Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 08.03

Data

07 de March, 2019

Share

[Dia Internacional da Mulher]

Simbolicamente, talvez seja a data mais potente do nosso calendário social. Não movimenta o comércio, mas eleva a alma e sublinha uma luta ainda urgente e desde sempre preciosa. Troquemos Papai Noel por Mamãe Simone de Beauvoir. Que tornar-se mulher não seja um sacrifício, mas uma beleza acesa. Separamos alguns programas embalados pela data.

Ato Unificado – Justiça por Marielle

Quase um ano após a execução de Marielle Franco, a pergunta sobre quem mandou matá-la permanece sem resposta. O Ato Unificado na Candelária conclama justiça por Marielle e estende o grito para encontrar outras mulheres, tecendo novos ecos. A concentração começa às 16h, com oficinas e a leitura de um manifesto. As mulheres marcham por volta das 18h. No encerramento, um sarau em homenagem à vereadora assassinada em março de 2018.

Ato Unificado – Dia Internacional de Luta das Mulheres. Sexta-feira (08.03), às 16h.
Igreja Nossa Senhora da Candelária. Rua Primeiro de Março, 65 – Centro.

Museu, Memórias e Mulheres

O Museu Histórico Nacional promove uma edição especial do projeto Bonde da História em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O papel e a representatividade das mulheres guiam a visita mediada, que se desenrola a partir de peças em exposição no espaço. Não é necessário agendamento prévio.

Museu, Memórias e Mulheres. Sexta-feira (08.03), às 14h. Gratuito.
Museu Histórico Nacional. Praça Marechal ncora, s/n° – Centro.

Mulheres no Carnaval

Quatro mulheres que desempenham um papel chave no carnaval da cidade falam sobre a participação feminina na celebração. Rachel Carvalho (fundadora e maestrina do bloco Vem Cá, Minha Flor), Raquel Poti (dançarina e atriz), Rita Fernandes (pesquisadora de Carnaval) e Renata Rodrigues (fundadora e coordenadora do Bloco das Mulheres Rodadas) estão na roda de conversa, projeto do CCBB Educativo.

Mulheres no Carnaval. Sábado (09.03), às 18h. Gratuito.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

MAR de graça no Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a entrada no MAR será excepcionalmente gratuita na sexta-feira (08.03) – fora isso, às terças a entrada é sempre franca. Atualmente, o Museu de Arte do Rio conta com as exposições “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, “Arte, Democracia Utopia – Quem não luta tá morto”, “A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia” e “Mulheres na Coleção MAR”. Das 11h às 14h, haverá visita guiada com foco nessas duas últimas mostras. Dê um rolê e você vai ver.

MAR de graça. Sexta-feira (08.03), das 10h às 17h.
MAR. Praça Mauá, 5 – Centro.

Peraí, que tem mais

Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate

Aves taxidermizadas e crânios de jacaré-açu, rinoceronte, peixes, tartarugas, sapos e insetos estão entre as peças apresentadas na mostra, a primeira exibição pública de parte dos itens resgatados do trágico incêndio que atingiu o Museu Nacional em setembro de 2018. O conjunto contempla todas as áreas de pesquisa da instituição: Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Invertebrados e Vertebrados. A mostra foi inaugurada no fim de fevereiro e segue até abril.

Museu Nacional Vive – Arqueologia do Resgate. Todos os dias (exceto terça, quando o CCBB fecha), das 9h às 21h. Gratuito. Em cartaz até 29 de abril.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

E por falar em Museu… O Museu da República é um ótimo refúgio para quem está passeando (com ou sem rumo) pelo Catete. Uma visita aos jardins é um carinho a mais. Pela primeira vez, o espaço vai receber a tradicional roda do Choro da Glória. É para ir e curtir o entardecer.
Choro da Glória. Sábado (09.03), das 16h às 20h. Gratuito.
Museu da República. Rua do Catete, 53 – Catete.

Data

07 de March, 2019

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.