua análise da pesquisa em seu site, vale a pena conferir. 

Você também já se surpreendeu com toda essa desenvoltura linguística em alguma de suas viagens?

*Imagem destaque: Gayvoronskaya_Yana – shutterstock.com

Quem escreveu

Paula Abrahão

Data

10 de November, 2014

Share

Paula Abrahão

Saiu de São Paulo para morar em Amsterdã e pretende visitar o máximo possível de países vizinhos. Detesta multidões e não faz questão de bater cartão em atrações turísticas, mas não dispensa conhecer restaurantes, cafés e lanchonetes locais por onde passa.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.