Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana em São Paulo: 08.03

As boas do fim de semana em São Paulo: 08.03

Quem escreveu

Tava Passando

Data

07 de March, 2019

Share

Ocupação.NÁMÍBIÀ

Aretha Sadick / Foto: divulgação
Aretha Sadick / Foto: divulgação

Uma semana dedicada à prática e criação de artes visuais OU 8 dias com oficinas de confecção de acessórios, figurinos, máscaras, maquiagem e performance OU uma semana de produção imaterial, gerada pelo compartilhamento de experiências vividas por pessoas negras e LGBTQI+. Tudo isso junto! O NÁMÍBIÀ é uma coletividade de pessoas negras, majoritariamente LGBTQI+, que conecta artistas de diferentes áreas das artes visuais e da música, de diferentes regiões do país, com destaque pra região nordeste. Nessa ocupação do Sesc Pinheiros vão rolar diferentes atividades, como as oficinas Designer de figurinos e instalação corporal, Maquiagem e incômodos visuais, Exercícios de ritmo, sincronização e improvisação com Loïc Koutana e o mais legal: a roda de conversa Transfuturismo, com a multiartista Aretha Sadick e a estudante de Pedagogia Maria Clara Araújo.

Ocupação.NÁMÍBIÀ. Quinta (07.03) a sexta (15.03), vários horários. Gratuito.
Sesc Pinheiros. Rua Paes Leme, 195, Pinheiros

Janaina Mello Landini / Foto: divulgação
Janaina Mello Landini / Foto: divulgação

Chega de carnaval, todo mundo circulando, vamo voltar pra São Paulo de sempre, de cinema, shows e exposições. A Zipper garante isso, com exposição individual de artista mineira radicada em São Paulo Janaina Mello Landini, “Aqui, agora”. Em uma obra site-specific, uma corda com 20 metros de comprimento, 30 centímetros de diâmetro e 120 kg de massa fica suspensa no salão principal da Zipper. A exposição também traz trabalhos em tela da série Ciclotrama – um neologismo da artista para designar a pesquisa que desenvolve desde 2010 onde, a partir de um desenho espacial, ela experimenta tensão física entre os fios e a distribuição das cargas recebidas para tocar em temas como interconectividade e interdependência.

Janaina Mello Landini. A partir de sábado (09.03) às 11h. Até 06.04. Gratuito.
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim Paulista

Programação Dia das Mulheres

IMS Paulista / Foto: Madalena Schwartz
IMS Paulista / Foto: Madalena Schwartz

O Dia das Mulheres esse ano ficou meio escondido depois do carnaval, mas ainda assim está cheio de programações especiais – e que tomara que sejam só uma amostra de atividades mais femininas durante o ano todo. O IMS Paulista inaugura uma instalação composta por imagens de oito fotógrafas do acervo do Instituto, como Alice Brill (1920-2013), Hildegard Rosenthal (1913-1990), Lily Sverner (1934-2016) e Claudia Andujar (1931), por tempo curtinho só até dia 16. A Casa das Rosas, em parceria com a campanha Arte+Feminismo Wikipédia,  faz uma maratona para melhorar o conteúdo sobre mulheres cis e trans e as artes na maior enciclopédia online do mundo. Rolam dois eventos sobre a relação das mulheres no trabalho: o seminário “Futuro da Mulher no Mundo do Trabalho” no Memorial da América Latina, que recebe o historiador Leandro Karnal e a biofarmacêutica cearense que ficou conhecida por sua luta contra a violência doméstica e deu nome à Lei Maria da Penha, e uma roda de conversa no Museu da Casa Brasileira sobre design e igualdade de gênero. Também no Memorial tem abertura da exposição De Peito Aberto, com fotos que promovem a autoestima da mulher com câncer de mama. O espaço O Andar inaugura a exposição Mulher Bonita É A Que Luta de Sofia Lemos, unindo colagem com a poética de grandes mulheres da literatura brasileiras: Conceição Evaristo, Hilda HIlst e Orides Fontela. E o ciclo de palestras do MASP discute as características teóricas e políticas do feminismo negro no Brasil.

Fotógrafas no Acervo. A partir de sexta (08.03) às 10h. Terça a domingo, das 10h às 22h. Até 16.03.
IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, Consolação
Arte+Feminismo – Maratona Wikipédia. Sexta (08.03) das 19h às 21h. Gratuito.
Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37, Paraíso
De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista. A partir de sexta (08.03) às 17:30. De terça a domingo das 9h às 18h. Até 07.04. Gratuito.
Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Roda de Conversa Design e Igualdade de Gênero. Sexta (08.03) das 15:30 às 18h. Gratuito.
Museu da Casa Brasileira. Avenida Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
Mulher Bonita É A Que Luta. A partir de sexta (08.03) às 19h. Até 30.03. Inscrições: R$ 130.
O Andar. Rua Dr. Gabriel dos Santos, 30 – 2ºAndar, Santa Cecília
Seminário Mulheres no Trabalho. Sexta (08.03) das 9h às 17h. Gratuito com inscrições.
Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
MASP Palestras | Feminismo negro no Brasil. Sábado (09.03) das 11h às 13h. Gratuito.
MASP. Avenida Paulista, 1578, Bela Vista

Peraí que tem mais

Nesta oficina os participantes irão criar seus próprios cartazes gráficos pela justaposição de letras, tipos e caracteres.
Cartazes Tipográficos. Sábado (09.03) às 14h. Gratuito com inscrições.
Espaço Cultural Porto Seguro. Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos

Uma HQ para tempos sombrios, com 72 páginas coloridas e matérias em temas obscuros, com narrativas que seguem pelas sombras.
Lançamento da HQ Sinistra n. 1: Uma revista para tempos sombrios. Sábado (09.03) das 16h às 21h. Gratuito.
Clepsidra Fortunato. Rua Fortunato, 117, Santa Cecília

Sexto número do Jornal de Borda, sob o tema Fronteiras e Encruzilhadas.
Lançamento Jornal da Borda. Sábado (09.03) às 16h. Gratuito.
Casa do Povo. Rua Três Rios, 252, Bom Retiro

28 artistas transformam texto em imagem, inspirados na obra de dois consagrados escritores sul-americanos do século passado: Mário de Andrade e Jorge Luiz Borges.
A Imagem e a Palavra. A partir de sábado (09.03), de segunda a sexta das 9h às18h e sábados de 9h às 15h. Até 09.04. Gratuito.
Memorial da América Latina. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Durante a transição, o cinema espanhol, assim como os seus próprios cartazes, dialoga sobre as intensas mudanças adotadas pela sociedade espanhola durante quase uma década.
A Transição espanhola em vinte cartazes de cinema. A partir de sábado (09.03). Até 18.05. Gratuito.
Instituto Cervantes São Paulo. Avenida Paulista, 2439, Consolação  

Exposição em dupla de Claudio Matsuno e Renata Pedrosa, estabelecendo aproximações e diferenças entre os trabalhos dos dois.
Lampejo. A partir de sábado (09.03). Gratuito.
Galeria Virgílio. Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426,  Pinheiros

SAVE THE DATE
Programa para iniciantes com técnica laica, prática e simples. Destinado a quem não tem experiência e quem já medita e quer aprofundar a técnica.
Curso Mindfulness para Qualidade de Vida, com Marcelo Maia. A partir de quinta (21.03), das 20h às 22h. 8 encontros. Inscrições: R$ 1.350.  

Quem escreveu

Tava Passando

Data

07 de March, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.