Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 05.10

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 05.10

Data

04 de October, 2018

Share

Apoteose de Couperin – 350 anos

as boas do fim de semana no rio de janeiro

O concerto homenageia o compositor francês François Couperin, festejado em 2018 pelos 350 anos de seu nascimento. Em cena, estarão o cravista francês Olivier Baumont, um dos maiores especialistas em sua obra, a idealizadora do concerto Rosana Lanzelotte (cravo, na foto), além de Silvana Scarinci (teorba). As peças do compositor serão contextualizadas por narração e elementos cênicos. A apresentação é na Sala Cecília Meireles, tradicional palco da música clássica no Rio de Janeiro.

Apoteose de Couperin – 350 anos. Sexta-feira (05.10), às 20h. Ingressos a R$ 40. 
Sala Cecília Meireles. Largo da Lapa, 47 – Centro. 

Festa da Alemanha

as boas do fim de semana no rio de janeiro

De uns tempos para cá, consequência das declarações de um certo candidato a presidente, o período nebuloso vivido pela Alemanha voltou à tona – diante de teorias estapafúrdias, a Embaixada alemã do Recife publicou um vídeo para explicar o nazismo, barbárie, sim, ligada à extrema-direita. Apesar da pós-verdade e das inverdades, a memória se mantém como alerta. A arte se desdobra e aponta novos caminhos, distantes dos dentes da intolerância. A festa celebra a diversidade da cultura alemã – que soube dar a volta por cima sem enterrar completamente o passado – com música, artes plásticas, atividades para o público infantil (oficina de desenho, pintura facial, contação de histórias), cinema e teatro. Além disso, haverá roda de conversa sobre oportunidades de estudo na Alemanha.

Festa da Alemanha. Sábado (06.10), das 10h às 16h. Entrada Gratuita.
Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.

Samba do Ouvidor

as boas do fim de semana no rio de janeiro

Para quem estava com saudade, olha aí: um dos eventos mais tradicionais da cidade volta na véspera das eleições. O samba é embalado por um grito democrático que reúne uma pequena e diversa multidão, também unida pela boa música. Como de praxe, a esquina da Rua do Ouvidor com Rua do Mercado abriga som, cerveja e gente, mesmo que o dia esteja quente. E tudo indica que estará. Saravá. É para relaxar antes de votar.

Samba do Ouvidor. Sábado (06.10), das 17h às 22h. Gratuito.
Esquina da  Rua do Ouvidor com Rua do Mercado – Centro.

Peraí, que tem mais

Últimos dias para aproveitar a 1ª Mostra de Arte Lésbica, construída por artistas de toda a cidade. O objetivo é  estimular, valorizar e visibilizar a arte produzida por mulheres que amam mulheres.
1ª Mostra de Arte Lésbica. Em cartaz até dia 10.10 (exceto no fim de semana), das 10h às 21h. Entrada Gratuita.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã.

Uma lembrança bem jeitosinha, espaçosa e confortável. Destaque do guia passado, a CasaCor mantém uma programação caprichada, com espaços elaborados por arquitetos, designers e decoradores. Segue assim até novembro.
CasaCor. De terça-feira a sábado, do meio-dia às 21h. Domingo, do meio-dia às 20h. Ingressos a partir de R$ 50. Até 4 de novembro. 
CasaCor. Ladeira de Nossa Senhora, 163 – Glória. 

Dica de curso gratuito: o Poeira promove o Laboratório Pictopoético em Movimento. Serão realizados workshops de colagem gráfica, arte generativa, chromakey e poesia visual, mesclando ferramentas analógicas e digitais de produção de conteúdo audiovisual. Para se inscrever, envie um e-mail para [email protected], com um currículo e uma carta de intenção.
Laboratório Pictopoético em Movimento. De terça-feira (09.10) a sábado (13.10). Gratuito.
Teatro Poeira. Rua São João Batista, 104 – Botafogo.

Data

04 de October, 2018

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.