Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana em São Paulo: 26.10

As boas do fim de semana em São Paulo: 26.10

Quem escreveu

Tava Passando

Data

25 de October, 2018

Share

Ai WeiWei – Raiz

Ai WeiWei / Foto: Peter Macdiarmid/Getty Images
Ai WeiWei / Foto: Peter Macdiarmid/Getty Images

O enorme e importantíssimo artista chinês Ai WeiWei inaugurou sua primeira grande exposição no Brasil, uma verdadeira retrospectiva que reúne algumas de suas mais famosas obras. Pelos 8 mil metros quadrados da Oca, no Ibirapuera, podemos passear por cerca de 70 obras, como “Sunflower Seeds” (foto), composta por milhões de “sementes de girassol” de porcelana pintadas à mão por artesãos chineses, “Lei da Jornada” que leva um barco de refugiados para o lago do parque, a gigantesca escultura de bicicletas “Forever Bicycles”, a obra “Straight” como foi originalmente concebida, com 164 toneladas de vergalhões resgatados dos escombros de escolas destruídas por um terremoto em Sichuan, na China, e obras recentes criadas junto a artesãos de várias partes do Brasil. Um passeio pelo jeito combativo de ver o mundo de WeiWei, sempre a favor das liberdades individuais e dos direitos humanos. Imperdível é pouco.

Ai WeiWei – Raiz. Até 20.01, de terça a sábado das 11h às 20h, domingos e feriados das 11h às 19h. Ingressos: R$ 20.
Oca. Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera

Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos

Bauhaus Imaginista / Foto: divulgação
Bauhaus Imaginista / Foto: divulgação

Para comemorar os 100 anos da escola alemã Bauhaus, o projeto Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos percorre diferentes países influenciados por sua pedagogia, focando no impacto e na recepção internacional do movimento. A mostra traz cerca de 300 trabalhos de 30 artistas como Paul Klee, Josef Albers, Ahmed Cherkaoui, Marguerite Wildenhain, Lenore Tawney e Sheila Hicks e aqui em seu capítulo brasileiro aborda o papel desempenhado pela apropriação cultural e a relação com professores e estudantes que emigraram da Bauhaus, com trabalhos de Lina Bo Bardi, Lygia Clark Lygia Pape, Helio Oiticica, Ivan Serpa e Paulo Tavares. No ano que vem, esse passeio da exposição por Nova Délhi, Quioto, Xangai, Moscou, São Paulo e Nova Iorque juntará todos os pedaços em uma super mostra em Berlim.

Bauhaus Imaginista: Aprendizados Recíprocos. A partir de quarta (24.10) até 06.01, terça a sexta das 10h às 21:30, sábados e domingos das 10h às 18h. Gratuito.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia

Lasar Segall: Ensaio Sobre a Cor

Lasar Segall / Foto: divulgação
Lasar Segall / Foto: divulgação

Um dos nomes consagrados da arte do século XX, Lasar Segall é lituano naturalizado brasileiro, e ganha uma exposição no Sesc 24 de Maio baseada em seu uso da cor. A expo reúne um raro e robusto conjunto de trabalhos do artista, com cerca de 87 pinturas e seis desenhos, além de fotografias e documentos, dividida em segmentos cromáticos: Angústia: a cor emoção; Sob o signo dos trópicos: a paleta nacional; Compaixão: a não cor; e Introspecção: a “cor Segall”. Uma mostra importantíssima que demonstra a atualidade da obra de Lasar Segall, que sempre fez questão de retratar o drama das populações desterradas.

Lasar Segall: Ensaio Sobre a Cor. A partir de sexta (26.10), às 9h, até 05.03. Gratuito.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, Centro

Peraí que tem mais

A quinta mostra do programa Nova Fotografia do MIS aborda a representação do negro no Brasil.
Nova Fotografia 2018: “Bambas”, de Hudson Rodrigues. A partir de quinta (25.10), até 09.12, terça a sábado das 12h às 20h, domingos e feriados das 11h às 19h. Gratuito.
MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Às vésperas do 2º turno, a poesia vem dar as caras, chamar para a luta, conclamar à liberdade.
Poemas pela Democracia. Quinta (25.10) das 21h às 23h. Gratuito.
Plana. Rua Fradique Coutinho, 1139, Pinheiros

Novo projeto da galera do Trovadores Do Miocárdio focado em “Secreções Poéticas & Outras Transgressões” de escritores e artistas gays.
Microtragédias do Desejo – #1. Sexta (26.10) das 19h às 22:30. Ingressos: R$ 15.
BALSA. Rua Capitão Salomão, 26, Centro

Expo com dez artistas brasileiros que buscaram inspiração nas obras de autores como Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector, Paulo Leminski e João Guimarães Rosa.
Água da Palavra/Quando mais dentro aflora. A partir de sábado (27.10) às 13h, até 02.02, dee terça a sexta das 10h às 19h, sábados das 10h às 17h. Gratuito.
Instituto Cultural Adelina. Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes

Duas expos sobre cinema no IED: uma mostra fotográfica em homenagem à diva italiana Monica Vitti e criações em papel com miniaturas de grandes figurinos do cinema.
Cinema em Exposição: Monica Vitti em fotografia | Figurinos de Papel. Até 09.11, de segunda a sexta, das 10h às 22h, sábados e domingos, das 10h às 16h. Gratuito.
IED São Paulo. Rua Maranhão, 617, Higienópolis

Mais uma edição do projeto de ativação do espaço e de interlocução entre artistas, agentes culturais e o público da Pivô.
Ateliê Aberto + Conversa Letícia Ramos. Sábado (27.10) das 13h às 19h. Gratuito.
Pivô. Edifício Copan, Avenida Ipiranga, 200, Bloco A, loja 54, Centro

A galera do Mão na Roda ensina a decorar bikes com stencil art, usando tinta e verniz spray, moldes recortados a mão e pincéis.
Oficina Tattoo nas Bikes. Sábado (27.10) das 15h às 17h. Gratuito.
Mão na Roda. CCSP, Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

O artista visual Derlon lança livro que retrata sua experiência artística no sertão do Ceará.
Lançamento do livro “Derlon”. Sábado (27.10) das 14h às 17h. Gratuito.
55SP. Rua Barão de Tatuí, 377, Santa Cecília

Quem escreveu

Tava Passando

Data

25 de October, 2018

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.