Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Comidas Típicas de Singapura

Data

12 de February, 2014

Share

lucarista / Shutterstock.com
lucarista / Shutterstock.com

O que se come em Singapura? Muitas pessoas me perguntavam, e ainda perguntam quando digo que já morei lá.

Singapura é multicultural, você acha comida de tudo quanto é lugar. Mas a dúvida sempre é: o que os locais comem? Quais são as comidas típicas de Singapura? A cozinha singapureana tem uma forte característica, sempre tem uma carne acompanhada de arroz ou noodles (massa).

Para café da manhã é muito comum cafeterias rápidas servirem algum tipo de café acompanhado de uma torrada de “Kaya” e um ovo cozido. A “Kaya” é um tipo de geléia de côco com ovo, bem doce. Mas é muito bom! Normalmente, a torrada é feita com manteiga de um lado e Kaya do outro.

Os lugares mais conhecidos para um bom Kaya Toast em Singapura são:
Ya Kun & Toast Box (ambos tem franquia em vários bairros da cidade)

Shutterstock: Alan49
Shutterstock: Alan49

Outro tradicional para o café da manhã, e também para o almoço, é o Laksa.
O Laksa basicamente é uma sopa de curry com leite de cocô, noodles (massa de arroz) e algum tipo de carne. Sendo que existem algumas variações do prato. Em Singapura muitos são feitos com a mistura frango + frutos do mar e molho a base de pimenta malagueta (Chilli, em inglês). É bem apimentado, arde a boca na primeira colherada mas aos poucos vai acostumando.

O mais tradicional lugar de Laksa da cidade é o 328 Katong Laksa. Mas o prato pode ser facilmente encontrado em diversos restaurantes.

Shutterstock: Laitr Keiows
Shutterstock: Laitr Keiows

Simples, rápido e ótima opção para o almoço é o “Chicken Rice”. Um tradicional arroz feito com caldo de frango e servido com frango, e também porco e algum legume, em cima do arroz.
Em muitos lugares, as carnes são servidas com pele e tudo.
E, para acompanhar um molhinho a base de pimenta malagueta e gengibre. Aliás, se não tiver pimenta (especificamente o Chili), você não estará em Singapura.

Considerado um dos melhores “Chicken Rice” da cidade é o Tian Tian, localizado no Hawker Center Maxwell.
Tente chegar antes do meio dia, ou após as 14h. O horário de almoço sempre é o mais concorrido e você irá pegar fila com certeza.

 

Shutterstock: aa3
Shutterstock: aa3

Agora, se tem um prato que deveria acompanhar o nome Singapura, é o “Chilli Crab”. Você não visita Singapura sem experimentá-lo ao menos uma vez.
O prato é composto por um caranguejo gigante, cerca de 6kg, servido com molho a base de pimenta malagueta, cebola e tomate. Há algumas variações, um deles é o Black Pepper Crab. Uma variação feita com pimenta preta, como o próprio nome já diz.
O que realmente surpreende é o tamanho do caranguejo, e em alguns restaurantes você mesmo pode escolher o bichinho vivo que eles vão servir pra você.
Ao servir o Chilli Crab, os restaurantes trazem uma espécie de “quebra nozes” para ajudar a abrir a casca dura do caranguejo. E um “babador” gigantesco, porque salta molho vermelho para todos os lados.
Para acompanhar o prato, normalmente é servido pão chines, chamado de Mantou.

Os restaurantes mais famosinhos em Singapura para experimentar o prato são:
Jumbo Seafood
No Sign Board Seafood

Shutterstock: hin255
Shutterstock: hin255

Um lugar clássico de sobremesas chinesas é o Ah Chew Desserts. O cardápio deles é variado e conta com sobremesas bem diferentes do que estamos acostumados, principalmente para o paladar de nós brasileiros.
Você encontra a famosa “Grass Jelly”, gelatina feita de planta semelhante a hortelã, mas bem escura e mais forte,  com as mais diversas combinações: com pêssego, com sorvete, com manga, com leite e etc. Também tem as sobremesas a base de ovo cozido no vapor que podem ser servidas com café, leite ou suco de gengibre.
Ainda tem as sobremesas que parecem um arroz de leite, e outras que lembram o nosso sagú, mas com muito pouco açúcar e com outras frutas como pedaços de melancia ou manga.
Eu acabei experimentando uma sobremesa gelada de aloe vera, morango, mel e limão. Uma delícia! Parecia mais um suco com pedaçinhos de aloe vera, mas tomei de colher! :)

GrassJellySpoon

E para encerrar, não posso deixar de falar do drink que leva Singapura no nome.
O famoso Singapore Sling foi criado por um barmen do luxuoso Raffles Hotel Singapore. Então, qualquer turista que se preze vai até lá provar o autêntico Singapore Sling.

Chris Howey / Shutterstock.com
Chris Howey / Shutterstock.com

Além desses pratos, vale dizer que a culinária Peranakan, de raízes chinesas e com influência malaia, é muito forte em Singapura. Mas este vai ser tema para um próximo post. :)

Data

12 de February, 2014

Share

Catherine de Souza Nogueira

Catherine saiu de férias para a Europa em 2010 e nunca mais voltou. De lá foi para Cingapura, reencontrou o (atual) marido e ficou por lá. Para ela, uma das maneiras de conhecer a cultura local é através da culinária. Adora conhecer novos restaurantes e feiras gastronômicas. Boa companhia é fundamental para dividir essas experiências. Acredita que a melhor maneira de conhecer bem uma pessoa é viajando com ela. Atualmente mora em Auckland, na Nova Zelândia, e é editora do blog <a href="http://www.aromaspicantes.com.br">Aromas Picantes.</a>

Ver todos os posts

Comentários

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.