Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Paraty, apesar de pequena, abriga diversos eventos importantes como a Flip, festa literária internacional que acontece na cidade desde 2003 e já contou com a presença de Eric Hobsbawm, Salman Rushdie e Isabel Allende. Além do Flip, Paraty sempre tem um evento legal, como o Festival da Pinga, o Bourbon Festival e o de Cinema, o Paraty em Foco, por isso é sempre bom ficar de olho na agenda cultural da cidade.
A verdade é que, independente desses festivais, a cidade é incrível, já declarei meu amor por ela aqui. E, por saber, que muitos que lêem um blog compartilham dessa opinião, selecionamos alguns restaurantes por lá para melhorar toda a experiência.
A Caborê na verdade é uma microcervejaria com uma choperia/restaurante anexado a fábrica. Eles fabricaram a primeira cerveja artesanal da cidade e, se interessa conhecer onde a “mágica acontece”, existem visitas guiadas todos os dias às 17 horas. Já na choperia, você pode experimentar os tipos de cerveja fabricados ali, bem como comer pratos da cozinha caiçara e alemã.
Endereço: Av. Otávio Gama, 101 – Beira Rio – Caborê
Funcionamento: De quarta a sexta das 17hs à 0h / Sábados e domingos das 12hs à 0h
Uma das maiores qualidades do Bendita’s é o ambiente agradável, com mesinhas ao ar livre. O cardápio é bem variado, com massas e grelhados, mas os frutos do mar e os peixes são as estrelas. Com música ao vivo a partir das 20 horas.
Endereço: Rua Dr Samuel Costa, 267
Funcionamento: todos os dias a partir das 12h
A chef e proprietária do Banana da Terra, Ana Bueno, já foi eleita uma das 11 chefs que melhor representam a culinária brasileira, então já pode esperar comida boa. O restaurante tem também uma boa carta de vinho e você pode reservar mesa através do site.
Endereço: Rua Dr. Samuel Costa, 198
Funcionamento: Fechado as terças | 18-24hrs de segunda, quarta e quinta | 12 – 16 hrs, 19-24hrs todos os outros dias
Mais um restaurante especializado em frutos do mar, com bom preço para pratos para 2. A lagosta é sempre uma boa pedida. Sem frescuras, um dos melhores custo-benefício de Paraty
Endereço: Rua Maria Jacime de Melo, 2
Funcionamento: 11:30 às 23 horas
Bem perto do Bendita’s, se encontra o Thai Brasil, em uma casa pequenina, mas com um jardim com árvores que dá toda a graça. A cozinha fica aberta, então o cheiro invade todo o lugar. Imperdível.
Endereço: Rua do Comércio 308A
Funcionamento: Não informado
Comida italiana autêntica e pizzaria, com uma boa carta de vinhos.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 129
Funcionamento: das 12:das 00h à 1:00h
O Margarida Café tem um ambiente super gostoso. O serviço é um pouco lento, pelo menos quando eu fui. No cardápio, cozinha brasileira com toques internacionais.
Endereço: Praça do Chafariz, s/n°
Funcionamento: Não informado
Provavelmente você vai passar pelo Refúgio em um dos seus passeios. Fica de frente para o cais e oferece cozinha brasileira e mediterrânea, com várias opções de moquecas.
Endereço: Praça do Porto, nº 01
Funcionamento: Não informado
Comida gostosa a um bom preço.
Endereço: Rua da Lapa, 18
Funcionamento: Não informado
O Le Gite é uma pousada com um restaurante com uma estrela no Guia Quatro Rodas. Fica um pouco afastado, mas dizem que vale todo esforço.
Endereço: Rodovia Rio-Santos (BR-101) Km 558
Funcionamento: Não informado
Food truck de hamburguer. É bom checar no Facebook onde eles estarão durante a semana.
Endereço: Não tem
Funcionamento: A partir de quinta, das 19:30 às 1:00
Duas outras opções boas de restaurante, mas que estão fechadas é o Kontique e o El Laho. Os dois ficam em ilhas próximas a cidade e pelo menos o Kontique oferecia barco de graça, saindo do cais. Ambos estão fechados atualmente, devido a proibição de comércio nas ilhas. É bom ficar de olho no facebook dos lugares para ver se abrem.
Vale também sentar nos barzinhos na frente da pracinha para tomar uma cervejinha ou uma caipirinha. Dizem também que lá pelo centro histórico, tem um pastel maravilhoso, mas esse não achei ainda.
Nós fizemos um mapa para mostrar esses lugares :) Dêem mais dicas nos comentário para incrementarmos essa lista.
*Foto destaque: ostill – shutterstock.com
Um obrigado para as pessoas que colaboraram com essa lista: Nathalia Paulino, Karina Rehavia, Camilla Valentin, Nabil Carone, Mariana Zarpelão, Cris Gusmao, Vera Bighetti Veronica Gunther, Maira AQ Costa e Danilo Curvelo Martins.
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.