Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Pushkar: a cidade sagrada da Índia que recebe a maior feira de camelos da Ásia

Quem escreveu

Juliana Faria

Data

13 de November, 2014

Share

Camelos, cavalos árabes, tendas coloridas, beduínos com enormes turbantes, peregrinos, crianças empoeiradas, mulheres cobertas de panos, contorcionistas, encantadores de serpentes e por aí vai. Todo mundo já deve ter se deparado com alguma cena destas, seja nos filmes de aventura que permeiam nossa infância, nos documentários da National Geographic, ou mesmo na fantasia. Pushkar, uma das cidades sagradas da índia, é exatamente assim, pelo menos durante os cinco dias por ano em que recebe a maior feira de camelos da Ásia (Pushkar Camel Fair).

contorcionista_garrafas

Antes de embarcar para a Índia eu já havia alimentado a minha fantasia com cenas tão incríveis e coloridas quanto as que se pode encontrar por lá, mas não imaginava chegar ao patamar do cenário descrito. Durante a maior parte do tempo, Pushkar é apenas uma pequena cidade do Rajastão, localizada em uma região desértica, a quase 1.000 km de Delhi. Uma vez por ano, o local se transforma em um palco de negociações e shows ao ar livre, com camelos e cavalos vindos com seus donos de toda a Índia e de países vizinhos.

capa

camelos_sentados_pb

camelos_contra_luz

camelos_beduinos_sentados

camelo_saindo_mato

camelo_enfeitado

camelo_carroça_gringos

cabra

A cidade por si só já representa muito para a cultura hindu – e para o Ministério do Turismo da Índia. Ali encontra-se um dos únicos templos do país dedicado ao Deus Brahma, o criador na santa trindade hinduista, sem falar no lago sagrado de Pushkar, tão especial para os indianos quanto o Rio Ganges. Durante a semana da feira, multiplique por mil o número de coisas interessantes que se pode ver por lá, incluindo um comércio pulsante, com artigos artesanais raros, como tecidos, roupas, sapatos e jóias com pedras preciosas e semi preciosas. Portanto, se você está indo para o Rajastão entre Outubro e Novembro, e pretende passar pelo evento, considere guardar algumas rúpias para gastar ali. Mas não esqueça que a barganha faz parte da negociação na maioria dos lugares na Índia. Antes de decidir fazer uma oferta, sonde os preços e descubra quanto vale o que você deseja. Os preços para os visitantes são muito diferentes dos oferecidos às pessoas locais. Peça para o comerciante fazer uma oferta, rebata com um valor bem abaixo do que o item vale, daí por diante começa uma negociação que pode levar algum tempo e render boas compras, dependendo da sua habilidade e paciência.

beduino_turbante_amarelo

beduino_fazendo_fogueira

beduino_deitado

Há dois hotéis na cidade. Se você está indo para aproveitar a feira de camelos e tem espírito de aventura, o ideal é ficar próximo do local onde tudo acontece. Neste caso o Hotel RTDC Tourist Village pode ser uma boa pedida. A hospedagem é bem simples – como tudo em Pushkar – mas muito acolhedora. Se está fora da temporada de camelos, ou prefere algo mais sofisticado, faça uma reserva no Pushkar Resort, que fica a 8 km da cidade. O lugar é lindo, tranquilo e possui um restaurante excelente que pode ser apreciado mesmo por quem não está hospedado ali.

filha_senhor_tenda

ferreiro

cavalo_reflexo

carroça_camelos_entrada

menino_instrumento

homem_cavalo

O nascer e o pôr do sol são os pontos altos da feira, principalmente para quem gosta de caçar cliques fantásticos. Há tendas-VIP com vista privilegiada e massala tchai para os visitantes. No fim da tarde, é possível ver beduínos tocando tropas de 500 camelos. Mas prepare-se para subir e descer dunas, e disputar cenas com fotógrafos do mundo inteiro. É, literalmente, de tirar o fôlego, mas vale cada gosta de suor derramada na areia. E por falar em areia, não esqueça de levar um produto para limpar as lentes. A poeira do Rajastão é impregnante, tanto quanto a sua atmosfera, capaz de penetrar camada por camada a memória de quem já pisou um dia neste lugar.

Quem escreveu

Juliana Faria

Data

13 de November, 2014

Share

Juliana Faria

Ver todos os posts

Comentários

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.