De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Lima: o renascimento da capital peruana

Quem escreveu

Manu Tessinari

Data

04 de November, 2016

Share

Lima está em moda, fato. Já há alguns anos, a capital peruana deixou de ser só uma conexão para quem vai conhecer Macchu Picchu e se tornou ela própria um super destino. Cosmopolita sem perder a raiz, cheia de arte e história, com uma gastronomia incrível e hotelaria variada, Lima se tornou destino preferido na América Latina para os viajantes de plantão. A grande verdade é que Lima surpreende quem a visita e sempre deixa um gostinho de quero mais.

Foto: Manu Tessinari
Foto: Manu Tessinari

Básico

Lima é uma cidade em que nunca chove e a temperatura é amena, nunca estando menos de 10ºC (no inverno) ou acima de 30ºC (no verão). Dá para aproveitar este benefício para curtir a cidade caminhando. Vários dos melhores programas da cidade são a pé. Na mala, leve roupas básicas como você usaria no Brasil e uma peça mais formal por garantia. Fora do verão, não se usa shorts ou minissaias, e é difícil ver tops com barriga de fora (bom, a não ser na balada). Sapatos confortáveis são importantes.

Na cidade, você terá sempre uma sensação de segurança, e realmente é segura nos bairros mais visitados. Mas não relaxe com seus objetos pessoais, pois batedores de carteiras são comuns e é sempre bom ter cuidado a noite e com o transporte utilizado.

A moeda oficial do Peru é o SOL, mas você pode encontrar ainda facilmente a nomenclatura de NUEVO SOL. Seu símbolo é S ou PEN. As notas são de valores entre de 10 e 200 soles, mas evite andar e/ou aceitar notas de 100 e 200 soles, pois são de difícil uso e as mais falsificadas. Não aceite notas rasgadas ou muito velhas, já que muitos estabelecimentos também não as aceitam. Para compras pequenas, as moedas são amplamente utilizadas (1, 2 e 5 soles).

Há casas de câmbios espalhadas próximas a pontos turísticos, em shopping centers e nas ruas mais movimentadas. Os bancos também fazem câmbio. Há ainda homens com jalecos fluorescentes autorizados por lei a fazer a troca de moeda no meio da rua, mas não são indicados pelo alto número de notas falsas.

Apesar da moeda oficial, o dólar é aceito em todos os lugares. Lojas, restaurantes, shoppings, táxis e até mercadinhos aceitam a moeda americana, devolvendo o troco em soles, e nem sempre o câmbio praticado é tão desfavorável. Mesmo assim, tenha sempre à mão alguns soles, já que ninguém é obrigado a aceitar o dólar. Os cartões de crédito são aceitos em qualquer lugar, sempre apresentando junto um documento oficial (RG ou passaporte).


Foto destaque: Art DiNo/ Flickr/ Creative Commons

Quem escreveu

Manu Tessinari

Data

04 de November, 2016

Share

Manu Tessinari

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.