De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Roteiros 12 horas por Treviso

Explorando cidades do nascer do sol ao fim da noite.

SP24hrs

Porque para amar São Paulo não é preciso firulas.

Onde é Qingdao? 青岛

Data

30 de July, 2018

Share

Qingdao (pronuncia-se TINDAO) é uma cidade da província de Shandong ao Nordeste da China. Se a gente nadar, chega lá nas Coréias. É bem em frente! Segundo informações da Wikipedia, tem cerca de 2. 430.000 habitantes. Esteve na posse da Alemanha entre 1898 e 1914 e do Japão entre 1914 e 1922.

A arquitetura passeia pelo moderno, mas há traços bem claros de influência alemã, junto com as construções da antiga China. Qingdao é uma cidade mais jovem, se compararmos a Beijing e Xangai.

A orla da baía de Huangdao. Foto: arquivo pessoal

Moramos no distrito de Huangdao, que fica a um túnel (submerso) de distância  do centro de Qingdao (uns 30 a 40 minutos daqui de casa sem trânsito), ou, se preferir ir de ponte, a uma distância da maior ponte do mundo sobre água. Sim. Essa ponte é famosa, gente! Há controvérsias e polêmicas sobre esse assunto, pois os EUA têm uma ponte que também é considerada a maior do mundo, mas, prefiro acreditar que a daqui é a maior. Afinal, orgulhinho bobo de quem mora aqui, né?

Vídeo institucional da ponte:

Uma outra curiosidade de Qingdao é que em 2008 a cidade se tornou um dos locais selecionados para as Olimpíadas de Beijing. A cidade é conhecida pelo mar e por suas características de balneário, e assim, tornou-se o centro para a categoria de vela no evento. Até hoje, a gente pode ver por aqui alguns marcos das olimpíadas.

A placa na orla de Qingdao, próxima ao centro de velas, que sediou a categoria nas Olimpíadas de Beijing.

Wanda Studios

Aqui também almeja virar a Hollywood chinesa. É ousado? É! Os chineses são ousados, não à toa se tornaram uma potência mundial, né? Uma mega empresa milionária chamada Wanda apostou todas as fichas (e muitos, MUITOS yuans) em uma estrutura imensa de estúdios de cinema, o Wanda Studios (são em torno de 30 atualmente e serão 40 no futuro), 2 gigantescos tanques d’água para filmagens submersas (dizem ser os maiores construídos no mundo, mas aqui é tudo megalômano mesmo), uma ilha artificial com cidade cenográfica e um shopping gigantesco chamado Wanda Mall que possui salas IMAX e dois parques temáticos internos para crianças de todas as idades.

A Xangai dos anos 1930 na cidade cenográfica próxima ao Wanda Mall.
O Wanda Mall é temático em torno do universo do cinema.
A Hollywood Chinesa em Qingdao tem até placa no morro.

Laoshan

Qingdao também é berço do Taoísmo na China, além do Budismo e Confucionismo. Confúcio, aliás, nasceu na cidade de Qufu, em Shandong.  Isso significa que por aqui a gente encontra muitos destes templos e montanhas onde essas filosofias se espalharam. Amo a linha oriental de pensamento e suas tradições, e visitei alguns desses templos em um passeio aqui mesmo em Qingdao, para as montanhas de Laoshan, que são beijadas pelo mar em sua costa. Sou do Rio e amo as paisagens da minha cidade, me senti familiarizada com a vista deslumbrante de toda aquela paisagem montanha-mar aqui na China. Me emocionei de verdade nesse passeio.

Laoshan é de tirar o fôlego.
Kuan Yin, minha Deusa amada, abençoando. Literalmente chorei quando subi e me deparei com essa imagem!
Montanha e mar, em uma paisagem inesquecível!
Um dos muitos templos de Laoshan. A paz é realmente sentida aqui!

Huangdao e Qingdao estão se desenvolvendo muito rápido. Estive aqui de dezembro de 2017 a janeiro deste ano, e em maio já vi muita novidade. Os chineses constroem tudo muito rápido! O Wanda Mall e Studios por exemplo, ainda não estavam prontos em dezembro, eu nem sabia da existência. Agora é um complexo imenso cheio de possibilidades.

Anualmente em agosto acontece o festival da cerveja (que pretendo cobrir e fazer um post aqui). As ruas ficam repletas de gente e tem um local específico onde acontece o evento (tipo Rock in Rio), com diversos rótulos locais e internacionais participando. Qingdao é muito conhecida por esse evento e inclusive sua cerveja Tsingtao é fabricada aqui (começou a ser fabricada aqui em 1903 pelos alemães, que durante a guerra se estabeleceram na cidade). Há um museu dentro da fábrica aberto a visitas!

Assista o vídeo que tem muitas imagens lindas aéreas de Qingdao e mostra bem a vibe daqui!

Até o próximo post!

Xièxiè! 谢谢! 再见!

 

*Fotos destaque e artigo:  Maria Claudia Pompeo 

Data

30 de July, 2018

Share

Maria Claudia Pompeo

Maria Claudia Pompeo é carioca, consultora de moda para marcas e pessoas e produz conteúdo de moda e comportamento online há 15 anos. Coleciona revistas de moda e sofre quando tem que se desfazer de algumas, por pura falta de espaço. Viciada em internet desde os primórdios, teve inúmeros blogs e colaborou com algumas revistas online. Atualmente escreve sobre moda e tendências na sua página e faz a curadoria de suas pesquisas de imagem e comportamento no Instagram - @mcpompeo. Site: facebook.com/mcpompeoconsultoria

Ver todos os posts

Comentários

  • Que lugar surpreendente - mas não me gida que você chegou em Seul nadando ;-)
    - Luciana Guilliod

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.