Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Talvez vocês leiam bastante por aqui sobre a Islândia, afinal são 3 pessoas desse blog programando uma viagem em comum pra lá. Desembarcaremos no Reykjavíkurflugvöllur (para ir treinando esse idioma tão “fácil”), ou no Aeroporto de Reykjavik, no dia 23/2/2014 e não paramos de contar os dias, as horas, os minutos. A ansiedade está batendo geral no grupo.
Várias vezes eu pensei em ir pra Islândia, mas na verdade nem sabia muito bem o que tinha por lá além de boa produção musical e frio. Todo mundo que um dia amou a Björk, cogitou em conhecer a Islândia. Depois com o Sigur Rós o desejo aumentou:
Em 2001 me apaixonei pelo país ao ler o livro “Rumo à Estação Islândia“, escrito pelo Fábio Massari.
Em 2008 veio a (quase) fatídica crise na ilha indo quase à bancarrota com a quebra dos seus 3 principais bancos, indo inclusive (numa brincadeira) parar num leilão no ebay, onde chegou a ter uma oferta de 12,6 milhões de euros. A venda não incluía a Björk e a Groenlândia (em tempo, alguém me responda o porque da citação da Groenlândia? Aparentemente Greenland e Iceland continuam confundindo cabeças por aí).
Em 2010 o país voltou a estampar as primeiras páginas de jornais com a erupção do vulcão Eyjafjallajökull. Quem aí ficou preso na Europa por conta disso? Assista ao vídeo abaixo, mesmo que você já tenha visto dezenas de vezes o tal incidente:
Felizmente o país se levantou, em especial pelo aumento do Turismo, que recebeu 673.000 visitantes em 2012, o dobro de habitantes. Isso é tão óbvio, que de um ano pra cá eu acompanhei inúmeros amigos em suas viagens incríveis por lá, no instagram. A cada mês era um, ou dois ou mesmo três pessoas diferentes, mostrando a cara na Islândia, sendo 2 só no mês passado.
Desde então tenho pesquisado, conversado com amigos que já foram e discutido a rota que faremos nos 8 dias que passarei por lá na última semana de fevereiro. E a ansiedade não se contém, em especial quando você assiste um vídeo como esse produzido pela National Geographic:
E assista esse e esse abaixo:
Iceland from Bernat Eguiluz on Vimeo.
Ver todos os vídeos acima, além de nos inspirar, aumenta a ansiedade e expectativa, mesmo indo em pleno inverno, mas a Islândia é assim, um lugar belo em qualquer estação do ano e com atrações que se dividem entre elas.
O nosso plano inicial é dar a volta na ilha de carro, mas ainda não batemos o martelo, porque não faltam opções incríveis de pacotes (quem diria, hein?). A rota foi desenhada enquanto o Ola devora um guia completo sobre o país para ver se há algum lugar que ficou de fora, mas vale a ida:
Visualizar Islandia – Road Trip em um mapa maior
Aproveite e se inspire, porque além da paisagem magnífica, as trilhas sonoras que embalam cada um desses vídeos são tão boas quanto. E na segunda-feira, a gente lança nosso guia sobre a Islândia, afinal a Van já teve a grande sorte de conhecer tudo isso ao vivo.
*Foto destaque: Jared Erondu
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsve o site da drieverywhere.net !!!!!! eles foram pra islandia e rodaram tudo de carro!!!!
delícia de post!
que bom que gostou :)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.