Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana em São Paulo: 13.09

As boas do fim de semana em São Paulo: 13.09

Quem escreveu

Tava Passando

Data

12 de September, 2019

Share

Festival Red Bull Basement

Festival Red Bull Basement / Foto: divulgação
Festival Red Bull Basement / Foto: divulgação

O Red Bull Basement, assim como tudo que rola no Red Bull Station, costuma explodir cabeças com sua programação que mistura arte, tecnologia e questionamentos filosóficos. Nesta edição, com curadoria do artista visual Claudio Bueno, o tema “Visualizações de Mundos” nos convida a refletir sobre os imaginários e visualizações gerados pelas tecnologias digitais, bem como suas ferramentas, softwares, códigos e aparelhos. Na programação rolam papos como “Espaços Inventados”, “O que as plantas tem a dizer sobre nós?”, “Astronomia e Constelações Afro-indígenas Brasileiras”, “Tecnologias e periferia”, “Inclusão e robôs” e vários workshops como “Visualizações de dados”, “VR e visualizações 360”, “Tecnologias de Navegação” e “Futuros possíveis: oficina de criação de oráculos pessoais e coletivos”. Também tem exposição com projetos da residência hacker, filmes e ainda um planetário inflável montado na laje do Red Bull Station, com projeções que apresentam constelações afro-indígenas a cada 20 minutos por todo o dia. Tudo na faixa!

Festival Red Bull Basement. Sábado (14.09) das 10h às 20h. Gratuito.
Red Bull Station. Praça da Bandeira, 137, Centro 

Ambiental + Línguas Ameríndias + O Ser Humano e a Água

Ambiental: arte e movimentos / Foto: Pedro Motta
Ambiental: arte e movimentos / Foto: Pedro Motta

Estão rolando na cidade três exposições que tratam de um tema super atual e urgente: preservação. Ambiental: arte e movimentos no MUBE é uma mostra coletiva sobre questões socioambientais, que reúne trabalhos de 22 artistas e participação de organizações ligadas a questões ambientais, como Fundação SOS Mata Atlântica e Greenpeace, e traz desenhos, pinturas, fotografias e instalações que dialogam direta e indiretamente com questões ecológicas. O Unibes Cultural inaugura a exposição sensorial O Ser Humano e a Água, uma experiência completamente imersiva, que convida a todos a refletir sobre a forma como o homem vem explorando esse recurso natural. Já o Memorial da América Latina vem com Línguas Ameríndias – Ontem, Hoje e Amanhã, uma série de eventos que buscam despertar a reflexão sobre a extinção de línguas milenares dos povos originários do nosso continente e a importância de preservá-las. Vai ter ritual indígena que une dança, religião, luta e brincadeiras, mesa de debate com professores e ainda um espaço expositivo com painéis com textos explicativos, imagens, infográficos, mapas e objetos relacionados às mais diversas línguas ameríndias.

Ambiental: arte e movimentos. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Até 03.11. Gratuito.
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia. Rua Alemanha, 221, Jardim Europa
Línguas Ameríndias – Ontem, Hoje e Amanhã. A partir de terça (10.09). Segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 9h às 18h. Até 29.09. Gratuito.
Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
O Ser Humano e a Água. A partir de quinta (12.09) às 10h. De terça a domingo das 10h30 às 18h30. Ingressos: R$ 20 e R$ 10.
Unibes Cultural. Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré 

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo / Foto: divulgação
Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo / Foto: divulgação

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em sua 12ª edição tem o título “Todo dia”, e propõe destacar o protagonismo do cotidiano – a dimensão mais trivial da realidade – na arquitetura e no urbanismo no século XXI. Ela é composta de duas exposições em dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo: “Todo dia” no Sesc 24 de Maio e “Arquiteturas do cotidiano” no Centro Cultural São Paulo. As obras giram em torno de três eixos temáticos: relatos do cotidiano, materiais do dia a dia e manutenções diárias, e as obras são instalações e site-specifics, assim como práticas e projetos que vão da construção ao design, planejamento, fotografia, pedagogia, pesquisa, políticas públicas e ativismo. “Todo dia” apresenta uma rede de intervenções produzidas por equipes interdisciplinares que dialogam com o dia a dia do Sesc 24 de Maio, e “Arquiteturas do cotidiano” mostra projetos de arquitetura, urbanismo, instalações, fotografias e vídeos de mais de 20 países que tentam re-imaginar como o cotidiano molda nosso mundo.

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo: Todo Dia. De terça (10.09) até 29.09. Gratuito.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de maio, 109, Centro
Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo: Arquiteturas do cotidiano. De sexta (13.09) até 08.12. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso 

Peraí que tem mais

Últimos dias para a expo do projeto Novos Para Nós, com 14 artistas que contam sobre o imaginário, tradições, localidades, cotidiano e que instigam a pensar o nosso Brasil.
Feito de Jeitos. Até 13.09, das 11h às 19h. Gratuito.
Casa Bandeirista. Rua Iguatemi, 1-47, Itaim Bibi

A primeira individual da artista mineira Lotus Lobo caracteriza-se pelo uso diverso de suportes e procedimentos litográficos.
Território Gravado. A partir de terça (10.09) às 19h. De terça a sexta das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 17h. Até 09.11.
Galeria Superfície. Rua Oscar Freire, 240, Jardim Paulista

Exposição comemorativa para o lançamento da nova edição do livro “Lendas Africanas dos Orixás” de Pierre Verger e Carybé.
Pierre Verger e Carybé. A partir de quinta (12.09) às 19h. Até 28.09. Gratuito.
Galeria Marcelo Guarnieri. Alameda Lorena, 1835, Jardim Paulista

Se você não sabe nem fazer um barquinho de papel, vá aprender a milenar técnica japonesa.
Oficina Origami Básico. Sábado (14.09) das 11h às 17h (várias sessões). Gratuito.
Japan House São Paulo. Avenida Paulista, 52, Paraíso 

A palestrante e professora da USP Maria Cristina Pereira questiona: “Por que não existiram grandes artistas mulheres?”
MASP Palestra: ‘Quando as mulheres (se) pintam’. Sábado (14.09) das 11h às 13h. Gratuito.
MASP. Avenida Paulista, 1578, Bela Vista

Oito quadrinhistas e escritores da área do terror batem um papo com a galera sobre o processo criativo.
Biblioterror. Sábado (14.09) das 15h às 18h. Gratuito.
Biblioteca Pública Municipal Álvaro Guerra. Avenida Pedroso de Morais, 1919, Pinheiros

Quem escreveu

Tava Passando

Data

12 de September, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.