Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia para um fim de semana perfeito em São Paulo só nos lugares novos da cidade

Quem escreveu

Tava Passando

Data

19 de June, 2019

Share

Apresentado por

Sabe quando vem alguém de fora e pergunta dicas de lugares novos pra passear à tarde em São Paulo? Ou aquelas tardes que você mesmo quer se sentir turista na própria cidade, e ir batendo ponto em toda novidade incrível que abriu nos últimos meses? Pensando nisso, preparamos um roteiro completo para as tardes de sábado e domingo (mas com dicas também da manhã à noite), considerando só lugares mais ou menos novos – que abriram cerca de 1 ano e meio pra cá – e que pra gente significam um fim de semana perfeito!

SÁBADO

O sábado vai ser todo pela área do centrão, incluindo República, Vila Buarque, Santa Cecília e Barra Funda, bairros que estão fervilhando de novos lugares. Para começar, café da manhã, lógico!

Coffee Stories

Coffee Stories / Foto: @tavapassando
Coffee Stories / Foto: @tavapassando

O Coffee Stories se inspira no movimento modernista (e no prédio dessa época onde está localizado) para criar um ambiente cheio de cor, de curvas e de muito charme. Indo além da decoração lindíssima, o cardápio traz delícias de brunch e lanches como o delicioso Modernista (pão sírio gratinado com requeijão, mostarda, ovo, bacon artesanal e queijo Tulha da Fazenda Atalaia) e a Rabanada com frutas da estação, além de, lógico, vários cafés como o fotogênico Espresso tônica rosè, feito com café e água tônica orgânica tingida de açaí.

Coffee Stories. De segunda a sexta das 8h às 20h. Sábados e feriados, das 9h às 17h.
Rua Major Sertório, 92, República

Depois, é hora de bater perna e conhecer as novas lojinhas do Centro/Vila Buarque, que tem muita coisa legal!

Vela Made in São Paulo + Chocolate Notebooks + Banca Curva + Nó + Queijaria Copan

A Queijaria / Foto: divulgação
A Queijaria / Foto: divulgação

Do lado do Coffee Stories tem a loja , um desses casos raros que traz moda masculina legal, diferente e de qualidade, para “dar um nó” em tudo o que a sociedade define como moda masculina, trazendo várias marcas novas e independentes. Ali perto, vale dar uma passada na Queijaria, que não é nova – foi uma das primeiras a valorizar essa nova onda de produtos artesanais brasileiros, mas a loja embaixo do Copan é novíssima e cheia de charme, trazendo um mapa dos queijos do Brasil, com dezenas de opções deliciosas pra escolher.

Depois vamos emendar com três lugares ao redor da mesma praça: a primeira é a loja da marca de velas Made in São Paulo, que depois de alguns anos com sua loja online, abriu a versão “ao vivo” vendendo velas, aromatizadores, castiçais e kits, tudo cheiroso, relaxante e com uma identidade visual clean e elegante. Depois, duas opções pra quem ama papelaria e livraria. A Chocolate Notebooks é de uma galera tão apaixonada pelo charme da papelaria que criou sua própria marca, de cadernos originais, com um profundo cuidado na escolha dos materiais, processos e um acabamento único. Já a Banca Curva tem a proposta parecida com a da querida Banca Tatuí: transformar uma banca de jornal abandonada em uma banca colaborativa de publicações e artes impressas independentes.

Vela Made in São Paulo. Segunda a sábado das 11h às 18h.
Rua Doutor Cesário Mota Jr, 367, Vila Buarque
Chocolate Notebooks. Segunda a sábado das 11h às 19h.
Rua General Jardim, 472 Vila Buarque
Banca Curva. De terça a sexta das 13h às 19h, sábados das 13h às 17h.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque
. Segunda a sexta das 11h às 19h, sábado das 10h às 19h.
Rua Major Sertório, 114, República
A Queijaria. Segunda a sábado das 10h às 18h30.
Copan, Avenida Ipiranga, 200, loja 28, República

Depois desse passeio e de tantas comprinhas, provavelmente já é hora de almoçar, né? Duas opções novíssimas pra você escolher:

Mirandês ou Mescla

O Mirandês / Foto: @tavapassando
O Mirandês / Foto: @tavapassando

O Mirandês é uma combinação irresistível: cardápio português de primeira (alheira, bolinho de bacalhau perfeito, risoto de frutos do mar, arroz de polvo, ostras…), preço honesto, atendimento muito simpático e ambiente sem frescura, com mesinhas na calçada da Santa Cecília. Não é à toa que mal abriu e virou um sucesso!
Já o Mescla é do chef boliviano Checho Gonzales, que depois de fazer história com seu delicioso Comedoria Gonzales, abriu a sua nova casa na Barra Funda. Pequeno, despretensioso, ele chega com a proposta de, como o nome já entrega, ser uma mistura de sabores sul-americanos, com muito peixe, milho, camarão, porco, lula, batata e abóbora como ingredientes do cardápio, cheio de delícias feitas para compartilhar.

Mescla. Quarta a sexta das 19h às 00h, sábado das 12h às 17h e das 19h às 23h, e domingo das 12h às 17h.
Rua Souza Lima, 305, Barra Funda
O Mirandês. Terça a sexta das 18h à 0h, sábados das 14h à 0h e domingos das 14h às 22h.
Rua Canuto do Val, 216, Santa Cecília

Depois de almoçar, a opção imperdível é uma das melhores sorveterias da cidade, ali pertinho do Copan.

Sorveteria do Centro

Sorveteria do Centro / Foto: @tavapassando
Sorveteria do Centro / Foto: @tavapassando

A Sorveteria do Centro, que é mais uma casa dos Rueda (da Casa do Porco), fica ao lado da Hot Pork e segue o mesmo conceito da casa de hot dogs: todos os ingredientes são produzidos na casa, sem conservantes ou aditivos. Os sorvetes são estilo “soft” (de máquina), à base de leite da fazenda e de frutas (sorbet), servidos no cone, com vários sabores bem diferentões que podem ser misturados, e que mudam a cada mês. É perfeito!

Sorveteria do Centro. Todos os dias das 12h às 23h.
Anexo à Hot Pork. Rua Epitácio Pessoa, 94, República

A tarde ainda sobrou um tempinho pra passear, tem várias opções culturais por ali!

Sala Tatuí + Crua + Breu

Galeria Crua / Foto: divulgação
Galeria Crua / Foto: divulgação

A Sala Tatuí (da galera da Banca Tatuí) é uma livraria com hora marcada, mas que também abre para várias programações culturais como cursos, exposições, clubes de leitura, exibição de filmes, debates e mini-shows.
Indo para os Campos Elíseos/Barra Funda, tem duas outras galerias de arte contemporânea, que além de exposições também recebem feirinhas, shows, festas e coisas legais (tem que checar a programação): a Breu e a Crua. Vale passar nas duas!

Sala Tatuí. Visitação com hora marcada.
Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília
Galeria Crua. Horários variados (conforme eventos).
Rua Conselheiro Nebias, 1441, Campos Elíseos
Espaço Breu. De quarta a sexta das 15h às 18h, sábado das 11h às 15h.
Rua Barra Funda, 444, Barra Funda

A noite chegando, é hora de tomar um drink, comer alguma coisa e ouvir boa música. Tem duas opções descoladíssimas no Centro, uma perto da outra (dá pra passar nas duas!):

Jaguar + Caracol

Jaguar / Foto: @tavapassando
Jaguar / Foto: @tavapassando

A decoração simples porém elegante – com destaque para os móveis de fórmica salmão –  é a moldura perfeita para os drinks e pratos rápidos servidos no Jaguar. Especializado nas deliciosas milanesas, com diversas opções de carne e acompanhamentos, o prato é o carro chefe do bar/restaurante, inclusive para compartilhar com os amigos, em seu formato aperitivo. Do bar, saem drinks deliciosos como o clássico Negroni, feito com capricho e na medida certa.
É neste mesmo molde de “cozinha rápida + drinks gostosos” que funciona o badalado Caracol, aberto há menos de um ano e que já se tornou o ponto de encontro da galera mais moderna e descolada do bairro e da cidade. O grande diferencial do bar é a trilha sonora, sempre embalada por DJs das principais festas e coletivos de São Paulo, além de convidados de outros estados e países, tudo isso amplificado por um sistema de som importado diretamente da night life novaiorquina dos anos 70. A área externa, localizado no fundo do Caracol, é um refresco a mais quando a temperatura sobe.

Jaguar Bar. Almoço: segunda a sexta das 12h às 15:30 e sábado das 13h às 17h, jantar de quinta a sábado das 19h30 à 0h.
Avenida Duque de Caxias, 421, Campos Elíseos
Caracol. Terça e quarta das 19h à 0h, quinta a sábado das 19h à 1h.
Rua Jaguaribe, 76, Vila Buarque

 

DOMINGO

No domingo a gente começa de novo na Santa Cecília (não é nossa culpa se o bairro tem tantas opções novas e deliciosas!), mas vamos passear por vários outros lugares da cidade!

Heute

Heute / Foto: divulgação
Heute / Foto: divulgação

O Heute chegou fazendo barulho por causa dos donos, entre eles a modelo Ellen Milgrau e a masterchef Elisa Fernandes, que assina o cardápio. O lugar é lindão, com móveis antigos e um clima que faz a gente se sentir em algum lugar de Berlin. Além de bar, com drinks clássicos, tem petiscos como tábuas de charcutaria e de queijos, e no fim de semana um brunch delicioso!

Heute Bar. Quinta e sexta das 18h à 0h, sábado das 11h à 0h, domingo das 11h às 20h.
Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília

Agora vamos pro lugar mais legal de todos os domingos na cidade: a Paulista Aberta! A gente sabe, essa não é novidade, mas o passeio é sempre imperdível!

Sesc Avenida Paulista

Sesc Avenida Paulista / Foto: @tavapassando
Sesc Avenida Paulista / Foto: @tavapassando

O Sesc Paulista, como todos os Sesc da cidade, é aquele lugar que dá pra chegar a qualquer hora: tem sempre um combo de exposições, shows, cursos, intervenções, comidas gostosas e baratas e um monte de criança feliz correndo pra todos os lados. O caçula da cidade, o Avenida Paulista, ainda tem um item extra plus pra completar o combo: a vista lá de cima, imperdível! Dá pra passar a manhã inteira tirando foto e passeando por todos os andares.

Sesc Avenida Paulista. Terça a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 10h às 19h.
Avenida Paulista, 119, Paraíso

Depois de perder algumas horinhas na Paulista, vamos pra Pinheiros almoçar? Tem 3 opções novas, deliciosas e bem diferentes uma da outra:

Bao Bao Baby + Lupe Bar y Taqueria + Albertina

Albertina / Foto: @tavapassando
Albertina / Foto: @tavapassando

O Bao Bao Baby é do chef badalado do Meats, e é um dos poucos lugares da cidade dedicados a esse pãozinho apaixonante chinês: o bao/bun. São vários recheios diferentes, além do tradicional Pork Bun, preços ok e cara de lanchonete sem frescura.
O Lupe Bar y Taqueria é novíssimo e veio pra preencher um espaço que faltava, comida mexicana tradicional, sem os exageros tex-mex, com várias opções de tacos e ainda ambiente descolado e drinks deliciosos. E fica bem no meio do novo point de Pinheiros, a Rua Cunha Gago.
Já o Albertina é comidão italiano, criado sem grandes pretensões para ser um lugar de boa comida, bons vinhos, preço acessível e muito cuidado e afeto em tudo – e é tudo gostoso!

The Bao Bao Baby. Todo dia (exceto terça) das 12h à 0h.
Rua dos Pinheiros, 257, Pinheiros
Lupe Bar y Taqueria. Terça e quarta das 19h à 1h, quinta e sexta das 19h às 2h, sábados das 12h às 17h e 19h às 2h e domingos das 12 às 17h.
Rua Cunha Gago, 625, Pinheiros
Albertina. das 19h à 0h de terça a sábado, de 12h às 16h na sexta, sábado e domingo.
Rua Simão Álvares, 484, Pinheiros

É hora da sobremesa, porque ninguém é de ferro!

Novo Frida & Mina

Frida & Mina / Foto: divulgação
Frida & Mina / Foto: divulgação

A deliciosa e incomparável sorveteria artesanal Frida & Mina, que cria filas e mais filas no seu endereço original, abriu uma filial há pouco tempo na disputada Rua Guaicuí, a prainha do Baixo Pinheiros. Agora, é só escolher entre os sabores tradicionais (como doce de leite ou cookies & chocolate) e os menos tradicionais (como crocante de macadâmia, morango balsâmico ou cerveja com chocolate).

Frida & Mina Segunda a sábado das 12h às 22h, domingos das 12h às 21h.
Rua Guaicuí, 26, Pinheiros

No domingo à tarde, depois de comer bem, vamos voltar pro centro da cidade e passear em um dos lugares mais empolgantes que abriram nos últimos tempos:

Farol Santander

Farol Santander / Foto: divulgação
Farol Santander / Foto: divulgação

O Farol Santander reviveu o antigo prédio do Banespa de maneira surpreendente, ocupando vários andares com exposições tecnológicas e imersivas, café, mirante, andar focado em gastronomia com cursos e jantares fechados, e ainda um bar dentro do cofre. Vale ver qual a exposição da vez e se deixar perder pelos vários andares do clássico edifício.

Farol Santander. Terça a Domingo das 9h às 20h. Ingressos: a partir de R$ 10.
Rua João Brícola, 24, Centro

E pra fechar o fim de semana perfeito, tem duas ótimas opções pra escolher, dependendo do mood em que você estiver:

Void Centro ou Blue Note

Blue Note / Foto: @tavapassando
Blue Note / Foto: @tavapassando

São Paulo é uma das poucas cidades do mundo que tem o privilégio de ter uma casa de shows com o selo de qualidade Blue Note. Localizado no terraço do Conjunto Nacional, a Blue Note São Paulo é um verdadeiro templo para apreciação de boa música, seja no cuidado com a parte técnica e acústica, seja na curadoria que obviamente privilegia o jazz, mas também abre espaço para o blues, o tal AOR e para a música brasileira autoral e/ou experimental.
Mas se sua onda é outra, é cerveja de garrafa, é jogar conversa fora na rua, ouvir beats eletrônicos e rap na trilha sonora e bater um bolovo quando a larica apertar, seu destino certo é a Void Centro. Depois de conquistar o Rio de Janeiro e fincar sua primeira bandeira em São Paulo no meio do Largo da Batata, a galera da Void ampliou seus tentáculos e abriu um filial em um quarteirão fervido e diverso da cidade, ao lado da Trackers, da Galeria Olido e do Sesc 24 de Maio. Apesar de ter mesinhas no subsolo e um amplo balcão, o negócio é pegar uma cerveja pra tomar na rua mesmo, no grande calçadão da Rua Dom José de Barros.

Void Centro. Segunda a quarta das 10h à 0h, quinta a sábado das 10 à 1h, domingo das 12h à 0h.
Rua Dom José de Barros, 297, República
Blue Note São Paulo. Acompanhe a agenda de shows através da página da casa no Facebook.
Avenida Paulista, 2073, Consolação

*Foto capa: Ricardo Utsumi / Unsplash

Quem escreveu

Tava Passando

Data

19 de June, 2019

Share

Apresentado por

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.