Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

2 novos museus brasileiros que você vai querer conhecer

Quem escreveu

Renato Salles

Data

06 de February, 2019

Share

A cultura brasileira não anda lá muito bem das pernas. A extinção do Ministério da Cultura e o incêndio do Museu Nacional não são notícias para se comemorar. Mas nem tudo são trevas no mundo das artes no nosso Brasil. Nos últimos dois meses, foram inaugurados dois museus bem peculiares que você vai ficar curioso para conhecer. E o mais interessante é que ambos ficam em lugares afastados, longe do circuito tradicional do Sudeste, o que quer dizer que para conhecê-los você vai ter que programar uma viagem para um destino diferente junto. Que tristeza, não?

Então pega logo o calendário de feriados e vem comigo conhecer esses dois novos museus!

Museu das Cadeiras Brasileiras

novos museus, museu das cadeiras brasileiras, belmonte
Museu das Cadeiras Brasileiras em Belmonte, BA – foto: Divulgação

No pequeno município baiano de Belmonte, ao norte de Porto Seguro, nasceu e cresceu um dos maiores designers brasileiros de todos os tempos: Zanine Caldas. A casa colonial onde ele morou por 17 anos abrigava até pouco tempo um sindicato, mas foi ocupada recentemente pelo filho do grande moveleiro, o também designer Zanini de Zanine. Ali ele montou o Museu das Cadeiras Brasileiras com um acervo de dezenas dessa peça que está no dia-a-dia de qualquer pessoa, e que é um dos maiores fetiches de projeto de qualquer arquiteto.

A seleção das peças ficou a cargo de Christian Larsen, curador do MoMA em Nova York. Ali dá para ver cadeiras desenhadas por designers do calibre de Joaquim Tenreiro, Claudia Moreira Salles, Sergio Rodrigues, Etel Carmona, Hugo França, Paulo Alves, e dos irmãos Campana. Junto, ainda tem uma coleção de artigos e trabalhos do Zanine pai, como maquetes, projetos e fotografias.

Museu das Cadeiras Brasileiras
Belmonte – Bahia
De quarta a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sábados e domingos, com visita agendada.
(73) 998-114-261 / 981-071-102.

Museu da Natureza

Também inaugurado no fim de 2018, o Museu da Natureza é a novidade dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, no interior do Piauí. O lugar não poderia ser mais apropriado: a Serra da Capivara é um dos maiores sítios arqueológicos do país, possui registros da presença humana no continente de mais de 50 mil anos (além das pinturas rupestres de cerca de 12 mil anos atrás), e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1991. O intuito do museu é estimular o turismo na região – que poderia chegar a 1 milhão de visitantes por ano, mas hoje gira em torno de 20 mil.

Para isso, foi criada uma exposição cheia de recursos audio-visuais para apresentar a evolução da Terra desde o surgimento do sistema solar, através das eras geológicas, a formação da vida e a evolução das espécies. São 12 salas sequenciais, que mostram como os ciclos climáticos e os eventos externos (como o choque com asteróides) do planeta fazem com que  a vida tenha que se adaptar, ou mesmo seja extinta. Em tempos de aquecimento global acelerado, pode ser uma aula de sobrevivência para nós.

Museu da Natureza
Coronel José Dias – Piauí
De quarta a segunda, das 13h às 19h
Ingresso: $30 (inteira)

*Foto do destaque: Museu da Natureza – Divulgação

Quem escreveu

Renato Salles

Data

06 de February, 2019

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Duas preciosidades que pretendo conhecer. Em especial, o Museu da Natureza.

    - Enio Pypcak

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.