Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SPIN THE GLOBE: Karen Hofstetter

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de November, 2013

Share

Designer, ilustradora, publicitária e fotógrafa (necessariamente nessa desordem!) Karen Hofstetter nasceu em São Paulo, onde trabalhou como designer e diretora de arte, sempre passeando entre assuntos como moda, música e arte. Em 2010, trocou seu carro por uma bicicleta e mudou-se para Berlim, onde vive, trabalha, se inspira e espalha suas criações em lugares onde música, arte e pessoas se misturam. Inaugurou recentemente outro projeto que ganhou forma, cara e endereço: um petit co-working space muito bem decorado e focado em design gráfico, o promissor K Büro. Colaboradora oficial da Vogue Brasil, seu portfólio também é recheado de parcerias e projetos de Branding, Blogs e ainda um E-commerce próprio, cheio de goodies que são sucesso de vendas e likes na internet.

euzinha

Karen também escreveu, editou e ilustrou um guia de Berlim disponível para download grátis e sem nenhum propósito comercial pois, para ela, de nada adianta estar lá se não puder compartilhar todas as novidades que vê pela cidade.

Como escolhe seu próximo destino?
A companhia, época do ano, dicas de amigos e coisas que vejo por aí. É um mix do que acontece no dia a dia e do que eu estou buscando.

Qual é a preparação para ir para um lugar novo?

Muita leitura! Entender sobre a cultura, gastronomia e história do lugar. Buscar dicas de insiders ou amigos (confiáveis!) que já tenham ido pra lá.

Querendo-ser-Angelina-Jolie

Do que foge em viagens?

De lugares turísiticos! Vou aos mais importantes ou que mais me interessam, mas não perco muito tempo neles. Tenho uma certa fobia de filas e flash no mesmo ambiente.

Na mala tem a vida ou só o necessário? O que não pode faltar nela?

Depois que paguei o quilo extra mais caro da vida (alô Easy Jet!), tive que aprender (pela dor!) a me conter nas bagagens. Hoje em dia tiro de letra, e me senti “pós graduada” em arrumação de malas depois de ter empacotado apenas 18 quilos em uma mochila, para ficar 40 dias viajando. Da um alívio e tanto no peso da mala e na consciência. Eu já ia começar a escrever que não tenho muita frescura do que não pode faltar, mas aí lembrei que nunca deixo de levar secador de cabelo, maquiagem, colares, pulseiras, sandália pro dia e pra noite, and and and. Não sou fresca, mas sou bem mulherzinha e tento fazer isso caber em qualquer mala, mas sem exageros.

Eu-e-os-elefofos-Asia

Qual é a melhor casa fora de casa?
Moro há 4 anos em Berlin, e hoje em dia tenho um sentimento bem complicado quando se trata de “se sentir em casa”.  Quando viajo pra São Paulo (onde nasci e cresci), nunca sei se digo se estou viajando ou estou em casa. Mas a comida caseira e o banheiro limpinho (olha o lado mulherzinha aí!) são 2 fatores determinantes pra que eu me sinta à vontade onde estou.

5 lugares/coisas imperdíveis nesta vida?

Balada em Berlin, Gastronomia em São Paulo, Agua de Coco na Bahia, Mergulho na Tailândia, Passeio de Balão em Bagan (Mianmar).

Passeio-de-Balao-Myanmar

Melhor experiência gastronômica do mundo?

Italia é um consenso e clichê. Paris não deixa a desejar. Reclamo de um  montão de coisas de São Paulo, mas taí uma cidade que nunca me decepciona na gastronomia! Me derreti na semana passada por um Ovo Mollet no Le Jazz, mas depois de 4 anos em Berlin, minha saliva reza mesmo é por um bom petisco de Bar.

Melhor drink/ bar/ festa?

Drink: bom e velho Hugo! / Bar: Genésio / Festa: (quase) todas em Berlin! :)

O que você sempre compra que só acha lá?

Coisinhas típicas e locais. Me derreti nos tecidos bordados, cacarecos e artesanato no Night Market em Luang Prabang (Laos). Melhor feirinha de “tranqueiras” que já fui!

Se-sentindo-local-Laos

Maior roubada?

Quando fui pra Bangkok, muita gente me alertou para não cair na roubada de caras que tentam vender um “atalho” pra algum passeio. Estava com 3 amigas, e todas sabiam disso. Até o dia que estávamos em um TukTuk (transporte local), com um motorista super simpático que nos contou EXATAMENTE a história que já sabiámos, e todas nóis caímos na simpatia do moço. Quando descobrimos que pagamos uma fortuna em um passeio de barco praticamente no “esgoto” (nos demos conta quando estávamos no meio dele), voltamos para onde o cara estava, e começamos a gritar pra todo mundo que ere ela ladrão e mentiroso. O cara ficou morrendo de raiva, mas conseguimos ao menos espantar outros turistas que estavam caindo na mesma roubada. Depois de tantos palavrões, fomos pedir perdão ao Buddha, que estava logo atrás. ;)

Se for para relaxar, qual é o melhor lugar?

Perto da água! Depende mesmo é do budget! Se estiver em São Paulo, fujo pra casa do meu pai, que mora na praia de Tabatinga. Quando a carteira resolve colaborar, invisto em lugares paradisíacos, como Bahia, Tailândia e Cuba. Aqui em Berlin, vou para lagos nos arredores da cidade.

DSC_0822

E para ficar a dois?

Pra ser sincera, quando estou a dois e “por inteiro”, o lugar é o que menos importa! :)

a-dois-em-qualquer-lugar

E se estiver sozinho e quiser badalar?

Ah, Berlin! Open Air no verão, Golden Gate no inverno, Kater Holzig e Berghain o ano inteiro.

Se fosse largar tudo e se mandar de vez, iria para onde?

Outra vez? Fiz isso há 4 anos e vim pra Berlin, sem nem conhecer a cidade nem ninguém. Ainda não tenho outro destino em mente, mas se tivesse que fazer tudo de novo, faria sem pensar!

Destino desejo ainda não realizado?

Uia! A lista é longa, mas Africa do Sul e Filipinas estão entre os favoritos para a próxima viagem. Minha meta é conhecer ao menos 1 país de cada continente antes dos 30! Ainda tenho pouco mais de 3 anos pela frente, e ainda tá faltando Africa e Oceania.

PAz-e-Arroz-Asia

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de November, 2013

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.