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Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

SXSW 2019: as 10 melhores ativações de marcas do festival

Quem escreveu

Tácito Viero

Data

16 de April, 2019

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O SXSW, um dos maiores festivais de inovação e tendências do mundo, reúne anualmente milhares de pessoas em busca de conhecimento e experiências. Claro que um evento como este não ficaria de fora da lista das grandes marcas para divulgar e lançar seus produtos.

Na edição deste ano eu tentei visitar o máximo de ativações de marcas possíveis para trazer na mala não somente pimenta texana, mas também ideias para aplicar nos meus projetos aqui no Brasil.

Wow Studio

A casa da Sony, a Wow Studio, como sempre é hors concours. O espaço patrocinado pela gigante japonesa cria ambientes para que o público possa vivenciar suas tecnologias mais avançadas. O tema da casa de 2019 foi bastante provocativo: “Will technology enrich human creativity?” (A tecnologia irá enriquecer a criatividade humana?).

A casa tinha uma cenografia simples, mas moderna, abrigava as maiores inovações da marca. Um robô-cachorro, que precisa ser ensinado e tem capacidade de aprendizagem através de inteligência artificial, estava disponível para interação com o público. Além disso, havia uma sala onde era possível interagir com imagens projetadas e outra, chamada The Cave, onde o público era convidado a compor uma música em uma espécie de bateria eletrônica no escuro. A casa tinha também um espaço para palestras sobre o futuro e apresentou a tecnologia de imagem em 8K. Tudo isso em um ambiente moderno, com drinks gratuitos e brindes dados para quem interagia com as ações. Como eu disse, hors concours.

LG Inspiration Gallery

Os robôzinho LG CLOi pra ajudar nos afazeres domésticos.
Os robôzinho LG CLOi pra ajudar nos afazeres domésticos.

A LG também teve seu espaço proprietário, o LG Inspiration Gallery com robôs, inteligência artificial e grande destaque para a TV OLED, primeira tela de enrolar do mundo, função que ela faz entrando e saindo de uma base espelhada cheia de design.

A marca mostrou também o HomeBrew, uma espécie de Nespresso de fazer cerveja com cápsulas, além de uma máquina caseira de fazer sorvete, também com cápsulas.Muita tecnologia, muitas cápsulas e pouca sustentabilidade, além de um ambiente mais frio que sua concorrente.

Dell Experience

A Lalai na ativação mais instagramável da Dell Experience
A Lalai na ativação mais instagramável da Dell Experience

Ainda na categoria tecnologia, a Dell também caprichou na experiência e além de uma casa proprietária, patrocinou alguns painéis na programação oficial do SXSW. Na casa, muitos espaços para experimentação de seus computadores, teclados especiais e VRs. Bem focada no universo gamer, a ativação tinha diversos espaços para jogar com os equipamentos da marca e um bar com cerveja, vinho e snacks para os convidados.

SAP House

Também no entorno do Austin Convention Center, visitamos a casa da SAP. A casa apresentou tecnologia aliada à experiência criando uma área de interação onde era possível jogar em um pebolim digital ou basquete em uma tabela com cesta cercada por leds por todos os lados.

No espaço também haviam alguns expositores, entre eles um sistema de rastreamento de alimentos, através do qual, saberemos de onde um produto veio, como por exemplo em que mar um atum foi pescado e em quais condições. Esta questão do rastreamento de alimentos estava por toda parte e certamente será uma tendência do mercado a curto prazo.

Além de experiências de interação a casa dava de brinde um kit ressaca com vitamina C, engov, lencinhos de bolsa e balinhas. Sinal de quem conhece bem o público que frequenta o SXSW.

Facebook Art House

O Facebook estava com a Facebook Art House, uma casa-galeria com workshops, palestras, exposições e shows. A casa tinha uma programação só para convidados, então só consegui passar por lá em uma festa (das boas por sinal). O Facebook convidou 15 artistas locais e grupos para, juntos, criarem um mural de 204m2 que ficará em Austin por 6 meses. Para interagir com o mural via realidade aumentada era só escanear um código QRCode e ativar via câmera do app Facebook. Mas, não consegui experimentar a casa de fato que teve como ponto alto a utilização de realidade aumentada . Eu mesma experimentei apenas as margaritas, mimosas e canapés. Todos aprovados.

The Linkedin Studio

Na linha redes sociais, teve também a casa do Linkedin. Bons drinks e DJs animados. Como área de relacionamento, a casa tinha um espaço chamado “Rock your profile”, onde você poderia agendar uma consultoria para dar um up no seu perfil e outro espaço para fazer uma nova foto de perfil com luz profissional. Kit básico de ativação de marca sem nada inovador, mas entrega os elementos básicos necessários para estar bem na foto na plataforma.

Vice Skateland

A Vice, habitué do SXSW, montou a Vice Skateland, uma pista de patinação de patins retrô de 4 rodinhas, animada por DJs de vinil. O espaço estava sempre cheio e com boa música. Ativação cool e conectada com a marca.

Uber Eats

O Uber Eats fez uma ativação nota 10 no quesito levar a sério a criação de uma experiência com o público e angariando consumidores. Na ação, você precisava ter ou baixar o aplicativo da Uber Eats (ponto pra eles!), e por geolocalização você recebia alertas dos horários em que uma loja-ativação serviria comidas dos restaurantes da região gratuitamente. O serviço acontecia três vezes ao dia, com serviço de café da manhã almoço e jantar. Sempre de diferentes restaurantes, sempre grátis através de pedidos feitos pela promoção no aplicativo. Adorei, comi e aprovei.

Game of Thrones (HBO)

Bleed for the Throne. Foto: HBO

A HBO ativou a última temporada de Game of Thrones através de uma ação social em parceria com a Cruz Vermelha. O espaço chamado Bleed for the Throne, convidava os fãs a doar sangue. Temas sociais estavam muito “em voga” este ano. Achei esta ação bem bacana, mas não consegui participar porque já estava sold out quando eu cheguei.

Good Omens (Amazon Prime)

Mas a campeã da temporada de ativações 2019 no SXSW na minha opinião foi Good Omens e seu jardim das delícias terrenas. Um espaço criado pela Amazon Prime para divulgar sua nova série baseada em um livro do Neil Gaiman. A divulgação da série estava por toda parte. Pela cidade, freiras podiam ser vistas andando em grupos como parte da ação; livros eram deixados em pilhas em canteiros da cidade e os ônibus de shuttle estavam adesivados com a comunicação da série. Na programação oficial uma concorrida palestra do Neil Gaiman fazia parte da ação bem 360º.

A série conta a história de 2 anjos um do bem e um do mal, e suas aventuras no planeta Terra à véspera do apocalipse. No espaço temático da série, diversas áreas instagramáveis baseadas nos gostos terrenos dos anjos, um restaurante de sushi – prato favorito do anjo dos céus e um restaurante de carne de porco – prato favorito do anjo dos infernos. Além disso um salão de beleza, uma biblioteca e um palco onde vi um show de uma excelente banda cover do Queen, que assina a música tema da série. Uma experiência bem completa que me fez sair de lá com vontade de assistir a Good Omens. Ou seja, objetivo de ativação de marca alcançado com sucesso, pois quase todo mundo que participou da ação certamente vai ter a curiosidade de assisti-la.

Como profissional de Live Marketing, fico muito feliz em ver o crescimento deste mercado mundo afora. Quando comecei, eventos, promoções e ações de relacionamento de marcas com seus consumidores, eram chamados de BTL (below the line), de forma bastante pejorativa. Hoje, o antigo BTL é a bola de vez, visto que as marcas já entenderam que o público não consome somente com base em mídia, mas sim, com base em sua experiência e identificação com uma marca. As experiências precisam ser cada vez mais completas e alinhadas com os pilares da marca para que faça sentido e dê o retorno esperado.

No SXSW, posso dizer que a maioria das marcas criaram belas experiências que certamente geraram novos consumidores ou reforçaram suas relações com consumidores já cativos.

O céu é o limite para o live marketing no século 21 pois o mercado de live está diretamente conectado com as inovações e tecnologias de ponta criando cada vez mais experiências que reforçam de maneira clara e objetiva a relação entre a marca e seus consumidores. E isso traz benefícios para os dois lados.

Anualmente o SXSW elege as melhores ativações de marcas que pode ser conferida aqui.

*Este texto foi escrito por Leticia Frungillo, aka Lets, que acredita em discos voadores, máquinas do tempo e teletransporte. Já se perdeu sozinha na floresta Amazônica e foi resgatada por um índio de canoa. Ela é a pessoa por trás da LETS Produções.

*Foto destaque: Ativação Good Omens – Amazon Prime – SXSW 2019

Quem escreveu

Tácito Viero

Data

16 de April, 2019

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Tácito Viero

Empreendedor desde criança. Já vendeu trabalho pro coleguinha e já foi pego colando. Nas horas vagas cria ferramentas pra resolver seus próprios problemas, que em geral envolvem decisões de onde ir, o que fazer e qual o jeito mais rápido de chegar. Curioso sobre a vida, o universo e tudo mais.

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