Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Um guia das novidades da Santa Cecília – Vol 2.

Quem escreveu

Tava Passando

Data

28 de November, 2018

Share

Dois anos atrás, no longínquo mês de novembro de 2016, já percebendo desde aquela época que tudo estava mudando e nada mais seria o mesmo no triângulo Santa Cecília/Vila Buarque/Campos Elíseos, a gente listou as novidades muito bem-vindas na vizinhança em termos de comida, bares, lojinhas etc

De lá pra cá, tudo mudou de novo! Daquela lista, algumas coisas já fecharam ou cresceram, mas acima de tudo, o bairro ganhou mais um monte de novidades. A gente sabe, não dá pra negar: Santa Cecília (e arredores) está na moda, tem muita coisa legal abrindo, muita gente se mudando para o bairro. Se isso vai resultar em um bairro mais pulsante e rico – ou no novo ~point da gentrificação~ e da especulação imobiliária, só o tempo dirá. Enquanto isso, a gente que é morador comemora o monte de lugar novo que dá para ir andando!

Caracol

Caracol / Foto: @tavapassando
Caracol / Foto: @tavapassando

O Caracol é um dos caçulas desta lista – tem menos de 3 meses de vida – mas já é um dos queridinhos da região. Pontos fortes não faltam pois os drinks são deliciosos, tem área externa com arquibancada que vai bombar no verão, petiscos gostosos e um sistema de som incrível, onde DJs escolhidos a dedo agitam a micropista ou ditam a trilha sonora da noite. Dá pra acompanhar a programação do dia pelo Instagram do bar.

Caracol. De quarta a sábado, das 19h à 1h.
Rua Jaguaribe, 76, Vila Buarque

Sala Tatuí

Sala Tatuí / Foto: divulgação
Sala Tatuí / Foto: divulgação

A Editora Lote 42, que também tem a querida Banca Tatuí (que fica em frente) cresceu e inaugurou em setembro a Sala Tatuí, a sua própria livraria! Ela funciona com hora marcada, uma ideia de “atendimento personalizado” que eles trouxeram da Argentina, e além de vender livros e obras gráficas raras, recebe as pessoas para cursos, exposições, clubes de leitura, exibição de filmes, debates e mini-shows.

Sala Tatuí. Visitação com hora marcada.
Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília

Quintal do Centro

Quintal do Centro / Foto: divulgação
Quintal do Centro / Foto: divulgação

A irmãzinha da Jardin do Centro (que também entrou no primeiro guia) fica mais dentro da Santa Cecília e tem mais espaço, com um quintalzinho gostoso lá atrás, que recentemente começou a abrir para almoço com a comida de restaurantes e chefs convidados. A proposta é a mesma: muitas plantas lindas e um café com bolo e gostosuras, daqueles lugares para ir e passar a tarde toda!

Quintal do Centro. Segunda a sábado das 11h às 19h.
Rua Barão de Tatuí, 95, Santa Cecília

Kaia

Kaia / Foto: divulgação
Kaia / Foto: divulgação

Mesão para grupos grandes, cerveja de garrafa, burguers gostosos e bem montadinhos e uma batata frita coberta com um ragu de carne que fica horas cozinhando no molho de tomate. Essa é a receita do sucesso do Kaia, que em pouco tempo se tornou um dos lugares preferidos dos moradores da região. Com estilo sem frescura, atendimento super simpático e clima de festinha na casa de amigos, o ambiente fica ainda mais aconchegante com os discos rodando na vitrola, sempre escolhidos a dedo e alguns até à venda na pequena lojinha.

Kaia. De terça a sábado das 18h à 0h.
Rua Marquês de Itu, 413, Vila Buarque

Cervejaria Central

Cervejaria Central / Foto: @tavapassando
Cervejaria Central / Foto: @tavapassando

Lugar pra tomar litrão na calçada não falta no bairro, mas não tínhamos grandes representantes de boas cervejas por aqui. Mas isso mudou! A Cervejaria Central (de quem já falamos) produz seus próprios rótulos e sempre tem cervejas convidadas, somando sempre umas 10 opções, entre pilsner, witbier, american pale ale, american amber ale e outras, todas em três tamanhos: 330ml, 473ml e 1 litro. E agora em dezembro eles vão lançar a Simcoe 101, uma Double IPA especial de 1 ano que será em lata! Além das cervejas eles também têm cartas enxutas de drinks e de comida, que variam entre petiscos e lanches que harmonizam com os vários tipos de cerveja (e é tudo bem gostoso!).

Cervejaria Central. Terça a quinta das 18h à 0h, sexta e sábado das 18h à 1h.
Rua Jesuíno Pascoal 101, Santa Cecília

Cama de Gato

Cama de Gato / Foto: @tavapassando
Cama de Gato / Foto: @tavapassando

Mais um empreendimento da galera do Mandíbula e Fel (de quem já falamos aqui no site), o Cama de Gato tem proposta diferente de seus irmãos. As mesas comunitárias e o amplo espaço fazem do bar um lugar perfeito para tomar umas várias com a galera depois do trampo, comemorar o aniversário com amigos ou finalmente reunir aquele grupo do eterno “vamos marcar!”. Apesar da vibe do lugar pedir cerveja de garrafa 600ml para compartilhar, do bar saem drinks com preço honesto e feitos na medida, sem firulas. Depois do álcool correr pelas veias, vale bater uma bolinha na mesa de ping-pong, é diversão garantida!

Cama de Gato. Segunda a sábado das 19h às 2h.
Rua Amaral Gurgel, 453, Vila Buarque

Syria

Syria / Foto: @nelson_antoine
Syria / Foto: @nelson_antoine

O Syria já é ali quase no Arouche quase na República, mas a gente gosta tanto que precisava incluir! O restaurante árabe do imigrante sírio Sr. Ahmad, o original Vovô Ali, é gostoso, barato, simples e cheio de surpresas. Além de um dos melhores shawarmas da cidade (aquela pasta de alho!), tem esfihas fresquinhas feitas no saj, kibe assado ou cru, porção de falafel e pastinhas árabes.

Syria. Segunda a quarta das 11h às 20h, quinta a sábado das 11h às 22h.
Avenida São João, 1248, Santa Cecília

Buraco

Buraco / Foto: divulgação
Buraco / Foto: divulgação

Quase um speakeasy, o Buraco fica escondido ao lado da Casa Elefante (que também vale uma visita) e tem ambiente escurinho, poucas cadeiras e um balcão de onde saem drinks clássicos e também algumas pirações deliciosas como o Banana Daiquiri e o Kafka (feito com bourbon, licor de cassis e limão siciliano). O bar abre e fecha cedo, e tem o climão perfeito para um date, para um esquenta charmoso ou somente para encostar no balcão e ouvir as histórias de pescador do Lucas enquanto ele prepara as receitas.

Buraco. Quarta a Sábado, das 19h-1h
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 281, Vila Buarque

Arranjo Tropical

Arranjo Tropical / Foto: @tavapassando
Arranjo Tropical / Foto: @tavapassando

Outra representante do item floriculturas, a Arranjo Tropical é diferente de todas as outras! Ela é mais focadas em flores do que em plantas verdes, e como o nome diz, com muitos arranjos, guirlandas, vasos, buquês e muita tropicalidade – para encomendas avulsas ou assinaturas mensais. A loja é colorida, cheia de flores que a gente nunca viu na vida, e o serviço é uma simpatia. Pra quem quer deixar a casa cheia de vida!

Arranjo Tropical. Terça a sábado das 11h às 19h e último domingo do mês das 12h às 18h.
Rua Barão de Tatuí, 284, Santa Cecília

Mandioca

Mandioca / Foto: divulgação
Mandioca / Foto: divulgação

Aberto há alguns meses, o restaurante é inspirado pela grande dama da cozinha brasileira, a mandioca! E a ideia é mostrar sua versatilidade, então você prova ela na forma de farinha, ensopado, pirão, bolinho… Alguns dos destaques são o bobó vegetariano com castanha de caju e o porco sulista, com filé-mignon suíno à moda dos pampas com farofa de pinhão e abóbora assada com mel. Por enquanto só abre pra almoço, e é uma delícia!

Mandioca Cozinha. Terça a sexta das 11:30 às 15h, sábados, domingos e feriados das 12:30 às 16:30.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 187, Vila Buarque

Heute Bar

Heute Bar / Foto: divulgação
Heute Bar / Foto: divulgação

O Heute é um dos mais novos representantes do bairro, e já chega fazendo barulho por causa dos donos, entre eles a modelo Ellen Milgrau e a masterchef Elisa Fernandes, que assina o cardápio. O lugar é lindão, com móveis antigos e um clima que faz a gente se sentir em algum lugar de Berlin. Além de bar, com drinks clássicos, tem petiscos como tábuas de charcutaria e de queijos, e no fim de semana um brunch que parece delicioso!

Heute Bar. Quinta e sexta das 18h à 0h, sábado das 11h à 0h, domingo das 11h às 20h.
Rua Aureliano Coutinho, 26, Santa Cecília

Jaguar Bar

Jaguar / Foto: @tavapassando
Jaguar / Foto: @tavapassando

O Jaguar herdou seu nome do antigo hotel que antes funcionava no mesmo endereço, na tríplice borda entre República, Santa Cecília e Campos Elíseos. Reformado, o prédio se tornou um condomínio para estudantes e abriga no térreo este novíssimo bar/restaurante especializado em milanesas. Com decoração sob medida para o Pinterest, o Jaguar abre para almoço e jantar, primando pelas milanesa (tradicional, de porco ou de cogumelos) com até dois acompanhamentos, que podem ser batata frita, coleslaw, salada de batata, purê de beterraba… E em breve o Jaguar ganha um novo vizinho, a pizzaria Napolino, de Pinheiros, que abre agora no começo de dezembro também no térreo do prédio reformado.

Jaguar Bar. Almoço: segunda a sexta das 12h às 15:30 e sábado das 13h às 17h, jantar de quinta a sábado das 19h30 à 0h.
Avenida Duque de Caxias, 421, Campos Elíseos

Majaz Restaurante

Majaz / Foto: divulgação
Majaz / Foto: divulgação

Uma coisa que não falta pelo centro e arredores é comida árabe, mas geralmente ela se resume a um espaço pequenininho com shawarma e esfiha. O Majaz, restaurante palestino, vai além: a cozinha é simples, farta e saborosa, feita com ingredientes árabes tradicionais, e tem várias opções de pratos diferentes como carne com iogurte, musakhan (prato tradicional de frango grelhado feito com cebola salteada, sumac e amêndoas), fatha de berinjela finalizada com amêndoas etc. Além disso, tem um espaço aberto na frente que é ótimo para encontrar amigos!

Majaz Restaurante. Terça a quinta das 18h às 0h, sextas das 18h às 2h, sábados das 12h às 2h, domingos das 12h às 18h.
Rua Fortunato, 88, Santa Cecília

Zud Café

Zud / Foto: divulgação
Zud / Foto: divulgação

Taí uma categoria que não abriu muitos exemplares e que sentimos falta por aqui: bons cafés! Mas o Zud é um ótimo novo representante: simpático, acolhedor, com bons tipos de cafés, pães com fermentação natural, produtos de produtores locais, decoração bonita e ótimas guloseimas, como pão de queijo da Canastra, sanduíches, bolos e acepipes veganos.

Zud Café. Terça a sábado das 10h às 19h, último domingo do mês das 10h às 17h.
Rua Barão de Tatuí, 377, Santa Cecília

Galeria Crua

Galeria Crua / Foto: divulgação
Galeria Crua / Foto: divulgação

A Crua começou como galeria – de arte nova e urbana – mas virou bem mais que isso. Virou lugar pra encontrar amigos, comprar cerveja com preço bom, chegar cedo e sair cedo, e beber na calçada, do jeito que a gente gosta. Sempre rolam DJs bons e showzinhos – especialmente na quarta-feira, que tem uma jam bem legal em que sempre colam Otto, Junio Barreto, Di Melo e quem quiser chegar.

Galeria Crua. Horários variados (conforme eventos).
Rua Conselheiro Nebias, 1441, Campos Elíseos

Galeria 55SP

55SP / Foto: divulgação
55SP / Foto: divulgação

A 55SP é galeria mesmo! De arte nova, contemporânea, fresca – que começou como venda online no site – com curadoria incrível, e ganhou um espaço na vida real para exposições e encontros. O acervo se estende a “publicações, objetos, esculturas, arte sonora como discos de vinil e outros meios, com o enfoque no novo colecionismo, mas sempre com a preocupação da curadoria e autenticidade”.

Galeria 55SP. Segunda a quinta com hora marcada, sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 17h.
Rua  Barão de Tatui, 377, Santa Cecília

Divina Increnca

Divina Increnca / Foto: Dani Valentim
Divina Increnca / Foto: Dani Valentim

A pizzaria Divina Increnca, que já existia em Perdizes, depois abriu uma lojinha na Santa Cecília com mesinhas na calçada, ideal para noites bonitas, para tomar uma cervejinha e jogar conversa fora. A pizza tem massa com fermentação natural, é individual, não é carregada no recheio e às vezes vem com ingredientes inovadores como pesto de azeitona ou salame de cordeiro. As que mais saem são a marguerita – impecável – e a Incremma, e ainda rolam enroladinhos de entrada: um de mussarela, abobrinha e gorgonzola, e o outro com mussarela, mortadela e raspas de limão siciliano. Como a gente gosta: sem afetação, atendimento ótimo, comida boa e preço justo.

Divina Increnca. De terça a domingo, das 18 às 23h.
Rua Marquês de Itu, 1017, Santa Cecília

Banca Curva

Banca Curva / Foto: divulgação
Banca Curva / Foto: divulgação

No mesmo bairro da querida Banca Tatuí (que tava no primeiro guia), há alguns meses ganhamos a Banca Curva! A proposta é parecida: transformar uma banca de jornal abandonada em uma banca colaborativa de publicações e artes impressas independentes. Enquanto as grandes redes de livrarias por aí vão mal, a gente comemora essas pequenas iniciativas!

Banca Curva. De terça a sexta das 13h às 19h, sábados das 13h às 17h.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340, Vila Buarque

Yerba + Por Uns Dólares a Mais

Yerba + Por Uns Dólares a Mais / Foto: divulgação
Yerba + Por Uns Dólares a Mais / Foto: divulgação

O delicioso café Por Um Punhado de Dólares abriu sua filial (ou continuação) Por Uns Dólares a Mais há alguns meses, dividindo o espaço com a galera do Yerba, especializada em chimarrão e tereré, que se mudou de Pinheiros. Os dois juntos criaram um espaço bem gostoso para tomar um café ou chá à tarde com os amigos, bater papo ou passar a tarde de sábado intercalando o café com um drink e música boa.

Yerba + Por Uns Dólares a Mais. Segunda a sábado das 10h às 22h.
Rua Pirineus, 86, Santa Cecília

*Foto do destaque: @tavapassando – nosso guia volume 1 está neste link

Quem escreveu

Tava Passando

Data

28 de November, 2018

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

Comentários

  • Lista mais que esperta! Já notei tudinho! <3

    - Biti Averbach
  • Peixe Voraz. Quanta falta de respeito com a vizinhança! É isso aí: espaço pequeno, a galera vai para a calçada e o sossego dos vizinhos acaba! Não importa o dia da semana! Não merecem nem uma notinha, nada! … são totalmente I-R-R-E-S-P-O-N-S-Á-V-E-I-S!

    - Milena
  • Podiam fazer um especial sobre os locais bacanas que são acessíveis para cadeira de rodas.

    - Lia Crespo
    • Oi Lia, seria incrível mesmo! Vamos colocar na nossa pauta :)

      - Lalai Persson
  • adorei as dicas

    - Maria Coeli
  • Pizza do Divina Increnca bate fácil no Brás Eletrica ou as outras napolitanas que tão surgindo pela cidade. Até agora foi a mais gostosa que comi, a margherita e a increma são as melhores mesmo!

    - Peu
    • A gente adora também :)

      - Tava Passando
  • Faltou o Cabaret da Cecília. :/

    - gil
    • Verdade, depois lembramos de outros que ficaram de fora. Vai ter que rolar volume 3!

      - Tava Passando
  • Vou conhecer a todos, estou chegando no bairro.

    - Claudio
    • Bem-vindo! :)

      - Tava Passando
  • Ameeei! Conheço a maioria, mas sempre tem algo novo <3

    - Camila Mazzini
    • <3

      - Tava Passando
  • E eu não paro de ir sempre nos mesmos lugares :'(
    Mas qual desses é bom pra ir sozinho ?

    - Fábio
    • Ver filme na Sala Tatuí, café no Zud, Yerba ou Quintal do Centro, comer no Mandioca ou no Syria… Mas nada impede de você sentar no balcão do Kaia ou do Caracol e tomar uma sozinho :)

      - Tava Passando
  • Desses só conheci o Mandioca! Não gostei de nenhum prato!

    - Liliam Tiete
    • Que pena! O bom é que tem vários outros lugares pra você conhecer :)

      - Tava Passando

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.