Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Raw Burger n Bar: aula de drinks e boas opções para o setembro sem carne

Quem escreveu

Renato Salles

Data

11 de September, 2019

Share

Apresentado por

O nome engana um pouco. Muita gente chama essa esquina gastronômica da Vila Madalena por metade do nome, e isso é um erro. O and bar é tão ou mais importante que o resto, e eu vou te dar alguns bons motivos para você ir conferir por conta própria o Raw Burger n Bar. E daí você também vai chamar ele como se deve, com todas as letras.

O Raw Burger n Bar nasceu em 2015 com um slogan bem claro: ‘come hungry, leave drunk‘ – ou, venha com fome e saia bêbado. Para isso, os sócios Rudney e Thiago exploraram o significado do raw do nome ao máximo. Raw, em tradução direta, significa cru, que faz referência à matéria prima principal do menu. Mas também pode significar bruto, rústico. E foi essa ideia que eles levaram para o cardápio, a decoração, o atendimento e, principalmente, para a experiência. Lá a comida não tem frescura. Não tem talher para você comer com a mão mesmo. Eles não fazem alterações nos pratos. É para se lambuzar, e se divertir com isso.

Raw Burger n Bar, barman Celio Altair
O bartender Celio Altair ensina o dry martini perfeito – foto: Renato Salles

E então tem o ‘and bar‘. Junto com os hambúrgueres polpudos e elaborados, o Raw tem um bar de respeito. Tem cervejas variadas e geladas, sim. Mas eles querem que você vá além e estenda a noite com (muitos) bons drinks. Sob o comando do bartender Celio Altair, a carta tem receitas originais surpreendentes, que são feitas com bebidas de primeira. Só de gim-tônica, por exemplo, eles tem 25 receitas. E tem excelentes clássicos, como dry martini, moscow mule, e o negroni, que tem também uma versão defumada.

Raw Liquor Lab, drinks, burger
‘All you need is love. And gin. And tonic.’ – foto: Renato Salles

Quer agora o primeiro bom motivo para ir conhecer o Raw Burger n Bar? Eles estão fazendo uma série de aulas de drinks bem diferentona. A cada mês, uma bebida é a estrela, e um especialista nela é convidado para criar 3 drinks exclusivos, um a cada semana. Na última semana do mês acontece o Raw Liquor Lab. O especialista convidado dá uma aula cheia de história e cultura sobre a bebida, e em seguida ensina a fazer os 3 drinks criados. Com degustação, claro! A aula é para grupos de 10 pessoas, e inclui ainda uma garrafa da bebida do mês de brinde. Em julho e agosto, as estrelas foram o saquê e o gim. O Lab de setembro traz a sommelier Isadora Fornari (aka. Isadinha) para falar de cachaça. Em outubro, a bartender Adriana Pino fala de vodka e, em novembro ela volta para falar de tequila. Programão!

Raw Burger n Bar, Raw Liquor Lab, Celso Altair, Vila Madalena
No Raw Liquor Lab dá tempo de aprender, provar e tirar foto para postar – foto: Renato Salles

Tá! Mas o CoP não está abraçando a causa do setembro sem carne? E vem falar de hamburguer??

Pois é, aqui está o segundo bom motivo para correr para lá. O Raw sempre teve uma preocupação muito grande com o cardápio vegetariano. Tanto que montaram uma cozinha específica para isso, onde não há contaminação. O menu não tem 1 ou 2 opções para quem não come carne. Ele tem 8, incluindo opções veganas. E nada de fazer um burger qualquer e ficar trocando os acompanhamentos. A receitas incluem burgers de soja com cevada, grão de bico, beterraba, abóbora com tapioca e cogumelos. Tem para todos os gostos. O cardápio também tem uma bela seleção de comidinhas sem carne que valem a pena (os bolinhos de espinafre e as batatas fritas trufadas são deliciosas!).

hamburgue vegetariano, setembro sem carne
Trio de delícias: Beet n Avocado Crush, Cheddar Veggie Melt e Smashing Pumpkins – foto: Jo Machado

Ou seja, não tem desculpa para não ir. O Raw Burger n Bar é daqueles lugares para ir comer – e beber – com gosto! É tudo fresco, é tudo feito na casa, com o maior carinho e muita preocupação com a qualidade. Mas com um clima bem despojado, porque um burger de verdade não dá para emperequetar, certo?

Raw Burger n Bar
Rua Aspicuelta, 176 – Vila Madalena
De segunda a sábado, das 12h às 23h30. Domingo, das 12h às 22h30.

Inscrições para o Raw Liquor Lab pelo Facebook

*Foto de destaque: Ola Persson

Quem escreveu

Renato Salles

Data

11 de September, 2019

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.