Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana em São Paulo: 07.06

As boas do fim de semana em São Paulo: 07.06

Quem escreveu

Tava Passando

Data

06 de June, 2019

Share

Da Indonésia à Amazônia – Expedições de Jean-Michel Cousteau

Da Indonésia à Amazônia / Foto: Ocean Future Society
Da Indonésia à Amazônia / Foto: Ocean Futures Society

Você pode não conhecer Jean-Michel Cousteau, mas com certeza conhece seu pai – Jacques Cousteau. Juntos, em família, eles realizaram o maior trabalho de exploração do oceano de toda a história, documentando a vida marinha e a conexão entre o homem e a natureza – durante 60 anos. Nesta exposição do Centro Cultural Fiesp, podemos mergulhar nos mares e cenários de diferentes partes do mundo, em 60 fotografias inéditas captadas pela equipe da Ocean Futures Society, ONG criada por Jean-Michel para transmitir o legado Cousteau. A mostra traz fotografias da vida marinha e de animais incríveis de países como Fiji, Papua-Nova Guiné, Nova Zelândia, Bahamas, Brasil, dentre outros, e é dividida em seis capítulos: Gigantes do Oceano, Florestas do Mar, Sem Ossos, Hábitos Marinhos, Camuflagem & Sexto Sentido e Amazônia – sempre com o objetivo de expandir o conhecimento do público sobre a fauna e a flora marinhas do nosso maltratado planeta.

Da Indonésia à Amazônia – Expedições de Jean-Michel Cousteau. A partir de terça (04.06) até 04.08. Terça a sábado das 10h às 22h, e domingos das 10h às 20h. Gratuito.
Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, Bela Vista

Construções e Geometrias

Gisela Motta e Leandro Lima / Foto: A4Holofote
Gisela Motta e Leandro Lima / Foto: A4Holofote

O MuBE criou a exposição Construções e Geometrias com o objetivo de revelar a construção do olhar do colecionador, aproximando o grande público de importantes coleções particulares. Neste caso, uma seleção de obras da coleção de Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, com trabalhos dos principais artistas contemporâneos brasileiros como Adriana Varejão, Artur Lescher, Carmela Gross, Cildo Meireles, Ernesto Neto, Nelson Leirner, Nuno Ramos e Waltércio Caldas, entre outros. No recorte de “Construções e Geometrias”, a curadoria enfatiza a arte construtiva e geométrica, seja como desdobramento, como ruptura ou reinvenção dessa tradição, em uma seleção de trabalhos que privilegia ainda possíveis vínculos entre as obras e a arquitetura do MuBE. Parece demais!

Construções e Geometrias. A partir de sábado (08.06) das 10h às 18h. Gratuito.
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. Rua Alemanha, 221, Jardim Europa

Apocalipse? Festival Todavia

Fernando Haddad / Foto: divulgação
Fernando Haddad / Foto: divulgação

A incrível editora todavia, uma das mais legais por aí, luta contra o desmonte da cultura da melhor maneira que sabe: promovendo mais cultura. Eles realizam neste sábado o seu primeiro festival, chamado APOCALIPSE?, que vai reunir personalidades das artes, política e jornalismo em um espaço de reflexão para questões incontornáveis dos nossos dias, como as crises da democracia, da arte e de noções de indivíduo. Vai rolar Otto, Fernando Haddad e Laura Carvalho falando sobre “Mundos em Extinção”, Karina Buhr, Chico Felitti e Milly Lacombe falando sobre “Mundos Em Transformação” e muito mais, tudo de graça e terminando com um show do cara do momento: Edgar.

Apocalipse? Festival Todavia. Sábado (08.06) das 16h às 21h. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Peraí que tem mais

Uma seleção de fotos e documentos sobre o coletivo artístico Etsedron, formado por mais de 20 integrantes e liderado pelo artista Edson da Luz, atuante na década de 1970.
Exposição Passagem Etsedron. Até domingo (07.07) das 10h às 18h. Gratuito.
Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Segunda individual do artista gaúcho em São Paulo, que apresenta desenhos e pinturas de paisagens abstratas que fazem um comentário poético sobre luz e escuridão.
Torrente, de Eduardo Haesbaert. A partir de quarta (05.06), segunda a sexta das 10h às 19h, sábados das 11h às 17h. Gratuito.
Bolsa de Arte. Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena

Individual da argentina Magdalena Jitrik Composta por oito pinturas e um conjunto de objetos.
Magdalena Jitrik – El Silencio. A partir de quarta (05.06). Gratuito.
Galeria Luisa Strina. Rua Padre João Manuel, 755 ,Cerqueira César

A Editora Primata levanta a questão deste bate-papo: o que significa publicar livros nos dias que correm? A poesia tem um papel? Quem se alimenta da poesia? O livro continua sendo o seu veículo principal?
Quem se alimenta da poesia? – Debate. Quinta (06.06) às 19h30. Gratuito.
Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Clube de literatura para trocar experiências, sempre com um ponto de vista feminino e libertador. No momento, lendo “Hibisco Roxo”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Clube de Literatura Feminista. Quinta (06.06) às 20h. Gratuito.
Casa 1. Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista

A Feira Parte ocupa um casarão em frente ao MIS com a Casa Parte, que neste finde traz arte urbana com show e live painting.
Casa Parte. Quinta (06.06) a domingo (09.06) das 14h às 21h. Gratuito.
Avenida Europa, 241, Jardim Europa

Reflexão sobre a mídia brasileira até os anos 1990 (sobretudo séries e novelas da TV Globo) para examinar como discursos a respeito dos direitos das mulheres adentraram (ou não) a mídia comercial e a sociedade.
MASP Palestras: Feminismo e gênero na mídia brasileira. Sábado (08.06) às 11h. Gratuito.
Museu de Arte de São Paulo – MASP. Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César

A expo Luiz Paulo Baravelli traz pinturas e objetos da década de 1960 até 2017, com obras dos mais diversos materiais. Já a outra expo é a primeira individual do artista Renato Rios, com pinturas e estudos da série Interiores.
Luiz Paulo Baravelli + Renato Rios. Até sábado (03.08) das 10h às 19h. Gratuito.
Galeria Marcelo Guarnieri. Alameda Lorena, 1835, Jardim Paulista

O projeto Força Meninas faz um evento para meninas (e suas famílias) para incentivá-las a expressarem suas ideias e opiniões sem medo.
Minha Voz Tem Força. Domingo (09.06) das 13h às 17h. Ingressos: a partir de R$ 30.
Unibes Cultural. Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré

Quem escreveu

Tava Passando

Data

06 de June, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.