Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os 10 países menos visitados do mundo

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de October, 2014

Share

Desde que começamos com o Chicken or Pasta, meu interesse por viagens triplicou (pelo menos). Eu passo a maior parte do meu tempo pensando no meu próximo destino. E, mais do que pensar em destino, tenho cada vez mais buscado por um projeto ou desafio relacionado à viagem que saia totalmente do lugar comum. Um dia desses eu almocei com um amigo alemão e me deliciei com seu plano de conhecer todos os 50 países europeus, que ele conseguiu realizar e agora tem outros planos ainda mais ousados. Além de me deliciar, eu também fiquei com inveja. Não somente por ele conhecer os 50 países (eu conheço apenas 17), mas de ter tido um projeto específico.

Eu vou sempre me deixando levar aos lugares que vou descobrindo, a lista só tem aumentado, assim como o desespero de que não vai dar tempo nessa vida de conhecer tudo que eu quero. Bem, tenho colecionado uma boa lista de projetos que gostaria de fazer, mas como não sou uma pessoa com algum foco, eu confesso não saber se algum dia eu conseguirei realizar um projeto que exige foco, dedicação e tempo.

Enfim, chega de enrolar e vamos à lista do 10 países menos visitados do mundo, vai que esse é o seu tipo de viagem ao contrário do meu. Caso já tenha visitado algum desses lugares, não deixe de compartilhar comigo:

10) Timor Leste

Timor Leste - Dili - foto: JM Travel Photography - shutterstock.com
Timor Leste – Dili – foto: JM Travel Photography – shutterstock.com

Uma das facilidades em cogitar em ir para o Timor Leste é ter em comum, a língua portuguesa. O país é um dos mais jovens do mundo, tornando-se um estado soberano somente em 2002. Fica na região da Oceania, entre Austrália e Indonésia. O país é cheio de beleza natural, praias paradisíacas e grandes flores tropicais. Quem ama ecoturismo, vai amar o Timor Leste. Dizem que o país é uma caixinha de surpresa para que o visita. Além de tudo isso, ainda há as paisagens dos arrozais em Bacau e oásis de areia branca de Lautém. Ó, aqui tem tudo que você precisa saber sobre lá. É um dos lugares que fiquei realmente com vontade de conhecer ao fazer essa lista. O melhor é ir para lá entre junho e outubro, meses mais secos do ano. Chegar lá não é uma tarefa simples. O melhor é ir via Cingapura e os vôos são extremamente caros.

Site oficial: www.easttimorgovernment.com
Moeda: dólar americano
Fuso horário: UTC/GMT +9h (11h atrás de São Paulo)
2013: 78.000 turistas

9) Dominica

Boiling Lake - Dominica - foto www.flickr.com/photos/discover_dominica
Boiling Lake – Dominica – foto www.flickr.com/photos/discover_dominica

Não confundir com a República Dominicana, mas fica ali, no mesmo canto caribenho. Dominica está entre Guadalupe e Martinica. Apesar de estar entre os 10 países menos visitados do mundo, Dominica foi um dos destinos escolhidos (e vencedores) pelos viajantes do Trip Advisor. A ilha tem 40 lugares diferentes para mergulho, trilhas para trekking e é conhecida como a Terra dos 365 rios. É destino perfeito para quem adora uma boa aventura, incluindo prática de arvorismo. O país tem 750km2 e pouco mais de 72.000 habitantes. E, claro, em meio ao Caribe praias não faltam. Os destinos mais procurados são Roseau (a capital), Calibishie e Portsmouth. Para quem prefere destinos caribenhos com mais opções de programação e menos muvuca, sugerimos dar uma boa zapeada no material disponibilizado por eles de tudo que dá para fazer por lá. Deu uma coçada aqui. O idioma oficial é o inglês. Melhor época para ir é entre dezembro e abril.

Site oficial: www.dominica.dm
Moeda: XCD (east caribbean dollar)
Fuso horário: UTC/GMT -4h (2h atrás de São Paulo)
2013: 78.000 turistas

8) São Vicente e Granadinas

21

São Vicente e Granadinas (ou St. Vincent and the Grenadines) fica no sul do Caribe, nas Pequenas Antilhas, quase vizinha da Dominica. Tem 389km2 de área, água azul turquesa cristalina, areia branca, recife de corais e uma população de cerca de 103.000 habitantes (jul/2014). O país é formado por 32 belíssimas ilhas caribenhas, ótimo para quem adora esportes aquáticos, incluindo mergulho. Escolha perfeita para quem está atrás de um pequeno paraíso para passar a lua-de-mel. Não é muito difícil chegar no país, pois há vôos diretos de diversos lugares como Porto Rico, Trinidad, Barbados e Miami. Por lá se fala inglês ou francês.

Site oficial: www.discoversvg.com
Moeda: XCD (east caribbean dollar)
Fuso horário: UTC/GMT -4h (2h atrás de São Paulo)
2013: 72.000 turistas

7) Anguilla

anguilla

Outra ilha caribenha, Anguilla é também um território ultramarino britânico, descoberto por Cristóvão Colombo em 1493, fica próxima à famosa St. Marteen. Dizem que é por lá que estão as praias mais bonitas e low-profile do Caribe. Em 2010 ganhou até o posto de Melhor Praia do Caribe. É pequena, tem apenas 90km2 de área e 16.086 habitantes (jul/2014). Paraíso para casais e para quem está em busca de lugares paradisíacos que não necessitem atravessar o planeta. É lugar para relaxar e não badalar, às vezes é só isso que a gente precisa. É possível chegar lá de avião com a Anguilla Air, de lancha ou ferry boat a partir de St. Marteen (por tudo que li, aparentemente lancha é uma das melhores opções). A melhor época para ir é entre dezembro e maio.

Site oficial: ivisitanguilla.com
Moeda: XCD (east caribbean dollar)
Fuso horário: UTC/GMT -4h (2h atrás de São Paulo)
2013: 60.000 turistas

6) Liechtenstein

Foto: Michal Zduniak - cortesia: shutterstock.com
Foto: Michal Zduniak – cortesia: shutterstock.com

Mais conhecido que os países anteriores, Liechtenstein é um principado encravado no meio da Europa, localizado entre entre Suíça e Áustria. O padrão de vida por lá é alto, o país tem relações bem estreitas com a Suíça e paisagens montanhosas belíssimas. A área é 160km2 e a população estimada de 2013 era de 37.132 habitantes. A língua nacional é o alemão e o país sequer tem aeroporto devido o seu tamanho. O melhor jeito de chegar em Liechtenstein é dirigir a partir de Zurique,que fica a 115km do país, mas também dá para chegar de trem ou até mesmo de bicicleta. O país é relativamente caro (preços como os da Suíça). O destino é uma boa opção para 2 coisas: dizer que foi no 5º país menos visitado do mundo (já que esse é fácil) e conhecer alguma estação de esqui.

Site oficial: www.liechtenstein.li
Moeda: Franco suíço, mas aceitam euro, porém não muito recomendável
Fuso horário: UTC/GMT +1h (3h à frente de São Paulo)
2013: 69.000 turistas

5) Tonga

Tonga - foto: Asaf Eliason - cortesia: shutterstock.com
Tonga – foto: Asaf Eliason – cortesia: shutterstock.com

Tonga está no centro do paraíso na Terra: Samo ao norte, Cook Islands à leste e Nova Zelândia a apenas 2.500km e a 2.900 da Polinésia Francesa. Por lá mora boa parte da população de Niue, que vai aparecer nessa lista. Depois de Niue, Tonga foi outro país que adotou a Internet gratuita para quem quiser usufruir. A ilha tem 747km2 e cerca de 105.535 habitantes (2014). Tonga é o paraíso para quem ama observar baleia e está na lista das ilhas imperdíveis do Pacífico, ao lado de Fiji e Samoa. Não é lugar para quem busca por luxo. Por lá é possível nadar ao lado das baleias, algo não muito comum. Para chegar, o melhor jeito é via Auckland feito em 3 horas de vôo com preços a partir de R$ 680,00. O idioma falado no país é o inglês.

Site oficial: www.thekingdomoftonga.com
Moeda: Pa’anga (TOP)
Fuso horário: UTC/GMT +13h (15h à frente de São Paulo)
2013: 47.000 turistas

4) Montserrat

Montserrat por www.1000dias.com
Montserrat por www.1000dias.com

O 4º país menos visitado do mundo é também uma ilha paradisíaca, que me faz questionar e querer pesquisar mais a fundo o motivo pelo qual as pessoas não incluem esses países em seus planos. Tudo que é pouco explorado costuma despertar mais curiosidade. Vamos lá: Montserrat é um pequeno país localizado no mar caribenho. A ilha tem metade do tamanho (102km2) de Niue, mas o dobro de população (4.655 habitantes). Tecnicamente Montserrat é um território ultramarino britânico. Entre 1979 e 1989, Montserrat era um destino muito procurado por músicos, pois o ex-produtor dos Beatles, George Martin, montou um AIR Studios na ilha. Foram parar por lá Elton John, Paul McCartney, Rush, The Police, Rolling Stones, Pink Floud, Black Sabbath, Supertramp, só para citar alguns que gravaram álbuns em Montserrat. Em 1994 a população era de 13.000 habitantes. Em 17 de setembro de 1989 a ilha foi devastada pelo furacão Hugo, que destruiu boa parte de Montserrat, deixando 90% da população sem teto. Depois de alguns anos se recuperando, foi a vez de um vulcão voltar a ativa destruindo a capital e outras partes da ilha. Hoje mais da metade da ilha está numa área de exclusão, o vulcão tem estado dormente desde 2010 e com a destruição de Plymouth, a capital, o turismo entrou em decadência, já que era lá que se encontrava toda a infra-estrutura da ilha. Para quem se interessar ainda assim pela ilha, vale a leitura desse post que conta sobre uma visita mais recente à Montserrat, afirmando que por lá é possível encontrar um Caribe mais autêntico. Evitar os meses entre julho e novembro, época chuvosa. Para chegar lá, o melhor jeito é via Antigua, seja de ferry boa (cerca de USD 160 ida/volta) ou de avião (cerca de USD 100 ida/volta). Fica relativamente próximo à Anguilla.

Site oficial: www.visitmontserrat.com
Moeda oficial: XCD (east caribbean dollar)
Fuso horário: UTC/GMT -4h (2h atrás de São Paulo)
2013: 7.000 turistas

3) Niue

_MG_7303

Niue é outro país situado numa ilha paraíso pertinho da Nova Zelândia, na Oceania. Quem nasce lá é cidadão neo-zelandês, tanto que entre 90 e 95% da sua população mora na Nova Zelândia. Não à toa, o país tem apenas menos de 2.000 habitantes espalhados por uma área de 260km2, tornando-o um 2º país menos populoso do mundo (só perde pro Vaticano). Niue é circundada de ponta a ponta por recifes de coral. Uma parte da ilha fica a apenas 28m acima do nível do mar e outra parte, a 69m. Além do mar à sua volta, Niue conta também com uma floresta de árvores indígenas. O lugar é perfeito para ver baleias, golfinhos, mergulhar, jogar golf ou mesmo ficar de pernas para o ar contemplando o mar límpido à sua frente com uma pina colada na mão. Para chegar lá é necessário pegar um vôo da Air New Zeland, em Auckland, para o aeroporto Hanan (Niue). A passagem custa em média R$ 1.400 ida/volta com saídas semanais.

Niue foi o primeiro país a oferecer wi-fi gratuito em toda a ilha. A gente ainda chega lá.

Site oficial: www.niueisland.com
Moeda oficial: Dólar neo zelandês (NZD)
Fuso horário: UTC/GMT – 11 (9h atrás de SP)
2013: 7.000 turistas visitaram a ilha

2) Kiribati

Kiribati - foto: Cherryson - cortesia: shutterstock.com
Kiribati – foto: Cherryson – cortesia: shutterstock.com

Kiribati fica no centro do Oceano Pacífic. A ilha foi dominada pelos ingleses até 1979, tem 811km2 de área e uma população aproximada de 105.000 habitantes. Uma das curiosidades do lugar: Kiribati é o primeiro país a mudar de ano, já que está num fuso horário único (UTC +14), ou seja, 16 horas à nossa frente. É outro país que sofre ameaça de desaparecer do mapa em decorrência das mudanças climáticas até o final desse século. A situação é tão tensa, que o presidente do país já iniciou negociações com o governo das Ilhas Fiji para comprar uma área livre de 5.000 acres, para que possa deslocar os moradores de Kiribati no caso da ilha desaparecer. Para visitar o país, o brasileiro necessita de visto, mas não achei nada muito claro sobre como obte-lo. O idioma oficial é o inglês e a moeda é dolar canadense. Kiribati possui 2 aeroportos, Kiritimai (Christmas) Islands e Tarawara e o jeito mais fácil de chegar lá é via Ilhas Fiji com Air Pacific. Assim como Tuvalu, o acesso à ilha é também o principal motivo pela baixa visitas ao país.

Site oficial: www.kiribatitourism.gov.ki
Moeda: Dólar Australiano
Fuso horário: UTC/GMT+14 (16 horas à nossa frente)
2013 – 6.000 turistas visitaram o país

1) Tuvalu

Tuvalu-luxury-resort
Tuvalu – foto www.traveltourismblog.com

A primeira vez que ouvi falar sobre Tuvalu, foi no livro “Não Conta lá em Casa“. Não tem como não se render à pequena ilha, que em 2012 recebeu 1.000 turistas. Tuvalu é uma ilha no sul do Pacífico, entre o Hawai e a Áustralia, que tem apenas 11.000 habitantes e, que de acordo com os cientistas, será o primeiro país a sumir do mapa em decorrência ao aquecimento global e a subida das marés. O país tem apenas 26km2, tornando-o 4º menor país do mundo. O lugar é ideal para quem busca por praias paradisíacas e gosta de mergulhar. O idioma oficial é inglês, não é necessário visto e recomenda-se levar dinheiro vivo em dólares australiano, pois a maioria dos lugares não aceitam cartão de crédito. Fuja de lá entre novembro em abril, quando abre a temporada de possíveis ciclones. Todo lixo produzido por você, deverá ser embarcado no seu vôo para onde você for, ou seja, lixo lá você não deixa. Para chegar lá a tarefa não é muito simples. As únicas cias. aéreas que voam até Tuvalu são Air Fiji e Air Pacific, mas se prepare para desembolsar pelo menos USD 1,300. Ou seja, não é à toa que tão poucas pessoas visitam o país.

Site oficial: www.tuvaluislands.com
Moeda: Dólar Australiano
Fuso horário: UTC/GMT + 12 (14h à nossa frente)
Ano 2011 – 1.000 turistas visitaram o país

⇒ mas eu não poderia deixar de incluir nessa lista o país menos visitado da América do Sul, que é Guiana e está entre os 30 países menos visitados do mundo:

Guiana

Kaieteur Falls - Foto: Anton_Ivanov - Shutterstock.com
Kaieteur Falls – Foto: Anton_Ivanov – Shutterstock.com

A Guiana, outrora conhecida como Guiana Inglesa, não necessita de visto de turismo para brasileiros. O país já foi colônia holandesa e britânica e somente em 1966 conquistou sua independência. Tem apenas 215.000km2, o que o torna o 3º menor país sul-americano, pouco mais de 800.000 habitantes e é o único país da América do Sul que tem o inglês como idioma oficial. A Guiana requer cuidados com malária e, apesar de todos os perigos que você achará nas suas pesquisas, esse post mostra que a viagem foi mais tranquila que o esperado. Faz fronteira com a Venezuela, Suriname e Brasil (Roraima – fica a dica, para quem como eu, ter planos de um dia conhecer o Monte Roraima). O país é ótimo para quem gosta de aventura e praias, mas recomenda-se viajar em grupo. Indo direto de São Paulo, por exemplo, a viagem não tem um preço muito amigável, custando a partir de R$ 2.500,00 com escalas e pelo menos 17:30 de viagem. Em 2012 foram computados 177.000 turistas no país (não apareceu na lista em 2013). Não confunda com a Guiana Francesa.

Site oficial: www.guyana-tourism.com
Moeda: Dólar da Guiana
Fuso horário: UTC/GMT -4 (2h à nossa frente)
Ano 2012: 177.000 turistas

Para fazer essa lista de países menos visitados no mundo, eu comparei várias listas que não mencionaram Tuvalu, mas de acordo com o relatório UNWTO, Tuvalu recebeu em 2012 apenas 1.000 turistas e é um país independente. Ou seja, não sei explicar o motivo pelo qual ele não se encontra na maioria das listas, mas ele está no topo da lista. Desconfio que tenha sido pelo fato de não ter estatísticas referente 2013 (a última é 2012). Eu o considerei assim mesmo, pois duvido que em 1 ano tenha alcançado o 2º lugar (acho até que tenha caído o número de turistas por lá).

Outro destino que não aparece nessa lista, mas poderia, é a Coréia do Norte. Como não há dados oficiais sobre o turismo no país, optei por não incluí-lo, mas é provável que a Coréia do Norte seja o 2º país menos visitado do mundo. Isso não por opção do viajante, mas porque o turismo é rigorosamente controlado no país. Estima-se que em 2013 entre 4.000 e 6.000 pessoas visitaram a Coréia do Norte.

Alguns desses países estão em lugares de difícil acesso, tornando a vigem numa empreitada cara e que exige tempo. A lista se balanceia, na maioria, entre o mar do Caribe e a Oceania, onde há diversas ilhas espalhadas, algumas delas países independentes minúsculos.

A diferença de horário que usei no guia refere-se ao nosso horário de verão, ou seja, se ler esse post quando nosso horário de verão terminar, soma aí 1 hora (meio burra a minha escolha, mas enfim…).

Quando comecei a fazer a lista, até cogitei que ela poderia se tornar um projeto pessoal, mas já desencanei. Não sou a pessoa mais aquática do mundo e me entediaria com lugares paradisíacos, pois você perceberá que a maioria dos países são ilhas de água azul turquesa, areia branca e perfeitas para mergulho.

*Foto destaque: Martin Valigursky – shutterstock.com

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

29 de October, 2014

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • Gostaria muito de conhecer o Kiribati, você teria mais informações de como chegar lá, o quanto de dinheiro seria necessário, e onde seria possível conseguir o passaporte e o visto? Desde já agradeço.

    - Valter
  • Gratidão pro linkar o post do Monte Roraima. :) Um abração

    - Rafael Kosoniscs
  • Achei a lista meio questionavel. Claro que uma pequena ilha com 7000 pessoas nao vai ter estrutura para receber um numero tao elevado de turistas, mas vejamos o caso de Montserrat, que recebeu turistas numa proporcao de quase 2 pra 1 em relacao a sua populacao total em 2013. Isso no Brasil seria como 400 milhoes de turistas. A Franca, que é o pais mais visitado do mundo tem 67 milhoes de habitantes e teve 87 milhoes de turistas, uma proporcao mais baixa, Ao abrir a pagina eu esperava ver paises interessantes, mas pouco visitados devido a outras questoes, como preco, seguranca, desastres naturais e etc. Me frustrei um pouco com a leitura

    - Vitor Hausen
    • mas a lista foi apenas para listar países que recebem menos turistas baseado num relatório oficial, independente do tamanho dela. Ou seja, números. Acredito que não seja exatamente o tamanho que impeça o crescimento do turismo, pois a infra-estrutura do turismo cresce de acordo com o crescimento do turismo. Tem lugares bem minúsculos que passagem bem longe dessa lista

      - Lalai Persson
  • Estive na Bolívia ano passado e é um país a ser visitado. Além do Salar de Uyuni, tem muita coisa linda nos arrerdores de La Paz, como a descida a Coroico. são +- 60 Km de descida de bicicleta pela Estrada da Morte. Se dei 5 pedaladas foi muito. descemos mais de 3.500 metros nesse percurso Vale a pena.

    - luciano Oliveira
    • oi Luciano, gostaria de saber mais sobre sua viagem de bike! Eu estou afim de faze-la!

      - Fabio Furlan
      • Foi ótima. tem muitas agências que vendem o pacote, e é muito barato (aliás, tudo na Bolívia é barato). Saimos de La Paz muito cedo e subimos até +- 4.700 m. onde tomamos café na beira da estrada. depois descemos uns 22 km pelo asfalto, onde chega-se a mais de 60 km/hora. uma loucura. Depois voltamos à Van e andamos mais um pouco onde entramos na famosa Estrada da Morte. Desce-se mais uns 38 km e chegamos a um hotel onde almoçamos e aproveitamos uma piscina. depois, vota-se de Van a La Paz. VALE MUUUUITO À PENA. – mesmo sem condicionamento físico não tem problema. A descer todo o santo ajuda. (na verdade o único problema é o traseiro aguentar, nos últimos km não tinha mais posição em cima do banco. sentava de lado, em cima da perna, ia um pouco de pé nos pedais rsrsrsrs) – procura estrada da morte bolívia no You Tube, tem uns vídeos bem legais. Se fores não deixe de fazer esse passeio.
        Abraço

        - luciano Oliveira
    • ta super na minha lista. Imagino que deve ser de chorar de lindo….. e pedalar deve ser ainda mais incrível. parabéns pelo projeto :)

      - Lalai Persson
  • Faz dez anos que eu quero ir à Sertaneja, no Paraná e ainda não consegui. eh, eh, eh!

    - José Aparecido Gonçalves
    • hahahahaha, o que tem lá?

      - Lalai Persson
      • Só tem acalento para o coração. É a cidade em que passei toda a minha infância e juventude.

        - José Aparecido Gonçalves
  • Dezoito, e contando! Tinha planejado ir pra liechtenstein, mas meus amigos preferiram Bélgica :/, quem sabe da proxima, e Anguilla entrou nos planos sem dúvida! haha

    - Gabriel Bini Augusto
    • Anguilla parece ser paraíso na terra, mas eu queria muito ir pra Tuvalu

      - Lalai Persson
  • Visitei guiana em 2009. Foi uma aventura e tanto! sai de barco de porto velho e cheguei em manaus. De manaus fui de ônibus até boa vista, roraima. De la, outro onibus até a cidade de bonfim, fronteira com guiana. Atravessei um pequeno rio até a cidade de lethen, já na guiana. De la outro onibus, viajando em estrada de terra, no meio da floresta amazônica, por 24h, até a capial, georgetown. A viagem foi tranquila, lotado de garimpeiros prostitutas brasileiras! Fiz amizade com o pessoal e ja cheguei em georgetown com muitas dicas de hospedagem. Fiquei 1 semana na capital. O povo é simpático, o inglês meio dificil de entender, muitas casas de madeira, de tábuas verticais, pintadas de branco, reggae, muito rastafari, indianos. Vale a pena para quem gosta de aventura, como eu. Na volta subi o monte roraima, foram 6 seis dias subindo o monte com guia e agencia no lado venezuelano. Abraço.

    - Evaldo
    • Deve ser interessante. E legal ver que aqui várias pessoas já foram para Guiana.

      - Lalai Persson
  • A moeda em Kiribati e Tuvalu é o dolar canadense(?) ou australiano ?

    - Edward
    • foi um lapso, já corrigi. É australiano :)

      - Lalai Persson
  • Lalai, tambem estive na Guiana por alguns minutos, ao visitar o marco da
    triplice fronteira no topo do monte Roraima em setembro, mas a agencia
    em Boa Vista tinha pacotes para lá, parques nacionais e grandes
    cachoeiras, e parecia uma boa opção de passeio, mas como o objetivo era o
    MRR, tinha os dias contados, porem fica a dica de retornar para
    conhecer-la e também alguns parques da Venezuela, que conforme
    constatei em folders, tem linda paisagens.

    - Norberto Norbi Beto
    • Boa dica!! Quero muito me preparar para conhecer o Monte Roraima. Deve ser de tirar o fôlego (em todos os sentidos), né? Invejinha de você :)

      - Lalai Persson
  • Gostei de Liechtenstein. Muito boa a pesquisa, só estranhei não conter nenhum país africano ou do oriente médio.

    - Halls
    • Halls, como citei, a lista foi feita completamente baseada em dados oficiais. Coloquei o link no texto para que vocês possam conferir. Fiz a lista na mão usando dados de 2012 e 2013. Ou seja, talvez existam países com menos turistas (Coréia do Norte, por exemplo, seria o 2º da lista), mas não há dados oficiais, então não dá para saber.

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.