Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Recife: mini-guia com os melhores lugares para comer, beber e se inspirar

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

04 de December, 2019

Share

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, agora é a vez do Copo Americano apresentar os nossos cantos favoritos no Recife. Restaurantes, bares, parques, centros culturais estão todos nele. A escolha foi baseada em lugares que, assim como o Copo Americano, têm um toque de brasilidade e, claro, versatilidade.

O Ca-Já Restaurante é o queridinho do momento entre restaurantes com propostas modernas. Tudo ali tem criatividade, como a escolha da casa, os pratos coloridos das mesas e a comida com estilo próprio focado em descobertas orgânicas. Endereço: R. Carneiro Viléla, 648 – Aflitos, Recife. Horários: Terça e quarta, das 19 às 23h; quinta a sábado, das 12 às 15h e das 19 às 23h; domingo, das 11h30 às 15h30.

Ca-já Restaurante, Recife. Foto: Divulgação
Ca-já Restaurante, Recife. Foto: Divulgação

O Cais do Sertão é imperdível para quem curte a bombação do Bacurau. O museu funciona à beira do cais, em um prédio com projeto arquitetônico arrojado. O acervo intercala as raízes rústicas do Sertão com tecnologia e videoinstalações criadas por cineastas locais. Endereço: Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/nº, Recife. Horários: Terça a sexta, das 9 às 17h; sábado e domingo, das 13 às 17h.

Cais do Sertão, Recife. Foto: Costa Neto.

A Barraca do Pingo é ponto de referência para quem quer curtir a praia. A princípio, a barraca atraiu público por oferecer drinks feitos com uma boa variedade de frutas frescas, mas depois ficou mais famosa pela badalação. Endereço: Av. Boa Viagem, altura nº 940, Boa Viagem, Recife. Horário: Terça a domingo, das 7 às 17h.

O Ramon Bar y Parrilla é um belo exemplo de identidade latina em uma cidade com poucos intercâmbios com países sul-americanos. Fundado por argentinos, o projeto começou como uma pizzaria e depois chegou à Zona Norte. Os drinks são inventivos e o cardápio tem inspiração argentina. Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 1778C, Casa Forte, Recife. Horário: Quarta a segunda, a partir das 18h.

Ramon, Recife. Foto: Costa Neto.

O Poço da Panela é uma oásis de paz em plena cidade grande. O bairro é um frondoso sítio histórico com ruas de pedra e casario do século XIX, onde vez por outra a banda Regente Joaquim faz uns forrozinhos quase secretos.

O Altar Cozinha Ancestral é uma acolhedora casa de família que celebra as influências afrobrasileiras de maneira deliciosa. A chef Carmem Virgínia preserva as raízes ancestrais esbanjando personalidade tanto nas próprias criações quanto nos pratos clássicos. Endereço: Rua Frei Cassimiro, 449, Santo Amaro, Recife. Horário: Terça a domingo, das 12 às 17h.

Restaurante Altar Cozinha Ancestral, Recife. Foto: Costa Neto.

Recife é cortada pelas águas, mas tem poucos mirantes à beira-rio como o Cais do Imperador. É uma pequena praça com uma vista linda, de onde é possível apreciar uma paisagem histórica formada por pontes, prédios antigos e barcos. Lá também funciona uma filial do Delta Cafeteria. Endereço: Av. Martins de Barros, 407-409, Santo Antônio, Recife. Horário da cafeteria: Diariamente das 12 às 22h.

Cais do Imperador, Recife. Foto: Costa Neto

Frequentado por capivaras (de verdade), o Jardim do Baobá é uma pracinha experimental que valoriza as margens do rio. Ótimo lugar para relaxar e fazer passeios de barco. Para comer e beber, as opções são o Clandestino Café e Ameaçados. Endereço: R. Me. Loyola, 2 – Graças, Recife. Horário Clandestino: Quarta a domingo, das 15 às 20h; Ameaçados: Sábado e domingo, das 14 às 19h.

Jardim do Baobá, Recife

Espaço intimista para ouvir música autoral, o Terra Café Bar abriga principalmente artistas de uma nova cena que prioriza a essência melódica da canção. Os shows acontecem no agradável quintal de uma casa no Centro do Recife. Funciona também no almoço. Endereço: Rua Bispo Cardoso Ayres, 467 – Boa Vista, Recife. Horário: Quinta e sexta-feira, das 19 à 0h.

Terra Café Bar, Recife. Foto: Lais Eva / Divulgação

Dá pra ver o Recife inteiro do alto do Morro da Conceição, um lugar cheio de musicalidade, religiosidade e simbolismos sociais, onde também tem bares e restaurantes muito autênticos, como o famoso Bar da Geralda. Endereço: Praça da Conceição, 486, Morro da Conceição, Recife. Horários bar: Segunda a quinta, das 10 às 16h; sexta e sábado, até às 23h; domingo, até às 18h.

Morro da Conceição, Recife. Foto: Costa Neto

O cuidado com detalhes de design é um dos atrativos do Borsoi Café, que funciona na base do Edifício Califórnia, um símbolo da arquitetura modernista na Praia de Boa Viagem, com ótimo cardápio de comidinhas, drinks e cafés. Endereço: Condomínio Edifício California – R. Artur Muniz, 82 – Boa Viagem, Recife. Horário: Terça a domingo, das 8 às 22h.

Borsoi Café, Recife. Foto: Paloma Amorim / Divulgação

Famoso por abrigar o Cinema da Fundação e o café Castigliani, o prédio da Fundaj no Derby tem também uma galeria de arte contemporânea, uma sala de videoarte e uma minibiblioteca com ótimo acervo de HQs. Vale a pena conhecer tudo. Endereço: R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife. Horário café: Terça a domingo, das 13 às 21h.

Fundaj, Derby – Recife. Foto: Costa Neto

O Pátio de São Pedro é um dos mais bonitos sítios históricos do Centro do Recife e um bom lugar para almoçar. Além dos restaurantes clássicos de comida regional, a boa novidade é o São Pedro Restaurante, do chef Thiago das Chagas. Endereço: Pátio de São Pedro, Recife. Horário restaurante: Segunda a sexta, das 12 às 15h.

O Galo Padeiro é o grande pioneiro da nova geração de padarias do Recife que produzem pães com técnicas artesanais internacionais e ingredientes selecionados. É também um charmoso ambiente para comer e beber café. Endereço: Rua Capitão Lima, 82, Santo Amaro, Recife. Horário: Segunda a sexta, das 7 às 19h; sábado e domingo, das 8 às 19h.

Galo Padeiro, Recife. Foto: Divulgação

O Mercado da Encruzilhada vende de tudo e também é um rico polo gastronômico com restaurantes de vários estilos, como o tradicional @obragantino, a Minha Deusa Cachaçaria e o moderno Beberibe Bar & Comedoria. Endereço: Rua Dr. José Maria, Encruzilhada, Recife. Horário: diariamente das 6 às 16h. Restaurante a partir das 11h.

Mercado Encruzilhada, Recife. Foto: Costa Neto

A cozinha do Cobra Restaurante é um verdadeiro atelier de arte, com uma culinária baseada em reinvenções de ingredientes essencialmente brasileiros e lindos drinks. Funciona em uma simpática casa no bairro de Parnamirim. Endereço: Rua Engenheiro Clóvis de Castro, 62 – Parnamirim, Recife. Horários: Sexta e sábado, das 12 às 15h; domingo, das 12 às 17h.

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

04 de December, 2019

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.