Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Chega novembro e o Lonely Planet começa a soltar suas listas de viagens obrigatórias para o próximo ano, algumas delas focando em lugares, como cidades e países, outras mais temáticas, como lua de mel e férias em família. Inspirada nelas, comecei a pensar nos lugares que gostaria de conhecer ou até mesmo revisitar em 2014. Como querer não é poder, resolvi fazer uma lista compacta com somente 3 lugares. Mesmo assim, provavelmente algum (alguns) deles ficará de fora, mas é final de ano e o otimismo está no ar. A lista ficou assim:
Esse já está certo. Comprei as passagens para final de fevereiro e a ansiedade está em alta. O engraçado é que eu nunca tive tantos amigos que foram para o país como nesse ano, acho que rolou uma conspiração do universo. A viagem começou com a vontade de ver a aurora boreal. Ela seria inicialmente para o norte da Noruega, mas pesquisando, descobrimos que na Islândia é mais frequente. Aliás, se você quer ver a aurora, corre, pois até abril de 2014 a atividade solar estará no seu pico, o que acontece de 11 em 11 anos, e portanto a probabilidade de você ver o fenômeno é alta. Bom, mas voltando para a Islândia, decidimos alugar um carro e passar uma semana por lá. Estamos ainda fechando o que queremos ver/fazer, mas incluímos a Blue Lagoon, Jökulsárlón e passar por alguns lugares onde filmaram Game of Thrones. O vulcão ainda não está nos nossos planos, mas quem sabe?
A Antártica é o último continente que eu ainda não conheci e eu considero hoje como um desafio a ser realizado nos próximos anos. Para a minha surpresa, foi a segunda na lista de países para se conhecer em 2014 da já citada Lonely Planet – apesar de não ser exatamente um país. A idéia é pegar um cruzeiro do Ushuaia (pensei em sair também de Cape Town, mas da Argentina a distância é mais curta). A melhor época para ir é de novembro até março, quando é “verão” por lá. Ainda não decidi as partes que gostaria de conhecer, nem quantos dias, mas se você quer se aventurar sem gastar muito dinheiro (hoje, a viagem sai em torno de US$ 3.000 a US$ 5.000), dá para ler esse artigo que é o melhor que encontrei nas minhas pesquisas.
Pois é, eu fiz besteira. Resolvi ir para a Tailândia bem em outubro e peguei toda a chuva do mundo. Como resultado, fiquei com medo de gastar um dinheirão indo para outros lugares e acabar trancada em um quarto de hotel. Mesmo assim, saí de lá fascinada e não vejo a hora de voltar. Dessa primeira vez, fiquei uma semana em Bangkok, que é mais do que o suficiente, então o meu objetivo é ficar o menor tempo possível pela capital e passear por outras cidades. Quero muito ir para Chiang Mai e para alguma praia, muito provavelmente Koh Samui. E agora que estou aprendendo a nadar – finalmente! – quem sabe fazer um curso de mergulho.
(Não deixe de ver nosso guia para Bangkok se estiver querendo dar um pulo por lá)
Ok, eu sei que estou sendo gananciosa com essa lista, mas acho que é um bom começo para se animar já com o ano novo. E você, já planejou para onde vai ano que vem?
*Foto destaque: Harvey Enrile
A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.
Ver todos os postsai ai ai… e aí vamos nós, islândia, sua linda!
Islândia é bem legal, Dani, vai lá mesmo! Eu escrevi um pouco sobre a experência aqui: http://chester.me/archives/2013/11/london-paris-and-reykjavik-a-one-week-vacation/
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.