Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Quem já passou por alguns países da União Europeia e teve oportunidade de conversar com os locais, provavelmente ficou intrigado com a quantidade de idiomas que eles dominam – ou pelo menos têm conhecimento suficiente pra uma conversação rápida.
Baseado na pesquisa “Eurobarometer 386” de 2012, organizada pela Comissão Europeia, o linguista Checo Jakob Marian se propôs a desvendar esse mistério. O cálculo louco combinando porcentagens de pessoas que falam (mais de) um segundo idioma resultou em um mapa surpreendente: Luxemburgo, Países Baixos e Eslovênia ocupam os três primeiros lugares, respectivamente, com uma média de 3.6 a 3 idiomas falados.
Em Amsterdam, uma cidade super multicultural, já conheci uma eslovena que, além de seu idioma nativo, fala inglês, francês, alemão e japonês. Haja concentração pra conseguir não se enrolar com tantos idiomas! Marian dá mais detalhes sobre sua análise da pesquisa em seu site, vale a pena conferir.
Você também já se surpreendeu com toda essa desenvoltura linguística em alguma de suas viagens?
*Imagem destaque: Gayvoronskaya_Yana – shutterstock.com
Saiu de São Paulo para morar em Amsterdã e pretende visitar o máximo possível de países vizinhos. Detesta multidões e não faz questão de bater cartão em atrações turísticas, mas não dispensa conhecer restaurantes, cafés e lanchonetes locais por onde passa.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.