O São João do Recife por Derlon Almeida

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de July, 2018

Share

São João é a festa mais importante do Brasil!”, na voz do artista plástico Derlon. E, assim como o Carnaval, o São João é festa que mais se estende, antes e depois de sua data oficial.

As festividades continuam por muitos lugares Brasil afora e têm um peso especial – senão maior – no calendário de muitas cidades nordestinas. Afinal é de lá que vem a tradição mais forte de adoração a esse santo tão festejado, e de toda a atmosfera musical, gastronômica, religiosa e social das celebrações juninas. E no Recife, obviamente, não é diferente.

Recife por Fernando Gomes
Recife por Fernando Gomes

Neste ano, o Recife reuniu inúmeras atrações em mais de 30 arraiais espalhados pela cidade, sendo o maior deles o do Sítio Trindade, na zona norte da cidade, que serviu de palco para homenagear Geraldinho Lins e o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, e seus 28 anos de carreira no forró.

Nesse vídeo, a Cartago pegou carona com essa importante figura da cultura local com objetivo de tornar essa afirmativa ainda mais verdadeira.

No primeiro vídeo dos mini documentários criados pela Cartago, Lucas Santtana, um músico completo que transita entre um instrumentista, cantor compositor e produtor, percorre as ruas da cidade contando como começou a sua história com a música, e o porquê de Salvador ter tanta influência sobre ele. É lindo de ver. Clica aqui e se deixe embalar pela beleza única que Salvador e São João têm.

São João no Recife. Foto: Fernando Gomes
São João no Recife. Foto: Fernando Gomes

Agora, no segundo e último vídeo, o reencontro de Derlon com a sua cidade natal passa por histórias sobre sua infância no Recife, passando pela influência do Mercado da Boa Vista na sua vida até o Museu do Cais do Sertão, lugar onde se enche de orgulho por ter tido a oportunidade de pintar sua arte.

Derlon. Foto: Fernando Gomes
Derlon. Foto: Fernando Gomes

Se você ainda não conhece a Cartago, vai se surpreender como chinelos e sandálias podem fugir do lugar comum enquanto alia estilo ao conforto. Siga eles no Instagram!

Quem escreveu

Jo Machado

Data

12 de July, 2018

Share

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.