De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

As boas do fim de semana em São Paulo: 10.08

Quem escreveu

Tava Passando

Data

09 de August, 2018

Share

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema + Festival de Cinema Judaico

Todo ano, por algum motivo, esses dois festivais acontecem ao mesmo tempo, e a gente se sente na obrigação de falar dos dois – e recomenda também prestigiar as duas visões particulares de um mesmo mundo. A 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema fica até o fim do mês e traz 23 produções – 8 inéditas – que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe. Já o Festival de Cinema Judaico rola até semana que vem e traz 32 filmes, sendo 12 de ficção, 14 documentários e 6 na sessão especial Panorama de Israel, e entre os destaques estão “Além das Águas” da Dinamarca, “Sobibor” da Rússia e “Um Ato de Desafio” da África do Sul.

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. A partir de quarta (08.08) até 27.08, várias sessões. Ingressos: a partir de R$ 3,50.
CineSesc. Rua Augusta, 2075, Cerqueira César
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, Centro
Reserva Cultural. Avenida Paulista, 900, Bela Vista
Festival de Cinema Judaico. Até quarta (15.08), várias sessões.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Clube Hebraica SP. Rua Hungria, 1000, Pinheiros
IMS. Avenida Paulista, 2424, Consolação
Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro

Mostra Um Lugar ao Sol

o som ao redor, kleber mendonça filho, mostra um lugar ao sol, ccsp

A frase “Um Lugar ao Sol” é um ótimo jeito de resumir as mazelas que todas as grandes cidades vivem hoje, relacionadas a conflitos do espaço urbano, especulação imobiliária, gentrificação, falta de moradia, etc. Essa mostra do CCSP conseguiu reunir vários filmes brasileiros recentes que navegam por essa temática e tomam o espaço urbano como elemento privilegiado de suas inquietações. São filmes onde a cidade não é apenas cenário, mas elemento fundamental para perceber a vida social e seus conflitos. E são filmes ótimos, como “Era o Hotel Cambridge” de Eliane Caffé, o instigante filme de terror carioca “Mate-me por favor” de Anita Rocha da Silveira, a dobradinha premiada de Kleber Mendonça Filho “Aquarius” e “O Som ao Redor” e ainda “Branco sai, preto fica”, “Casa grande”, “Em trânsito” e o que dá nome à mostra, o documentário “Um lugar ao sol”. Além dos filmes rolam debates com realizadores. Imperdível!

Mostra Um Lugar ao Sol. Quinta (09.08) a domingo (12.08), várias sessões. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000, Liberdade

Um Povo Omitido

“Um Povo Omitido” é a montagem surrealista do Teatro do Incêndio que estreou semana passada e traz a fúria do apagamento da cultura brasileira. A peça mistura rebelião e revolta ao retratar o massacre final sofrido pela cultura brasileira “em nome de toda forma de lucro, apoiado por uma falsa religiosidade de políticos pastores e ruralistas sem quaisquer resquícios de valores que não o dinheiro e uma moral falida”. O espectador pode escolher se quer ser participante ativo ou passivo, e é convidado a comer um prato de comida típica brasileira no meio do espetáculo. Aquele tapa na cara que a gente precisa de vez em quando.

Um Povo Omitido. Sábado (11.08) às 21h, domingo (12.08) às 19h e segunda (13.08) às 21h. Ingressos: pague quanto puder.
Teatro do Incêndio. Rua Treze de Maio, 48, Bela Vista

Peraí que tem mais

Três dias de programação de filmes realizados por artistas visuais, que tratam da paisagem urbana e da relação com o outro.
1ª Mostra de Filme de Artista. Quinta (09.08) e sexta (10.08) das 19h às 21h, sábado (11.08) das 16h às 18h. Gratuito.
Espaço Cultural Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos

Peça de Inez Viana e Thomas Quillardet sobre uma mulher desmemoriada.
A Última Peça. Quinta (09.08), sexta (10.08) e sábado (11.08) às 21:30, domingo (12.08) às 18:30 (até 02.09). Ingressos: a partir de R$ 6.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia

Filminho indie no parque!
Cine na Praça: Capitão Fantástico. Domingo (12.08) às 19:30. Gratuito.
Parque do Povo. Avenida Henrique Chamma, 420, Itaim Bibi

Exibição do filme biográfico de Stephen Hawking seguido de bate-papo com o físico Luis Carlos Meneses.
CineCiência | “A teoria de tudo”. Domingo (12.08) às 16h. Gratuito.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Quem escreveu

Tava Passando

Data

09 de August, 2018

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

Comentários

  • Dia 17/08 tem início o 1 Festival de Luzes de SP. Gostaria de sugerir uma pauta, será muito legal com uma interação no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera. Qual o e-mail e telefone da redação? Tenho como falar com a Vanessa?
    - Luciana G. Frei
    • Oi Luciana, tudo bem? Recebemos email do Pedro Lara (Visualfarm) com as informações sobre o festival. Vamos considera-lo para o guia da semana que vem. O nosso contato é [email protected] A Vanessa não se envolve diretamente co o guia. Pode enviar sempre nesse email, pois eu que recebo e faço a pré-curadoria do que vai entrar ou não no guia. Beijos :)
      - Chicken or Pasta

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.