Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia: melhores eventos do finde para curtir em casa

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

20 de March, 2020

Share

Seleção com alguns dos eventos mais legais que rolam nesse fim de semana na internet para você que está na quarentena por conta do coronavírus

Quem disse que o FOMO não bateria em nossas portas no meio de uma quarentena? Em tempos de “isolamento social”, o que está rolando é que nunca estivemos tão conectados como agora. O momento é horroroso, mas ao mesmo tempo é bonito ver o mundo abrindo sua porta digitalizada, oferecendo todo o seu conteúdo gratuitamente para entreter a gente que está trancado em casa. É o caso dos “grandes”, que podem fazer isso sabendo que a atitude será bem vista, ajudará o próximo e não quebrará suas pernas.

Mas como fazem os menores, que dependem do mundo físico para seus projetos rolarem? Rebolam e botam a criatividade para funcionar. É uma porcentagem pequena e privilegiada do mundo que pode se dar ao luxo de sentar no sofá para ver o dia passar pela janela enquanto busca formas de manter a sanidade mental. Lá fora tem um mundo de gente buscando formas de colocar comida no prato, que mal tem uma casa para ficar quando o lema mundial é “fica em casa”.

Do alto dos meus privilégios – afinal eu sou essa que está sentada no sofá vendo a vida passar na telinha do meu computador -, tenho buscado formas de ajudar essa cena de eventos da qual fiz parte, a ganhar algum dinheiro para pagar os boletos. Como posso ajudar? Divulgando o trabalho, sendo audiência e, se possível, doando o dinheiro que dá para ajudar artistas, produtores e promotores de eventos, uma das áreas mais afetadas nessa pandemia de coronavírus.

Tem muito artista fazendo lives espontâneas no Facebook ou no Instagram. Vale seguir os artistas que gosta no Instagram, porque fica fácil visualizar se eles entram ao vivo. Eu vi uma live no Instagram do Oláfur Arnalds lindo de chorar.

Mas chega de blá-blá-blá e vamos ao que interessa: para onde ir nesse fim de semana sem sair de casa? A lista é imensaaaaa, então eu selecionei os programas mais legais que sei que vão rolar. E, não esqueça: não deixe de doar, mesmo que pouco, caso tenha essa possibilidade. Agora é a hora do “nós” e não mais do “eu”:

Para dançar

Print screen da live da Kater Blau no United We Stream

A galera da cena de música eletrônica de Berlim se reuniu e criou a plataforma United We Stream, com uma agenda diária com festas e programação dos principais clubes da cidade. Nesse fim de semana tem festa na Kater Blau, Alte Münze (com Feel Festival & Porncenptual) e Griessmuhle. Dias 20, 21 e 22.03, das 19 às 0h (GMT+1)

A Klunkerkranich é um dos meus lugares favoritos em Berlim. O bar-pistinha fica no terraço de um shopping center em Neukölln e oferece um dos pores-do-sol mais bonitos aqui. Eles tem feito streaming com DJs que costumam tocar na casa sempre a partir das 16h (Berlim), ou seja, é possível ver o sol se pondo ao longo dos sets. Kranich Live, 21.03, das 16 às 19h (GMT+1). O live rola na fanpage da casa.

O Boiler Room esperou por dez anos esse grande momento! E ele chegou. Não há como se decepcionar com o line-up diário que eles estão apresentando com o DJ de abertura ao vivo e o restante de arquivo. Ontem foi dia de dançar com a Black Madonna, direto da cozinha de sua casa, enquanto o marido cozinhava atrás dela. Foi maravilhoso. Nesta sexta-feira, 20.03, quem abre a pista é o Mall Grab, às 18h (GMT). No sábado quem toca é HAAI e Sippin’T. A festa segue até a 0h, mas aí com arquivos da plataforma.

Neste domingo o Wuza (Berlim) estará com DJs tocando ao vivo a partir das 10h (GMT+1) até às 21h (GMT+1) . Só acessar a fanpage deles.

O Studio Barnhus faz live no domingo das 12 às 23h59 (horário GMT+1) no youtube. Participam o Axel Boman, Kórnel Kovács e o Pedrodollar. Dá até pra bater papo com eles.

A rádio Hör de Berlim, que faz umas festinhas secretas de vez em quando, está apresentando live streaming com DJs diariamente, das 17 às 21h (GMT+1). Não tem agenda, mas é só seguir a fanpage.

Para ver show

Sua chance de ver Dona Onete direto do sofá da sua casa

O Festival Lá de Casa acontece no Instagram reunindo 42 artistas da cena independente em lives de 30 minutos cada. Tem nomes como Ana Vitoria, Ana Muller, Estevão Queiroga, Yohannah, Larisa Lisboa, entre outros. O festival rola de 20 a 22 de março, das 17 à 0h no IG @festivalladecasa.

Eu Fico em Casa Festival é um dos precursores dos “festivais em casa”. Nasceu em Portugal e proporciona um ótimo overview da cena musical portuguesa do momento. Todo dia estão rolando shows totalizando 6 dias de festival com 78 artistas e 40 horas de música. Até domingo no @festivaleuficoemcasa.

O #tamojunto apresentará, ao longo do fim de semana, showcases de meia-hora de 32 artistas dos mais diversos estilos musicais. Tem Duda Beat, Mallu Magalhães, Adriana Calcanhoto, Nego do Borel, Martinho da Vila, Marcos Valle, Margareth Menezes, Dona Onete, Pélico, Jards Macalé, entre outros. A programação acontece nos dias 20, 21 e 22.05, das 18 às 22h no oglobo.globo.com, nas redes sociais do Globo e dos artistas.

O “The Metropolitan Opera”, de Nova York, lançou o projeto “Nightly Met Opera Streams”, uma série de apresentações em HD feita na sala de concerto. Cada dia é apresentado um concerto diferente gratuitamente. É só acessar o site e clicar no concerto que estiver rolando no momento. A agenda está disponível até 29.03.

A Filarmônica de Berlim também está disponibilizando seu acervo gratuitamente. É só fazer o cadastro, usar o código BERLINPHIL e explorar o conteúdo até 30.03.

Save the date

O Festival Fico em Casa apresenta shows intimistas de 76 artistas do rock ao samba, de funk a MPB, do rap ao reggae. O line-up tá de gente grande, com nomes de peso como Daniela Mercury, Maria Gadu, Rennan da Penha, Luedji Luna, Emicida, Boogarins, Paulo Miklos, entre outros. De 24 a 27.03, horários a confirmar no @festivalficoemcasabr.

Para inspirar

Art Basel Viewing Rooms: Still de Victoria Sin, If I had the words to tell you we wouldn’t be here now, 2019. Chi-Wen Gallery, Taipei.

Graça ao Google Arts Culture é possível desde 2016 passear virtualmente em alguns dos maiores museus do mundo. Atualmente eles oferecem acesso a 500 instituições culturais ao redor do mundo. O MOMA, Musée D’Orsay, Van Gogh Museum, Rijiksmuseum, e o Metropolitan são alguns dos museus disponíveis. O Museu da Imigração de São Paulo é um exemplo de instituição cultural no Brasil que dá para visitar virtualmente usando o Google Street View. Além dos museus, é possível também visitar alguns dos pontos mais turísticos do planeta.

Uma das maiores feiras de arte do mundo, a Art Basel, cancelou sua edição de Hong Kong por conta do coronavírus. Mas virou o jogo e lançou a feira online com uma sala para cada uma das 231 galerias de arte participantes. Até 25.03 no Art Basel Viewing Rooms.

O Quarentine Book Club une autor e fãs para discutir sua obra. O encontro é feito na plataforma Zoom e o valor para participar do encontro é US$ 5. Acontecem vários encontros por dia. Tem discussões sobre espaço, feminismo, game, política, criatividade, entre outros temas.

O MIS São Paulo disponibilizou todo seu acervo online promovendo o #MISemcasa, incluindo um passeio virtual também utilizando o Google Arts Culture. É só acessar o site do museu e escolher entre bate-papo com o Martin Parr, com o Amyr Klink ou Fernando Meirelles.

Para aprender

Foto: Ruthson Zimmerman / Unsplash

A Casa do Saber tem vários cursos online on demand bem interessantes nas áreas de filosofia, artes, ficção, questões da humanidade, mente, cinema, negócios, ciências, literatura, música, história, entre outros. Eles liberaram todos os cursos gratuitamente.

O que me trouxe pra Berlim foi um currículo bem bonito de programador do Ola (meu marido). Se você está aí chorando pelos cantos porque sua vida profissional acabou e não sabe pra onde correr, que tal experimentar o mundo da programação. Cursos gratuitos não faltam (mas vai precisar de persistência). O Coursera se juntou com a USP e está promovendo um curso de introdução à Ciência da Computação em Python. Outras boa opção para não gastar um tostão para aprender a programar é o freeCodeCamp, que tem uma variedade ótima de cursos de linguagens de programação.

O Domestika, plataforma de ensino focada em design e fotografia com muita coisa focada em redes sociais, está disponibilizando vários cursos legais gratuitamente.

O Skillshare está liberando dois meses de acesso gratuito também com foco em design e fotografia. Quem estiver com a criançada em polvorosa, pode aproveitar para colocá-las em cursos de desenho da Faber Castell. Todos gratuitos.

Quem quiser aproveitar para melhorar o inglês e dar uma estudada em gramática, eu recomendo as aulas da adorável canadense Emma. O acervo é gigante e as aulas delas são ótimas.

Para assistir

Filme Paris Texas

Além das habituais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon, Apple, HBO Go, Globo Play, etc., tem plataformas menores liberando o catálogo gratuitamente. O SP Cine Play tem um conteúdo bem bacana, incluindo filmes que foram destaques na Mostra Internacional de Cinema, além de uma vasta coleção do cinema brasileiro.

O canal The Best Electronic Music Documentaries tem 849 vídeos disponíveis. É puro deleite para revirar a história da música eletrônica de cabeça pra baixo.

Uma viagem plácida de pelo Círculo Polar Ártico, na Noruega, de quase 10h. Coloca pra rodar na TV, tira o som e coloca uma trilha mara como a “Tomorrow is another day: a self-isolation” feita pelo Daniel Hunt, do Ladytron.

O Itaú Cultural disponibilizou online 4 filmes premiados do festival “É Tudo Verdade”.

A distribuidora portuguesa Medeia Filmes está disponibilizando três filmes cults por semana para streaming gratuito. Hoje está rolando o Paris, Texas, e a partir de amanhã (sábado), Viagem a Lisboa, de Wim Wenders. Eles ficam disponíveis até entrar o filme seguinte.

Para não enlouquecer

Foto por Avrielle Suleiman

Estamos aqui em isolamento social desde a semana passada. Uma das coisas mais difíceis de lidar é a ansiedade, especialmente pelo volume de notícias ruins e nervoso que essas tal de “fake news” rolando fazem a gente passar. Como desligar é difícil, que tal recorrer uns minutos à meditação e yoga? Aqui está funcionando! E olha que pra mim é novidade, porque eu nunca fiz nenhum dos dois.

O The Rubin Museum, de NY, tem um acervo bem bacana de meditação.

O Planet Fitness está dando aulas de ginástica ao vivo de manhã (8h e 19h – horário ET, ou seja, 1 hora a mais no Brasil). Mas se você perder, dá pra fazer a aula com os vídeos que ficam disponíveis no Facebook. Perfeito pra quem adora aula dinâmica.

Para quem puder gastar um pouco, eu recomendo o app Headspace pra meditação, que dá 7 dias de teste gratuito. Agora tem em português! :)

Para aulas de yoga, eu estou usando o Glo, que também dá 7 dias de teste grátis. As aulas são inglês e é possível escolher aulas de 10 a 60 minutos para todos os níveis. Além da yoga, ele tem também aulas de meditação e pilates.

Para cozinhar

Você pode cozinhar com o chef Massimo Bottura. Foto Brambilla – Serrani / divulgação

Vários chefs de cozinha estão fazendo lives no Instagram para ensinar receitas perfeitas para esse momento de isolamento. A lista é imensa, mas as lives do Massimo Bottura são irresistíveis e engraçadas, mas em inglês. A Rita Lobo também está fazendo uma série de lives. Ela disponibiliza os horários no Instagram dela.

Um canal no Youtube que eu recomendo é da minha amiga Isadora, o Gastronomismo. Duvido você não se apaixonar por ela, além de querer fazer todas as receitas, claro!

A Lena Mattar tem uma newsletter tão bonita e gostosa de ler que dá vontade de fazer todas as receitas que ela envia. Tudo de um bom gosto apuradíssimo.

Para comprar

Foto Mestre Queijeiro

Com o fechamento dos estabelecimentos comerciais para conter o coronavírus, tem vários lugares fazendo saldão para liquidar o estoque. Olha a listinha com direito a queijo, cervejas artesanais. Aproveitem que vocês tem o Rappi, porque aqui não tem:

Queijaria Rima: queijos como já diz o nome. Eles entregam em casa.

Mestre Queijeiro: mais queijo!

Selvvva: liquidação de plantas maravilhosas. Ter verde dentro de casa será mais necessário do que nunca.

Kraut: pensa num cardápio alemão cheio de gostosuras com direito a cervejas artesanais? Estão liquidando tudo também.

Por Um Punhado De Dólares: vendendo pacotes de café a R$10 (socorro, a gente paga 12 euros em Berlim!).

Coffee and Love: mais café!

Simona Delicatessen: para garantir a torta de cada dia.

Casa Lingo: objetos de decoração para casa, lugar onde você vai passar muito tempo agora.

Kez Bagel: vendendo pães com 30% de desconto. Um mais gostoso que o outro.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

20 de March, 2020

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

Comentários

  • Nossa incrível, amei 😍

    - Erika Toniatti
    • opa, que bom!

      - Lalai Persson
  • Ótimo trabalho Lalai!

    - Ramon
    • obrigada :)

      - Lalai Persson
  • Maravilhoso

    - Cacilda

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.