Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Restaurantes que são verdadeiros tesouros gastronômicos no centro de São Paulo

Quem escreveu

Tava Passando

Data

27 de December, 2018

Share

Apresentado por

Eles têm em comum décadas de tradição, pratos fartos e a vizinhança, na região central de São Paulo. São jóias da culinária paulistana tradicional, alguns bem conhecidos e outros nem tanto. De pratos feitos para um almoço rápido a receitas lendárias para dividir com a família ou amigos, da massa italiana a culinária típica espanhola, de carne suculenta à clássica feijoada. Uma coisa é certa: todos os restaurantes do Centro desta lista devem ser visitados pelo menos uma vez na vida.

Leiteria Ita

Foto: Cozinha da Creonice
Foto: Cozinha da Creonice

O Ita tem um cardápio imenso, que ocupa todas as paredes do boteco/restaurante. Seu balcão em forma de M está constantemente lotado na hora do almoço e é frequentado por todo tipo de gente do centro de São Paulo, indo dos engravatados da Bolsa até a galera que trampa na construção ao lado, passando pelos metaleiros da Galeria do Rock e os hipsters eventuais. Na sexta, peça o maravilhoso bacalhau, que serve tranquilamente duas pessoas e desmancha na boca de tão macio. Aos sábados, o prato mais pedido é a tradicional feijoada, que pode vir na cumbuca ou na sua versão light, a carioca.

Leiteria Ita
Rua do Boticário, 31

Segunda a sábado, das 11h30 às 18h

Pasv

pasv-2-1513x1200
Foto: Diários Gastronômicos

Como outros exemplos de restaurantes do Centro, o Pasv tem um certo charme decadente. Mas o ambiente é autêntico: ao contrário de outros lugares que tentaram se modernizar, o Pasv mantém o balcão com cadeirinhas, a parede de madeira e as vovozinhas que servem as mesas desde que abriu suas portas. Esse é um lugar que a gente pode dizer com segurança: peça qualquer coisa do cardápio, tudo é gostoso! Os pratos são pra dividir, tem muitas opções, e nossas sugestões são qualquer prato com o básico arroz e feijão (perfeitos) ou as especialidades Polvo à Feira e Cozido à Espanhola.

Pasv
Avenida São João, 1145

Todos os dias, das 11h30 às 23h30

Ponto Chic

baurupc-e1332884694971
Foto: Blog do Flavio Gomes

Nem só de bauru vive o Ponto Chic. É claro que o sanduíche é carro-chefe do restaurante pois, segundo a lenda, foi inventado ali mesmo. Mas o Ponto Chic também tem PFs e comerciais deliciosos, quase todos servindo pelo menos 3 pessoas. O Espetão à Brasileira é um delírio para qualquer carnívoro e vem com filé mignon, lombo, linguiça de pernil, cebola e tomate, além dos acompanhamentos arroz, farofa, banana à milanesa e batata frita. Aliás, a batata frita do Ponto Chic é daquelas gordinhas, com recheio cremoso e crocância no ponto exato.

Ponto Chic
Largo do Paissandú, 27

De segunda a sábado, das 12h às 20h

Galeto Lousã

Foto: @tavapassando
Foto: @tavapassando

Provavelmente o menos famoso dos restaurantes do Centro – mas não menos primoroso – o Galeto Lousã fica escondido dentro de uma daquelas galerias na Barão de Itapetininga. O teto é baixo, a decoração é estranha, o lugar é apertado. Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena e a vontade de comer um ótimo galeto é grande. O preço é bem bom (dá pra duas pessoas comerem por menos de R$ 50) e tudo é uma delícia!

Galeto Lousã
Rua Barão de Itapetininga, 163

De segunda a sexta, das 11h30 às 15h. Não abre aos sábados e domingos.

Boi na Brasa

Foto: @tavapassando

Obviamente a especialidade do Boi na Brasa são as carnes. Todos os cortes clássicos (picanha, maminha e alcatra) são preparados na hora e chegam à mesa fumegando, no ponto escolhido, acompanhados de porções generosas de arroz carreteiro, batatas portuguesas ou a deliciosa farofa. O Boi na Brasa também serve um enorme T-Bone, corte que não se acha em qualquer lugar e alimenta com tranquilidade duas pessoas. Para completar, fica aberto até altas, sendo uma boa opção para quem quer dormir com a pança cheia.

Boi na Brasa
Rua Marquês de Itu, 188

Segunda a domingo,
De terça a quinta das 11h às 2h, sexta e sábado das 11h às 4h, domingo e segunda das 11h às 0h

La Farina

Foto: @tavapassando
Foto: @tavapassando

O La Farina já ganha pontos por ser diferente: não existem muitas cantinas ali na região (além do disputado O Gato que Ri). Então agradecemos muito essa opção gostosa e com bom custo benefício pra deixar a barriga quentinha sempre que bater aquela vontade de massa. O La Farina tem pinta de “restaurante de filme de mafioso”, com garçons elegantes e charme de antigamente, e pratos clássicos italianos, sem muita invenção, além de um elogiado strogonoff.

La Farina
Rua Aurora, 610

De segunda a sábado das 11h às 23h, domingo das 11h às 17h

Salada Record

img_4726
Foto: @tavapassando

Fica ao lado do mais famoso bar da esquina Ipiranga x São João, mas, ao contrário de certos vizinhos, manteve a qualidade ao longo dos anos. O Salada Record não tem decoração charmosa – a cara é de boteco genérico com a galera da firma, mas os pratos são sempre entregues no ponto. As duas especialidades (servidas desde 1958 e aprovadíssimas por nós aí na foto) são o Virado à Paulista feito no capricho e com várias opções de carne e a excelente Parmegiana, talvez a melhor da região.

Salada Record
Avenida São João, 719

Segunda, das 11 à 0h e domingo, até 23h30

Fuentes

Foto: Revista São Paulo
Foto: Revista São Paulo

São mais de 60 anos servindo pratos da culinária espanhola com perfeição. O Fuentes é daqueles restaurantes em que os garçons conhecem os clientes pelo nome, a decoração é a mesma há décadas e os pratos têm receita centenária. Se você ainda não conhece, junte uma turma e peça qualquer uma das paellas (valenciana e de frutos do mar), para comer de joelhos e sair de lá rolando escada abaixo. Outro prato tradicional espanhol servido por lá é o puchero, um cozidão de grão-de-bico, batata, repolho, couve e todos os tipos de carne possíveis, servido somente às terças.

Fuentes
Rua do Seminário, 149 – agora está nos Jardins – Rua Dr. Melo Alves, 82.

De terça a sexta, das 11h30 às 15h30, das 18 às 23h; sábado, das 11h30 às 23h; domingo, das 11h30 às 18h. Não abre às segundas.

Foto de capa: @tavapassando
Save
*Publicado originalmente em maio/2017 e reeditado em dez/2019Save

Quem escreveu

Tava Passando

Data

27 de December, 2018

Share

Apresentado por

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

Comentários

  • Muita coisa boa na lista, mas… faltou a bisteca do Sujinho e o Polpetone do Jardim de Napoli na minha opinião.

    - Jefferson Floriano
    • é, falta uma versão 2, porque tem vários que ficaram de fora :)

      - Lalai Persson
  • Adorei as dicas dos tradicionais do centro!! Penso que a moçada mais jovem precisa conhecer esses tesouros.

    - Lilian
  • A Parmegianna da Salada Record está LONGE de ser a melhor da região, ainda mais levando o preço em consideração. Tem lugar que dá pra comer parmegianna melhor, por um terço do preço.

    - Anderson
  • Comi uma feijoada no Ita tão salgada que fiquei três dias bebendo água. No Estadão, citado nos comentários, o famoso lanche de pernil fez com que eu e a pessoa que me acompanhava passarmos muito mal. Restaurante bom mesmo que realmente poderia entrar em uma próxima lista é o Sujinho. Sugiro ainda algum dos ótimos peruanos.

    - Everaldo
  • faltou a casa do porco

    - neusa de andrade aiello
    • eu neusa de andrade aiello só fiz comentários bons sobre sp jamais critiquei algum estabelecimento mesmo porque não conheço os que aqui foram citados usaram meu face para colocar meu nome indevidamente

      - neusa de andrade aiello
    • Ah, tesouros são os mais antigões!

      - Tava Passando
  • Fomos hoje no Pasv
    Péssimo atendimento, comida muito ruim e cara para a região do centro de São Paulo.

    - Bruna
    • Que pena que você teve essa experiência, Bruna! A gente vive lá e já provamos muita coisa gostosa!

      - Tava Passando
  • Estive no Salada Record para experimentar o parmegiana. Acho que está na média porém não tudo isso não. A comida veio fria. O parmegiana do Jhony’s Bar e Restaurante na rua Canuto do Val, ganha em sabor. fica a dica.
    R. Canuto do Val, 241

    - Paula
  • Bom. O Guanabara não foi citado.

    - Rico
    • Verdade, fica pra próxima edição :)

      - Tava Passando
  • Bom. E o Guanabara?

    - Rico
  • Faltou o Filet do Moraes.

    - Divanio Soares

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.