Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Rio de Janeiro: mini guia com os melhores lugares para comer, beber e se inspirar

Quem escreveu

Luiza Vilela

Data

27 de November, 2019

Share

Apresentado por

Como já contamos aqui, fomos convidados pelo Copo Americano a criar uma mini-série de guias do Rio de Janeiro.

Copo Americano é um patrimônio nacional. Símbolo de democracia, seu design marcante, único e inconfundível combina com tudo e transita bem em qualquer lugar. Para enaltecer a brasilidade e o design do Copo Americano escolhemos 15 cantinhos na capital carioca que têm essa versatilidade como ele.

Se até a Kate Moss e a Amy Winehouse foram ao Bar do Mineiro quando estiveram no Rio, você não vai ficar de fora, vai? Pede o pastel de feijoada que não tem acompanhamento melhor para uma cerveja bem gelada. Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa. Horários: Terça a domingo, das 11 às 23h.

Bar do Mineiro. Foto: Anette Alencar / CoP

Nenhuma visita ao Rio está completa sem uma passadinha na famosa mureta da Urca, que é muitíssimo bem servida, há décadas, pelo tradicional Bar UrcaEndereço: Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca. Horários: Segunda a sábado, das 7 às 23h; domingo, das 8h30 às 21h30.

Bar da Urca, Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Não existe um bar de acepipes mais tradicional no Rio que a Adega Pérola. Os frutos do mar são o destaque, em especial o de polvo. Endereço: Rua Siqueira Campos, 138, Copacabana. Horários: Segunda a sábado, das 11 às 1h.

Adega Pérola, Rio de Janeiro. Foto: Anette Alencar / CoP

Os prêmios não negam: o Empório Jardim tem o melhor brunch da cidade, com o bônus importantíssimo de que dura o dia inteiro, se assim você desejar. Endereços: Rua Visconde da Graça, 51, Jardim Botânico; Rua Maria Quitéria, 62, Ipanema. Horários: Diariamente, das 8 às 22h. E tem também no IMS – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Horários: Terça a sexta, das 11 às 20h; Sábado e domingo, das 10 às 20h.

O brunch do Empório Jardim, Rio de Janeiro. Foto: divulgação

O Naturalie começou pequenininho em Botafogo e agora já tem filial em Ipanema, de tanto que bombou. Cozinha vegetariana para converter até os mais céticos com direito a feijoada e moqueca de banana da terra. Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 11, Botafogo. Horário: Segunda a sábado, das 11h30 às 16h. Loja Ipanema: Rua Aníbal de Mendonça, 55. Horário: Segunda a sábado, das 11h30 às 17h.

Naturalie Bistrô, Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Auto intitulado um “bar de vegetais”, o Teva vem transformando a visão do carioca sobre o veganismo, com pratos que saem do lugar comum e drinks deliciosos. Faz tanto sucesso que ganhou uma filial em São Paulo. Endereço: Av. Henrique Dumont, 110, Loja B, Botafogo. Horários: Terça a quinta, das 12 à 0h; Sexta e sábado, das 12 à 1h; Domingo, das 12 às 22h.

Restaurante Teva – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Sabe aqueles dias em que você quer sair de casa, mas não sabe o que fazer? Cola na Blooks do Espaço Itaú de Cinema. Tem café, tem a livraria mais gostosa e com a melhor curadoria do Rio, e se der você ainda pega um cineminha. Endereço: Praia de Botafogo, 316, Botafogo. Horários: Segunda a sábado, das 12h30 às 22h; domingo, das 14 às 22h.

A Comuna é o exemplo de inovação que vira tradição. O conceito bar/pistinha/espaço aberto e democrático não existia antes deles e agora é tão comum que a gente ouve até “ah, esse bar é tipo Comuna”. Chics. O almoço também está fazendo sucesso. Endereço: Rua Sorocaba, 585, Botafogo. Horários: Terça e quarta, das 12 à 1h; Quinta e sexta, das 12 à 1h30; Sábado, das 18 à 1h30 e domingo, das 18 à 0h.

Comuna Bar. Foto: divulgação

O Quartinho Bar é o queridinho do momento em Botafogo. Doses duplas baratíssimas durante a semana, um ambiente super acolhedor e bem decorado, jovem até dizer chega, com opções de comidinhas deliciosas pra beliscar com os drinks. Endereço: Rua Arnaldo Quintela, 124, Botafogo. Horário: Terça a sábado, das 18 às 2h.

Quartinho Bar – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O Gringo Café tem o único autêntico American Breakfast do Rio. Tanto que vive mesmo cheio de gringos saudosos de pancakes, maple syrup, eggs benedict, bacon e afins. O café é refil claro! Endereço: Rua Barão da Torre, 240A, Ipanema. Horário: Segunda a sábado, das 8 às 22h30; domingo, das 8 às 21h30.

Gringo Café – Rio de Janeiro. Foto: divulgação

O Canastra Rose já é o terceiro ou quarto empreendimento dos franceses mais cariocas do Rio. É mais arrumadinho que o Canastra original, com opções de comidas na brasa deliciosas e aquela decoração perfeita de sempre. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 154, Botafogo. Horários: Terça e quarta, das 18h30 à 0h; quinta e sábado, das 18h30 à 1h.

Canastra – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O Lilia Restaurante é culinária brasileira contemporânea do mais alto nível, com os melhores ingredientes, a um preço surpreendentemente acessível. E abriu recentemente uma filial linda no CCBB. Endereço: Rua do Senado, 45, Centro. Horários: Segunda a sexta, das 11h30 às 15h; sábado, das 12 às 16h.

Restaurante Lilia – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O Haus Bistrô Pub abriu onde era o Shenanigans de Ipanema, mas dele só restaram a mesa de sinuca e a vibe old England da decor, porque o cardápio per.fei.to agora é assinado pela sócia e chef Maria Antonia Bocayuva. Estamos viciados na batata frita trufada! Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 112A, Ipanema. Horários: Segunda a quarta, das 11h30 à 1h; quinta, das 11h30 às 2h; sexta e sábado, das 11h30 às 3h e domingo, das 11h30 à 1h.

Haus Bistrô – Rio de Janeiro. Foto: Tomas Rangel / Divulgação

A Casa Roberto Marinho abriu há pouco tempo e já se transformou numa parada obrigatória pra quem vem ao Rio. O acervo é incrível e o paisagismo mais ainda, além de ficar pertinho do Cristo Redentor. Endereço: Rua Cosme Velho, 1105. Horário: terça a domingo, das 12 às 18h.

Casa Roberto Marinho – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O Instituto Moreira Salles dispensa apresentações, mas vamos dizer mesmo assim que há poucos lugares tão investidos em entregar o pacote completo quanto o IMS. Exposições mais que relevantes, cinema com curadoria perfeita, café delícia e um espaço mais ainda. Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Horário: Terça a domingo, das 11 às 20h.

Instituto Moreira Salles – IMS – Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

*Foto destaque: Haus Bistrô, Rio de Janeiro por Tomas Rangel / Divulgação

Quem escreveu

Luiza Vilela

Data

27 de November, 2019

Share

Apresentado por

Luiza Vilela

Luiza S. Vilela é paulistana naturalizada capixaba, mas foi parar no Rio pra cursar letras há 15 anos e nunca mais saiu. Fugiu da vida acadêmica pra escrever, produzir conteúdo e, mais recentemente, casar pessoas. Já coordenou a editoria de FVM e Culinária da Revista Capitolina e contribuiu com Matador, Noo, Rio Etc, Modices e tantas outras. Bate um papo reto sobre literatura, claro, mas também sobre moda, culinária, feminismo e esportes. Site: www.luizaescreve.com

Ver todos os posts

Comentários

  • Show, Luiza! Mandou bem na curadoria das delícias cariocas da atualidade!

    - Daniel Henriques Marinho
    • A Luiza arrasa :)

      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.