Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Berlim: Como funciona o transporte público

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

22 de October, 2013

Share

Uma das coisas mais bacanas em Berlim é a facilidade de ir e vir de qualquer lugar, incluindo cidades vizinhas como Potsdam ou Oranienburg. Em 5 meses morando na cidade, peguei táxi somente duas vezes. Apesar de uns probleminhas aqui e ali, o transporte público realmente funciona e, a não ser que você queira testar o limite de velocidade do seu carro nas autobahns, é tudo o que você precisa. A gente resolveu fazer aqui um guia rápido para facilitar sua vida e evitar que você se meta em alguma roubada enquanto estiver desbravando essa cidade incrível, que é a queridinha de vários autores do blog.

Foto por Nikos Roussos
Foto por Nikos Roussos

A primeira coisa que você tem que saber quando for comprar sua passagem é que a cidade é dividida em 3 áreas (A, B e C) e o preço varia de acordo com as áreas nas quais você vai circular (AB, BC ou ABC): quanto mais áreas ela abranger, mais caro será. Normalmente uma passagem para as áreas AB é suficiente: quase toda parte turística se localiza aí. Se quiser ir para algum lugar na área C, um tícket de extensão resolve o problema e você ainda economiza uns trocados.

mapa-berlin-web
Clique para aumentar

Existem várias opções de passagens: de viagens curtas com um número pequeno de paradas; únicas com duas horas de duração; de um ou mais dias; e por fim, as mensais. Os tickets individuais, apesar de durarem 2 horas, não são válidos para viagens de ida e volta, você deve comprar uma passagem nova mesmo que o período ainda não tenha passado. E, se quiser levar a bicicleta, existe um ticket especial para ela.

Foto por Genista
Foto por Genista

A validação é feita em máquinas presentes em todas as plataformas ou ônibus e trams. Não existem catracas nas estações e funcionários podem pedir aleatoriamente sua passagem na viagem. A multa para quem não apresentar é de 60 euros.

Foto por Kaffeeeeinstein
Foto por Kaffeeeeinstein

Toda a rede é integrada e usando uma única passagem você pode pegar qualquer uma das opções de transporte que a cidade oferece. Além de metrô (o U-Bahn) e ônibus, existe o trem (S-Bahn) e os bondes (Tram). Durante a semana, funcionam até às 00:30 e de sextas e sábados, ficam abertos 24 horas, com intervalos maiores para os trens. Existem ainda linhas noturnas de ônibus para a semana toda, as rotas estão disponíveis no site da BVG. Hoje toda a compra, inclusive de extensão, pode ser feita diretamente via aplicativo com validação diretamente nele.

Uma dica para fazer turismo barato em Berlim e não precisar pagar por um ônibus Hop on/Hop Off é  é pegar o ônibus 100. Ele passa por todos os principais pontos turísticos como a torre de televisão, a Siegessäule e Kürfurstendamm. Você pode aproveitar a passagem diária para subir e descer de onde quiser ou passar por todos eles de uma só vez.

Curtiu? Então vai dar uma olhada no nosso guia de Berlim que acabou de sair do forno e está fantástico!

*Foto destaque: Patrick Meier

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

22 de October, 2013

Share

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

Comentários

  • Dicas preciosas neste momento da minha viagem!

    - Ely San Felipe

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.