Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Biergartens em Berlim

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

10 de June, 2014

Share

Quando o verão chega na Europa, é hora de comemorar: dias longos, pessoas felizes e picnics nos parques. Mas na Alemanha, existe ainda um evento mais especial: é época de ir nos biergartens. Os jardins de cerveja surgiram na Bavária quando proibiram a fabricação de cerveja no verão, devido ao perigo de incêndio nas cidades. As grandes cervejarias resolveram então cavar porões nas laterais do rio Isar para armazenar a cerveja no período, porque lá eles conseguiam mantê-las a uma temperatura mais baixa. Logo, esses porões passaram também a vender cerveja.

Experimentamos alguns e fizemos uma lista bem especial dos biergartens que gostamos em Berlim:

Prater: Kastanienallee, 7

O mais antigo da cidade é o Prater, em Prenzlauerberg, aberto desde 1837. O mais incrível para mim, é pensar esse jardim passando por todas as mudanças no bairro, como na época sob domínio soviético quando virou um estabelecimento cultural. Além das cervejas comuns, como Weihenstephaner e Radler, a casa tem ainda a cerveja da casa em versões escura e lager. Para comer, clássicos alemães como salsicha, pretzels e salada de batata.

Foto por oh-berlin.com
Foto por oh-berlin.com
Foto por Valakirka
Foto por Valakirka

Bierhof Rüdersdorf: Rüdersdorfer Straße 70

Bem ao lado da famosa Berghain, se encontra o Bierhof Rüdersdorf. O jardim é tranquilo e nunca está lotado, por isso uma boa opção. Rola churrasco de hamburguers com opções de carne, vegetariana e porco a partir das 18 horas – de domingo a partir das 12. No domingo também tem café da manhã a partir das 9.

Loretta am Wannsee: Kronprinzessinnenweg 260

Um dos meus preferidos é o Loretta am Wannsee. Fica no meio de árvores, ao ar livre com uma vista linda do Wannsee, vale a pena ir fazer um passeio de barco e depois sentar por ali para tomar uma cerveja. É um lugar bem calmo, não tem badalação, é para relaxar mesmo. Ele fica bem escondido mesmo, então não fique frustrado se não achar de cara. E, se você quiser assistir os jogos da Copa, eles colocarão um telão lá para isso.

Reprodução http://www.loretta-berlin.de/
Reprodução http://www.loretta-berlin.de/

Golgatha: Viktoriapark

No coração de Kreuzberg fica o Golgatha. É um lugar bem misto, onde se encontram famílias e fãs de futebol. A noite, o lugar se torna em uma discoteca e, ao contrário dos outros lugares, rola ficar lá até tarde. Não é muito o biergarten típico, não espere por isso. E, para os nerds por aí, o jardim oferece wifi gratuito.

Foto por Eugene Kim
Foto por Eugene Kim

Burg am See: Ratiborstr. 14c

E finalizando com mais um biergarten atípico: o Burg am See é metade biergarten e metade café shisha turco. Além da cerveja, você encontra por lá sorvete, uma feira com queijo feta e azeitonas. Se você tiver crianças, o lugar tem um playground.

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

10 de June, 2014

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Na Europa estamos rumo ao inverno, não ao verão.

    - Fernando Schlindwein
    • sim sim, o post é do início de junho :)

      - Lalai Persson
      • Ahhhh! Sabe quem morreu? Getúlio Vargas!

        - Fernando Schlindwein
        • mas ninguém está sugerindo você ir “curtir o verão”. Você está apenas lendo um post antigo e comentando nele como se fosse de hoje. É só olhar a data lá em cima, sabichão.

          - Lalai Persson
          • :-)

            - Fernando Schlindwein

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.