Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Riviera Nayarit: o outro lado do litoral mexicano

Quem escreveu

Jo Machado

Data

22 de January, 2020

Share

A Riviera Nayarit é uma região do México voltado para o Oceano Pacífico, onde você encontra paisagens deslumbrantes e lindas praias com todo o conforto dos resorts all-inclusive.

Quando a gente pensa em praia no México, diretamente pensamos em Cancún, correto? E às vezes, mas só às vezes, a gente lembra de quando o Chaves foi a Acapulco. Todavia, a gente nem associa que Acapulco é no Oceano Pacífico e não no Caribe. OMG! Pois bem, embora o mar do Caribe seja uma delícia, existe um outro oceano banhando o México, e é nele que fica a Riviera Nayarit.

Para começar a falar de Riviera Nayarit é preciso entender a região. A Riviera Nayarit fica localizada entre Boca de Teacapán, ao norte, e o Rio Ameca, ao sul, coladinho na divisa com o estado de Jalisco, onde fica Puerto Vallarta. (Mas de Puerto Vallarta eu vou falar em outro post, prometo!)

Mapa da Riviera Nayarit

A riviera surgiu com a idéia de fomentar o turismo dessa região do estado de Nayarit, direcionando grande parte desse esforço para o turismo de luxo. Portanto, não dá pra negar, Nayarit e sua riviera são um destino – também! – para quem tem muito dinheiro. Mas isso não é regra não, viu?

Chegando via Puerto Vallarta (o aeroporto mais próximo) e seguindo rumo ao norte, a primeira cidade é chamada Nuevo Vallarta. E por ali começa a faraônica rede de hotéis e resorts da região. E tem para todos os bolsos!

Se a idéia é só relaxar, não se preocupar com nada. Nuevo Vallarta vai suprir seus desejos. Como do outro lado do país, em Cancún, em Vallarta o grande leque de opções de hospedagem all inclusive tornam a visita bem mais tranquila. Você só precisa se preocupar com o protetor solar. Belas praias, serviço de bons drinques e comidinhas em infraestrutura bacanuda estão garantidos.

W Hotel em Punda de Mita - Riviera Nayarit
W Hotel em Punta de Mita: all-inclusive incrível de se hospedar na região – Foto: Jo Machado

Na região sul da riviera, ao longo da Baía de Banderas, dividida entre os estados de Nayarit e Jalisco, é onde ficam as praias mais bonitas e a maior concentração de turistas. Contudo, a região de Punta de Mita, mais ao norte, vem chamando bastante atenção dos turistas atualmente. Com praias tão belas quanto as do sul, a área está fortemente equipada com seus resorts 5 estrelas e campos de golfe. Destino supimpa para quem tem o bolso gordinho e quer relaxar. Kourtney Kardashian que o diga!

A irmã mais velha do clã Kardashian esteve em Punta de Mita e se hospedou no maravilhoso Resort Imanta. E felizmente, graças a turma do Turismo da Riviera Nayarit e da turma da SMART PR, eu tive o enorme prazer de fazer o mesmo. Que experiência! Tão maravilhosa que o Imanta Resorts vai ganhar um post exclusivo logo mais. Inclusive com fotos especiais minhas inspiradas na minha colega Kourtney.

Outro lugar que merece uma visitinha na região é a charmosa Sayulita. Esse vilarejo de pouco mais de quatro mil habitantes vive em um clima constante de calmaria, que só é quebrado pelo movimentos dos carrinhos de golfe ocupados por turistas do mundo todo, que vem em busca de tranquilidade, de praias de águas quentes (raras na costa do Pacífico), e de esportes aquáticos como surfe e stand-up paddle.

Panorama da bela Sayulita Riviera Nayarit
Panorama da praia em Sayulita – Foto: Dave O

Em caso de cansar-se dos esportes e/ou da praia, o centrinho do povoado é forrado de lojas, bares e restaurantes, que oferecem uma vastidão de artesanatos, bons drinques e frutos do mar fresquinhos. E o principal, mesmo com a muvuca turística, Sayulita consegue manter e oferecer muitas experiências culturais mexicanas reais, como a celebração do Dia dos Mortos.

Preparação para o Dia dos Mortos em Sayulita
As ruas da bela Sayulita já preparadas para o Dia dos Mortos – Foto: Jo Machado

Mas a grande estrela – e a cara – da Riviera Nayarit são as Islas Marietas. Mas especificamente a Playa Escondida, que também é chamada de Playa del Amor. As ilhas exibem paisagens vulcânicas de tirar o fôlego e foram declaradas Reserva da Biosfera pela Unesco desde 2010. Mas para visitá-las você precisa pedir um ajudinha para São Pedro e Poseidon/Iemanjá. Porque, além de receber um número restrito de visitantes diariamente – pouco mais de 100, senão me falha a memória – e ter um tempo determinado de permanência – 20 minutos, também senão me falha a memória, a visitação às ilhas depende exclusivamente da condição climática e marítima. Ou seja, mar agitado, maré alta ou tempo ruim, sem passeio. Agora, se tudo colaborar, ao desembarcar por lá, não perca um segundo. Afinal, são 20 minutos e o tempo voa, meu anjo!

Playa Escondida / Playa del Amor - Islas Marietas - Riviera Nayarit
Parque Nacional Islas Marietas – Playa Escondida – Foto: Christian Frausto Bernal

Embora a idéia primordial de quem visita Riviera Nayarit seja praia e tranquilidade, vale fazer um pouco de turismo pela região. Algumas paradas obrigatórias na região são a lindinha Bucerías e suas hospedagens mais em conta; as belas montanhas de Sierra Madre; a histórica San Blas e o charmoso e super cultural, povoado de San Pancho.

Confesso que, devido ao pouco tempo, não pude conhecer tudo que a Riviera Nayarit tem a oferecer. E também que essa divisão maluca de cidades que são coladinhas, confundem um pouco a cabeça. Só estando lá para entender isso e que, embora confusa por um lado, a Riviera é um destino incrivelmente lindo. Suas belas praias, suas florestas e sua gente fazem qualquer confusão desaparecer.

Finalizo com meu profundo agradecimento a turma do Turismo da Riviera Nayarit e da SMARTPR pelo maravilhoso convite. Agradeço também a Denise, por passar protetor nas minhas costas, e aos meus parceiros de viagem por serem tão legais comigo. Que turminha supimpa! – Ayuda!

Em breve tem mais conteúdo sobre essa viagem à costa do Pacífico do México, rolando por aqui. Próxima parada: Puerto Vallarta.

Quem escreveu

Jo Machado

Data

22 de January, 2020

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.