Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Um chute no preconceito: equipes esportivas gays

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

12 de March, 2019

Share

Futebol é coisa de macho. E de gays, lésbicas, jovens, velhos e quem mais quiser chutar uma bola. Sabemos disso, mas nem sempre as coisas são simples no país do futebol, onde é comum nos gramados ouvir  xingamentos relacionados à cor e orientação sexual dos jogadores. As principais divisões do Campeonato Brasileiro jamais contaram com um jogador homossexual declarado e é rasa a aceitação das torcidas à comunidade LGBTI+.

Assim, cresce o número de equipes esportivas amadoras formadas majoritariamente por LGBTI+ que não se sentem à vontade no ambiente heternormativo das quadras e gramados. Sabe como é, na cabeça do tiozão do zap, homossexual brinca de boneca e não de bola.

Tem equipes LGBTI+ para todos os gostos: futebol, vôlei, handebol, rugby… A ideia é reunir os jogadores num ambiente seguro e agradável, onde não precisam ouvir piadinhas nem fingir serem outras pessoas. Dessa forma, surge uma oportunidade para reaproximar gente que foi afastada do esporte ao serem vítimas de preconceito.

equipe de rugby gay
O Tamanduás Bandeira é uma equipe de rugby

Fábio Alves, nosso colaborador, joga rugby há dois anos no Tamanduás Bandeira. O amor ao esporte é recente e só aconteceu depois de encontrar um lugar onde podia ser feliz: “Desde criança não me enquadrava nos esportes coletivos, por falta de habilidade e sofrer bullying por ser afeminado. Na adolescência pratiquei natação e tentei fazer parte de alguns times de vôlei mas nunca me sentia à vontade num ambiente cercado de homens, na sua maioria cis e héteros”.

Os Tamanduás se reúnem duas vezes por semana, sob o comando da treinadora e ex-jogadora da USP Isabel Vigneron. A cada treino, aprendem as técnicas e jogadas que são aplicadas nos jogos. No final sempre tem um jogo recreativo para pôr em prática o que foi treinado. “Corremos bastante e temos uma variada gama de exercícios físicos”, diz Fábio. A equipe participa de torneio com as seleções brasileiras masculina e feminina de rugby, onde predominam heterossexuais.

Estima-se que haja mais de 50 times de futebol LGBTQI+ no país, que conta com uma liga, A LiGay Nacional de Futebol (os nomes das equipes já merecem troféus). A busca pela representatividade e pela aceitação são os principais motivos para a formação de uma liga de futebol dedicada à comunidade gay. O medo de se assumir também traz à tona o medo de não ser bem-recebido pelos companheiros no futebol. O futebol dá filhotes e a Alligaytors está expandindo as atividades e começando sua equipe de vôlei em março.

equipes gay de futebol
Jogadores da LiGay em ação (foto: reprodução da internet)

A LigGay organiza a Champions LiGay, torneio nacional que está em sua quarta edição. Brasília será palco do maior evento esportivo LGBT já realizado no Brasil. Serão 480 atletas de futebol amador, defendendo 24 equipes de todo o país. A festa vai rolar nos dias 19, 20 e 21 de abril e a é entrada gratuita.

Bora nessa? Fábio ratifica: “comecei no rugby sem pretensões e até hoje, apesar de todos os machucados, brigas e contusões, continuo apaixonado pelo esporte e pela minha família Tamanduá”.

Conhece alguma equipe pra indicar? A caixa de comentários é sua!

*Foto de destaque: Champions Ligay – Facebook

Quem escreveu

Luciana Guilliod

Data

12 de March, 2019

Share

Luciana Guilliod

Carioca da Zona Norte, hoje mora na Zona Sul. Já foi da noite, da balada e da vida urbana. Hoje é do dia, da tranquilidade e da natureza. Prefere o slow travel, andar a pé, mala de mão e aluguel de apartamento. Se a comida do destino for boa, já vale a passagem.

Ver todos os posts

Comentários

  • Maravilhosa a matéria, parabéns, sou o Davi e faço parte da equipe de futebol alligaytors, como falamos lá, sou gaytors, kkk obrigado pela visibilidade !

    - Davi
    • Opa!! E melhor nome… hahahaha

      - Lalai Persson
  • Cresçe o número e diminui a integração. Aumenta também os esteriótipos. Não se pode ter tudo.

    - Allan Gonçalves
    • Allan, não conseguimos entender o que você quis dizer. O que você acha que poderia ser feito para aumentar a integração e diminuir os esteriótipos? Vamos chamar também a Luciana, autora do texto, para participar desse debate?

      - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.