Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Festival Path: o que rolou de artes

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

25 de May, 2018

Share

Apresentado por

O Festival Path é uma ótima oportunidade para receber novos conteúdos e abrir a cabeça com seus painéis e palestras, sabemos bem. E além das palestras, é uma chance de ver na telona uma curadoria única de documentários. Também é uma oportunidade de colocar a mão na massa e se expressar artisticamente, nos diversos workshops que o festival organiza. E se expressar de forma criativa é o que acredita a marca de gin Bombay Saphire, que esteve com a gente na cobertura do festival, acompanhando o que rolou de mais legal nas artes.

Pode parecer anacrônico falar de escrita à mão em um festival de inovação, mas na era dos smartphones e tablets, cada vez mais pessoas estão de olho em como escrever à mão. Mais que isso, a escrita à mão está deixando de ser uma forma de anotar informações e comunicar algo e está virando um meio de expressão criativa. E cada letra pode ser uma forma de expressar algo além das palavras, como vimos nos workshops de Caligrafia e Lettering que rolaram no festival. Os designers Carlos Siqueira e Karol Stefanini apresentaram as diferenças entre as duas formas de escrita, trouxeram artistas referência e ainda colocaram os alunos para se expressarem e criarem suas artes através das letras e criarem seus próprios alfabetos.

E para quem quis se expressar por palavras e formas, também tivemos as oficinas de lambe lambe e Stencil. O casal Carlos e Fabi, conhecidos pelo nome artístico Marmota vs Milky apresentou aos alunos a importância dos lambe lambes como forma artística urbana e depois colocou a turma para fazer o seu próprio mural. O grafieiro Ricardo Tatoo mostrou ao seu público a responsabilidade por trás da arte do grafite e colocou a turma para fazer seus próprios stencils além de um mural próprio.

Marmota vs Milky

O Movimento Maker também marcou presença no Path com a Feira Maker, curada pelo Estúdio Bolha e com palestras. Na feira o grande destaque ficou por conta da Remaker, que aproveita lixo eletrônico e outros tipos de sucata para fazer bonecas e outros brinquedos. E o movimento maker também faz bem para saúde, como exposto na palestra de José Michel do Engenho Maker sobre as oficinas terapêuticas com pacientes psiquiátricos e dependentes químicos – além de revelarem o potencial criativo dos pacientes, as oficinas contribuíram para a queda do índice de reincidência.

Roberta Martinelli e Tom Zé

Para os amantes da sétima arte a VICE apresentou uma mostra de documentários latino-americanos. Os documentários abordaram temas variados como questões de gênero, sexualidade, drogas e ainda tivemos espaço para os “Furries” – uma subcultura de pessoas que se divertem vestindo fantasias de animais felpudos. Também com curadoria da VICE, o Path recebeu a Retrospectreta 2013 – exibição de fotos dos protestos de Junho de 2013, em meio a bombas de gás lacrimogêneo, catracas em chamas e todo o tipo de treta imaginável naquele período de ebulição social.

Pensando na forma como iremos interagir com o audiovisual no futuro, a Realidade Virtual também marcou presença no Path. Rodrigo Terra, COO da Árvore, conduziu um workshop para os interessados em interagir com a tecnologia, que está cada vez mais madura. Para os interessados em desenvolver games em Realidade Virtual, o Path também apresentou um painel sobre o tema com Rafael Ferrari (Skullfish Studios), Marcelo Marcati (Tapps Games) e Pedro Kayatt (VR Monkey)

Com a mão na massa, com os olhos na telona e na realidade virtual o Festival Path trouxe mais uma vez para seu público, diversas formas de expandir seus horizontes e seus sentidos.

Por Eduardo AzeredoCarioca de nascença e paulistano de coração. Consultor de negócios e inovação por profissão, mas se orgulha mesmo das centenas de shows e alguns festivais que foi nessa vida.

*Fotos: Divulgação Festival Path 2018

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

25 de May, 2018

Share

Apresentado por

Fabio Allves

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.