Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

10 novidades em São Paulo para conhecer em 2020

Quem escreveu

Iran Giusti

Data

13 de January, 2020

Share

Apresentado por

Começar um texto sobre a efervescência da cidade de São Paulo é um dos maiores clichês do mundo, porém não tem outra forma de se falar da metrópole. Em 2020 não vai ser diferente. Em um ano que promete ser movimentadíssimo com disputadas eleições, grandes exposições, cartões postais icônicos renovados, novos lugares para comer e beber não faltam. Por isso selecionamos 10 novos lugares para curtir em 2020!

“Verão Sem Censura”

“Roda Viva” Jennifer Glass/Divulgação

Começando o ano com pé direito a Secretaria Municipal de Cultura organiza do Festival “Verão Sem Censura”, com uma programação repleta de espetáculos teatrais e filmes censurados por várias esferas do governo, shows, além de exposição com cartazes de filmes retirados dos escritórios da ANCINE, a Agência Nacional do Cinema. 

Dos imperdíveis, a premiada peça “Caranguejo Overdrive”, da companhia carioca Aquela Cia. de Teatro, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro no Centro Cultural São Paulo – CCSP, “Navalha na Carne Negra”, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro na Biblioteca Mário de Andrade, “Domínio Público”, nos dias 17 e 18 de janeiro no Centro Cultural da Juventude e a clássica “Roda Viva” no Theatro Municipal no dia 31 de janeiro.

Movimentando ainda mais o rolê, tem show da banda russa Pussy Riot com Linn da Quebrada no dia 29 de janeiro no CCSP, Arnaldo Antunes no dia 17 de janeiro na Praça das Artes e discotecagem do Renan da Penha na sacada do Theatro Municipal no mesmo dia. 

Verão Sem Censura. Vários Locais. De 17 a 31 de janeiro.

Megafauna

Embratur/ Portal da Copa

A livraria Megafauna promete agitar ainda mais o novamente povoado COPAN. Estão previstos 216 m2 de área, cinco sócios, entre eles a editora Maria Emilia Bender, e a jornalista e curadora em 2020 da Flip, Fernanda Diamant. A proposta é ter livros variados, mas com curadoria dessa trupe. Já a arquitetura de Anna Ferrari (também sócia) prevê uma área para eventos e um café restaurante com cardápio da chef Bel Coelho do Clandestino. 

Megafauna. Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200 – loja 53 – República
Previsão de abertura para março.

Novo Anhangabaú

Divulgação Prefeitura

Cartão postal da cidade, urbanizado graças ao Viaduto do Chá em 1877, e tendo ganhado status de parque em 1910, o Vale do Anhangabaú já teve muitas facetas. Contornado por edifícios importantes como a Prefeitura de São Paulo, Theatro Municipal, Escola Municipal de Balé e o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tem nas últimas décadas concentrado espaços de escritórios e poucos pontos de gastronomia e botecos. Destaque atual, o samba é o grande hit do vale, porém não se pode negar que o que não falta por ali é espaço para que todo mundo possa aproveitar, por isso a reforma pode ser um ponto positivo para região.  

Com investimento de R$ 80 milhões, o projeto prevê cafés, quiosques, floriculturas, ludoteca e banheiros, além do plantio de novas árvores e manutenção das já existentes. A prefeitura promete ainda que os grandes shows e eventos seguem acontecendo no espaço.

Previsão entrega para junho.

Galeria Prestes Maia

Eli Kazuyuki Hayasaka

Outra pérola esquecida do centro da cidade volta a ativa. A Galeria Prestes Maia, inaugurada em 1940 e sede das primeiras escadas rolantes da cidade em 1955, vai receber o novo Museu de Cidadania e Direitos Humanos. Com painéis de vídeo, três salões de eventos, exposições temporárias, auditório de cem lugares e um hall para intervenções artísticas, o espaço promete.

Inspirado no Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, tem projeto do arquiteto Marcos Cartum, diretor do Museu da Cidade. 

Galeria Prestes Maia,  Praça do Patriarca, 2 – Sé, São Paulo 
Data abertura não divulgada

“Novo” Moma – Modern Mamma Osteria

Divulgação

Ainda sem nome, os chefs Salvatore Loi e Paulo Barros anunciaram a abertura de uma espécie de filial do premiado Moma – Modern Mamma Osteria, apresentando um cardápio inédito. 

O projeto arquitetônico é de Otavio de Sanctis, que também assinou o projeto do Moma (Itaim), além do General Prime Burger e do NB Steak Alphaville. O novo restaurante será vizinho do badalado Più, na Rua Ferreira de Araújo 342. 

Com abertura prevista para abril, uma máquina que produz massas frescas curtas foi trazida da Itália. A previsão é que o cardápio inclua massas como fusilli, rigatoni, paccheri, orecchiette e pennette.

“Novo” Moma – Rua Ferreira de Araújo 342. Pinheiro. São Paulo
Abertura prevista para abril.

Infini

Inaugurado em dezembro apenas para convidados, o Inifini deve abrir as portas para o público em breve. O bar fica no Largo do Arouche dentro do La Casserole, tradicional restaurante francês aberto nos anos 1950 que resiste firme e forte na região (ainda bem!). Para chegar ao bar será necessário encontrar a portinha na lateral da cozinha após atravessar o salão do restaurante. 

O projeto é uma parceria entre Guilherme Martins, diretor de negócios do portfólio Reserve da Diageo, e o empresário Facundo Guerra. A carta de drinques assinada pelo bartender Kennedy Nascimento traz oito clássicos como Daiquiri, Martini e Espresso Martini.  

Infini, Largo do Arouche, 346 – República, São Paulo
Abertura prevista para fevereiro.

Hélio Oiticica no MASP

Régine Debatty

O artista carioca tropicalista alucinógeno Hélio Oiticica ganha uma exposição inédita no MASP com direito a recriação de seus celebrados parangolés, criados a partir da aproximação do artista com a Mangueira, escola de samba carioca.

O MASP recebe também uma mostra do artista francês Edgar Degas, com 150 obras expostas, incluindo suas celebradas bailarinas. Já no fim do ano, quem ocupa o edifício projetado por Lina Bo Bardi, é a carioca Beatriz Milhazes, atualmente a artista mais bem paga do país. 

MASP,  Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
Hélio Oiticia: A dança na minha experiência. De 20.03 a 07.06.2020.
Degas: Dança, Política e Sociedade. De 30.10 a 16.02.2021.
Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. De 11.12 a 23.03.2021.

OSGEMEOS na Pinacoteca

Tim Sackton

Os mais celebrados grafiteiros do país, OSGEMEOS ganham uma retrospectiva na Pinacoteca com direito a ocupação de sete galerias e o octógono a partir de março. Em 2020 o museu vai explorar exibições em que a arte surge da relação dos artistas com meio urbano. No calendário terá exposições sobre Arte Contemporânea Indígena e as transas loucas de Hudinilson Jr. com as fotocopiadoras. A exposição Refiguring American Art (1913-1993) traz obras de artistas consagrados para o Brasil, como Cindy Sherman, Andy Warhol, Edward Hopper e Barbara Krueger.

Na exposições individuais, os destaque são para o sóbrio e potente André Komatsu e para a artista investigativa mineira Lais Myrrha, ambas no prédio pouco explorado da Estação Pinacoteca.  

Pinacoteca. Praça da Luz, 2, Luz
OSGEMEOS: Segredos. A partir de 1 de março.

Festival Grls

Divulgação

Nova empreitada do selo Popload, do jornalista de música Lúcio Ribeiro, o Festival Grls, como o nome já indica, tem foco na representatividade e empoderamento feminino. 

As artistas já confirmadas são australiana Kylie Minogue, que vem pela terceira vez ao país, as cantoras IZA e Linn da Quebrada. O festival contará também com uma série de workshops com direito à presença da magnânima escritora Conceição Evaristo. O Grls acontece no Memorial da América Latina

Festival Grls
Dias 7 e 8 de março
Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.

Omelete House

Novo empreendimento da Omelete Company, empresa que nasceu a partir do site de cultura pop e hoje o responsável pelo maior evento da área, o Comic Con Experience, a Omelete House vai ocupar o Cine Ipiranga, antigo cinema de rua desativado, ao lado do empresário Facundo Guerra

A ideia é reunir games, transmissão de séries, eventos de lançamentos, debate, oficinas, gastronomia, baladas e outros. Além da House, a companhia anunciou ainda um “cruzeiro geek” em 2021. 

Omelete House. Av. Ipiranga, 786, Centro.
Abertura prevista para o final de 2020.

*Foto destaque sergio souza no Unsplash

Quem escreveu

Iran Giusti

Data

13 de January, 2020

Share

Apresentado por

Comentários

  • saudades de acompanhar suas listas impecáveis, sempre recheadas de cultura e novidades. Bem vindo de volta!
    Te amamos

    - jasmine
    • que delícia começar a semana lendo uma mensagem como a sua. :)

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.