Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Consumo consciente: marcas nacionais sustentáveis de verdade – vol.1

Quem escreveu

Patricia Graf

Data

06 de July, 2021

Share

O consumo consciente não vem só de controlar quanto gastar, mas sim saber o origem de cada coisa que consumimos e o impacto que cada produto tem no mundo. Essas marcas nacionais são todas sustentáveis de verdade para você consumir à vontade!

Quem diria que uma fuga dentro da minha própria cidade me transformaria tanto! Inspirada na minha última experiência que conto aqui, aproveitei que tirei tempo para mim e busquei coisas que alimentam a alma. Conheci marcas com propósito real, que façam desse mundo um lugar melhor para viver e para ter, para consumo consciente. Elas buscam sustentabilidade de verdade.

Ewúa Natural

Meu primeiro encontro foi com a Ewua, uma marca de cosméticos naturais e veganos, feita artesanalmente. Ela é toda pensada para reduzir danos na estrutura toda, desde a arquitetura do laboratório, para consumir menos energia, até as embalagens e entrega, para ser mais sustentável. Eu sou uma consumidora bem básica de cosméticos, o que deixa mais fácil de transformar meus hábitos. Aderi ao shampoo e sabonete, cremes e protetor labial. Para achar paz, no autocuidado.

Ewua - marca de cosméticos preocupada com sustentabilidade e consumo consicente
Ewua e seus cosméticos veganos.

L´envie Parfums

Seguindo meu passeio virtual, vi que a L´envie fez uma collab com a Pantone e eu quase morri do coração. Como se não fosse suficiente, a marca pensou em como ressignificar os produtos, trazendo a ideia de como reutilizar as embalagens, deixando o processo mais sustentável. Quando sua vela acaba, ela vira um pote para canetas. Seu difusor vira um vaso e o home spray você usa para molhar as plantas! Dá uma olhada. Além de tudo, eles têm refil dos produtos, para reduzir a utilização dos recursos naturais.

L´envie em collab com a Pantone pensando em sustentabilidade e consumo consciente
L´envie em collab com a Pantone. @entaovah

Ariú Atelie

Marca com atividade pausada – O Ariú é um atêlie de flores secas, o que as torna duradouras. Um arranjo feito com muito cuidado e que você pode pedir para combinar com as cores da sua casa, ou do quarto do seu hotel, deixando a vida com ares de casa bem cuidada. Arte em forma de flores. A durabilidade é algo hoje muito discutida quando falamos em sustentabilidade e merece atenção!

Ariu faz arranjos de plantas secas para durarem muitas estações e diminuírem o desperdício.
Ariu e suas flores que duram muitas estações!

2collab

A 2collab reúne no mesmo lugar marcas independentes e nacionais. Eu sou alucinada por novos artistas, uma vez que eles nos apresentam um olhar novo e autoral para o que fazem. Ter alguém dando espaço para quem está disposto a ressignificar a moda trazendo consciência, baixa escala, liberdade e com propósito é incrível e eu virei fã. Muitas peças são feitas manualmente, em upcycling e trazendo cuidados ambientais e sociais, abraçando as causas body positive e genderless.

2collab no Canopy - @entaovah
2collab @entaovah

Minhas marcas preferidas lá dentro são: a Jouer Couture com a valorização da mulher imperfeita e com tecidos certificados e de reuso; a Augustina Gutierrez, com o consumo consciente; Akemi, com a valorização do artesão e matéria prima natural; e a Laundrette; com o cuidado de ser atemporal sem agredir o ambiente. E essas são só algumas de muitas outras dentro da 2collab.

Holistix

Outra marca que me impactou muito foi a Holistix, que traz a reflexão de como deixar sua própria vida mais sustentável, transformando a rotina com pequenos hábitos. O guia da rotina te ajuda a fazer isso em um processo lindo. Tudo começa olhando para cada fatia da vida e quão satisfeita você está com cada uma. O que te leva a escolher onde merece seu primeiro esforço, com um calendário que te ajuda a acompanhar a mudança em blocos de 21 dias. Além de ter produtos lindos que deixa tudo mais gostoso e divertido.

Holistix é uma marca que te ajuda a ter uma vida mais sustentável e consumo mais consciente
Holistix e a mudança dos pequenos hábitos.

Eu comecei com o raspador de língua, o Golden Mix, o kit de óleos essenciais, escova seca e almofada seca, apoiados no Guia da Rotina. Ter alguém te lembrando que hábito bom é o que cabe na sua vida é um carinho!

Estúdio Nori

O estúdio Nori entrega peças de arte para usar, como brincos de cerâmica plástica, que provoca menos impacto no meio ambiente por consumir menos água na produção e emitir metade do gás carbônico em todo o processo. Além de ser artesanal, em pequena escala, cada peça tem pelo menos um tico diferente da outra por ser modelada a mão pela Thais, tornando cada peça única.

O Estúdio Nori faz peças artesanais e únicas com uma produção preocupada com a redução do impacto ambiental

Te convido a olhar para seus hábitos, reduzir o plástico da sua vida e cuidar mais de você e do planeta. Já foi? Entaovah!

Aqui é um texto incrível te ajudando a pensar em como o turismo pode ser sustentável em tempos pós pandêmicos.

Veja também: Consumo consciente: marcas nacionais que se preocupam com sustentabilidade – vol.2

Quem escreveu

Patricia Graf

Data

06 de July, 2021

Share

Patricia Graf

Viajante por natureza, Patricia busca pequenas descobertas cotidianas. Acredita que o encanto das cidades mora no ritmo dos locais e pode passar horas em um café apenas observando a banda passar. Ex-dona de hostel e ex-mochileira com algumas recaídas, hoje prefere quartos com vista em nowhere. Amante das road trips e desenvolvedora de roteiros com a cara do viajante, cai na estrada para conhecer e desbravar esse mundão.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.