Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Festival Experimenta! Comida, Saúde e Cultura no SESC SP

Quem escreveu

Jo Machado

Data

30 de September, 2019

Share

Apresentado por

Se há uma coisa inegável entre as relações humanas é que a comida não só nos alimenta, mas nos une, nos identifica e nos conecta com o tempo, com a terra, com a vida e com a morte.

Não é de hoje que a comida deixou de ser apenas algo para saciar o instinto da fome. Comida é um ato cultural, de saúde e de política, que é discutido abundantemente em eventos por aí. Basta olhar ao seu redor! Do churrasco ao vatapá. Do MST ao hambúrguer do futuro. Comida é cultura, é assunto!

Imagem: Divulgação

E dentro um calendário cheio de programações sobre comida que acontecem anualmente no Brasil, o Festival Experimenta! do SESC SP é um dos mais completos, profundos e bem recheados de conteúdo.

Em sua terceira edição, o festival instiga a reflexão sobre os nossos hábitos alimentares, questiona a relação do indivíduo com a comida, estimula escolhas saudáveis e fomenta a agricultura familiar.

Equilibrado em três fortes pilares: comida, saúde e cultura, o festival acontece a partir de amanhã, 1º de outubro e dura até o último dia do mês (31), em todas as 40 unidades do Sesc do Estado de São Paulo.

Imagem: Divulgação

Para ter uma idéia da magnitude do festival, serão mais de 300 atividades segmentadas em sete temas: Comer é cultura; A saúde está na sua mesaDiversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida. Algumas gratuitas, outras com preços bem acessíveis.

Palestras, rodas de conversa, passeios guiados, oficinas, experimentações e feiras de orgânicos que contam com a participação de profissionais de inúmeras especializações, como nutrição, psicologia, gestão ambiental, ecologia, filosofia, sociologia, história e gastronomia.

Foto: Dani Sandrini

“Uma das características do mundo contemporâneo é a velocidade com que as coisas têm mudado. Em um contexto tão dinâmico, a relação com a comida, com o ato de comer e seus ritos precisam ser cultivados, respeitando-se os valores e hábitos dos diferentes grupos que formam a sociedade”, afirma Danilo Santos de Mirandadiretor do Sesc São Paulo.

O mais legal: o festival acontece exatamente no mês do Dia Mundial da Alimentação, que é dia 16 de outubro, data instituída pela ONU para incentivar a reflexão sobre a nossa alimentação, a fome e segurança alimentar da atualidade. O termo é segurança alimentar, mas na real quer dizer: bora falar sobre aquele monte de agrotóxico que a gente anda consumindo ultimamente?!

Bom, resumidamente, o Experimenta! é um festival imperdível para quem trabalha com comida, para quem quer comer melhor, para quem quer entender mais sobre o come e para quem não tem idéia alguma sobre o que está pondo para dentro do corpo.

A programação completa do festival você encontra aqui ó!

Perde não!!

Festival Experimenta! Comida, Saúde e Cultura
De 01 à 31 de outubro – Diversos Horários
Unidades do SESC do Estado de São Paulo

Preços variam conforme a atividade. Algumas são gratuitas.

Foto destaque: Claudia Baiana

Quem escreveu

Jo Machado

Data

30 de September, 2019

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.