Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Cadeados do amor são eternos?

Quem escreveu

Renato Salles

Data

08 de June, 2014

Share

Cena clássica: o casal sai em uma viagem romântica e, passando por uma ponte bucólica qualquer, pendura em suas grades um cadeado com as iniciais deles, e joga as chaves no rio. O cadeado, trancado para sempre, simboliza o amor eterno e inquebrável dos dois pombinhos. Certo? Mentira. Como os amores, os cadeados agora estão sofrendo as mais diferentes intervenções para acabar com essa moda que tomou várias cidades pelo mundo.

Picture from: B. Monginoux / Landscape-Photo.net (cc by-nc-nd)
Picture from: B. Monginoux / Landscape-Photo.net (cc by-nc-nd)

A história de pendurar os cadeados em pontes remontam a uma história trágica da 1a Guerra Mundial na Sérvia, quando uma professora teve seu coração partido por um oficial do exército que a deixou por uma grega em uma missão. Mas foi no começo dos anos 2000 que a onda que agora afeta muitos cartões postais. Em Paris, por exemplo, um grupo montou a campanha ‘No Love Locks’, para acabar com o risco que os cadeados oferecem para os monumentos históricos removendo-os. Já conta com mais de 7mil assinaturas.

A nova prefeita da cidade luz, em resposta, incumbiu o secretário de cultura Bruno Julliard de achar uma proposta para as grades cheias de cadeados que são substituídas todos os meses das muitas pontes que atravessam o Sena. Os elos do amor vão continuar presos, mas não nas pontes. Até o final do ano eles querem dar uma solução definitiva para eles, os amantes não vão ser repreendidos se o fizerem.

By Victorgrigas (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
By Victorgrigas (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Paris agora procura uma solução como algumas das cidades européias encontraram para achar alternativas onde os namorados possam selar seu amor. Em Budapeste, esculturas metálicas são feitas exclusivamente para isso na Praça Elizabeth. Em Moscou, ainda mais ousado, um projeto de árvores de arame formam um verdadeiro parque de cadeados ao longo do rio.

By Antissimo (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
By Antissimo (Own work) [CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons
Por enquanto ainda não se sabe qual é o futuro dos tão piegas mas tão famosos elos do amor. Enquanto, por exemplo, em Montevideo, uma fonte tem uma placa encorajando o ato como uma forma de se trancar a união amorosa e a volta à cidade, em Nova York, o departamento de transportes soltou uma nota dizendo que no último ano já retirou mais de 5600 cadeados só da Ponte do Brooklyn.

UPDATE: Acabamos de ler uma notícia que ontem a tarde, uma parte do alambrado da Pont des Arts, em Paris, desabou por conta do peso dos cadeados. A ponte foi evacuada por medida de segurança, mas o acidente não machucou ninguém.

*foto destaque: Symbiot – shutterstock.com

Quem escreveu

Renato Salles

Data

08 de June, 2014

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.