Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Eu sou viciada em procurar passagens. Mesmo quando eu não tenho como viajar, eu sempre dou aquela olhadinha, para sentir como andam os preços e passar aquela vontade. Depois de alguns anos fazendo isso, e sempre lendo bastante a respeito, eu criei vários métodos para chegar no preço ideal. E, como sempre é bom aprender alguns truques, aqui vão algumas dicas faceis e rápidas para economizar alguns trocados e gastar na viagem.
Existe a idéia errada que o quanto antes você comprar a passagem, mais barato ela sairá. Deve-se comprar passagens com muita antecedência somente para épocas de muita procura, como final de ano ou carnaval. Em todos outros os casos, a sugestão é que se compre a passagem 45 dias antes para viagens nacionais e 60 dias para viagens internacionais. Isso porque a companhia aérea já tem uma projeção de quantas pessoas irão voar em determinada época e seus softwares só estão programados a dar qualquer tipo de desconto nessa janela de tempo.
Uma outra dica é comprar a passagem à 1:00 da madrugada de quarta-feira. Mas preste atenção que esse horário varia com a localização da companhia. A maioria das passagens mais baratas aparecem de domingo a noite a segunda a noite. Todas as compras nesse período, que não são fechadas em 24 horas, reaparecem então nos sistemas da companhia aérea na primeira hora de quarta-feira. Porém é indicado que essa compra não seja feita online, você deve ligar para a empresa para negociar diretamente com eles.
Ter datas já fechadas para a sua viagem diminui bastante o seu poder de barganha. Seja flexível com as datas, procure sempre com +-3 dias da data preferida e se possível, prefira sempre viajar no meio da semana: além de preços melhores, é mais provável que você encontre aquela poltrona do seu lado vazia.
Existem vários programas com alertas de preços para passagens, você insere o mês e o preço desejado e ele te mostra os melhores preços para essa época, te enviando e-mail quando o preço desejado é atingido. Eu, por exemplo, tenho o Kayak, que nós já falamos aqui, instalado no meu celular. Eu não acho ele tão preciso, normalmente os alertas apresentam algumas horas de atraso, que são cruciais para a compra. Porém é bem interessante ter para acompanhar as variações e saber se aquele valor está bom ou se você pode esperar um pouco para ver se baixa.
Existem vários sites que fazem uma coletânea de várias promoções toda semana: o Melhores Destinos, o Passagens Imperdíveis ou o Promoção Relâmpago. Eu assino a newsletter do Melhores Destinos mas eu prefiro acompanhar eles pelo Twitter que é mais “real time” e você fica sabendo das promoções na hora (algumas horas fazem toda a diferença em uma promoção boa).
Você tem alguma dica para comprar passagens? Conta aí pra gente nos comentários.
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsExcelentes dicas, realmente funcionam. Para quem quer economizar nas passagens aereas é bom aplicar essas dicas pois valem a pena. Show!
Valeu Bruno!
ti amu!
E por que não consultar o seu agente de viagens?
Oi xx! Eu acho consultar o agente de viagem uma dica meio óbvia, por isso achei desnecessário colocar no post.
Não é não. Ao contrário, são eles que nos ajudam quando mais precisamos. Você ja tentou alterar um voo no meio da sua viagem ou mesmo pedir reembolso para a cia aérea? Eles falam uma língua só deles, por isso NÃO TROCO MINHA AGENTE POR SITE ALGUM!
pq vc paga tx de emissaõ (algo como 10% da passagem ou pacote) sendo que é uma operação que vc mesmo possa fazer!
Isso é verdade em partes. As cias americanas, por exemplo não cobram essas taxas. Minha agente ja conseguiu preços que nem os sites concorrentes conseguiram. São profissionais treinados para montar a melhor viagem, cuidando com documentação, horários, aeroportos, conexões, que os sites camuflam, pois só querem vender não importa o que, sem se preocupar com o bem estar do passageiro.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.