Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

“Vale-presença” dá uma rodada de Stella Artois pra você e amigos neste Natal no Rio de Janeiro

Quem escreveu

Kamille Viola

Data

14 de December, 2018

Share

Apresentado por

Haja dezembro para tanto happy hour! Chega essa época do ano e é hora de marcar eventos com diversas turmas. Esquecer um pouco dos compromissos, juntar os amigos sem pressa, sentar no bar para tomar uma cerveja bem gelada e aproveitar o momento. A Stella Artois sabe bem como celebrar a ocasião e vai te dar uma mão para facilitar as coisas.

Até o dia 23 de dezembro, quando você e seus amigos se reunirem para brindar o fim do ano, uma rodada inteira vai ser na conta da Stella. Para participar, você só tem que entrar no site da campanha, e convidar um grupo de 4 a 12 amigos via whatsapp. Cada um se cadastra e recebe uma parte da imagem. Daí, é só marcar o grande encontro da galera em um dos vários bares participantes no Rio e apresentar para o garçom a imagem completa, o Vale-Presença, que vocês vão ganhar um balde cheio de Stellas para comemorar que todo mundo lembrou que o melhor presente é estar presente. Mas não esquece que tem que estar todo mundo!

Como funciona o Vale Presença.
Como funciona o Vale Presença.

Então bora agitar esse encontro. De pé-sujos tradicionais a bares mais arrumadinhos, selecionamos dez lugares para você combinar aquela confraternização de fim de ano regada a cerveja gelada.

Adega Portugália

Administrada por Raimundo Pereira, um dos sócios do tradicional Alcaparra, no Flamengo, a casa é um clássico da vizinhança do Largo do Machado. Apesar de contar com um salão, os espaços mais concorridos são o balcão e as mesinhas espalhadas pela calçada. Pastéis, caldinhos, croquetes e sardinha, além de pratos fartos como bacalhau, costela bovina ou cabrito, são boas pedidas para acompanhar uma cervejinha.

Adega Portugália. Todos os dias, das 8h ao último cliente
Largo do Machado 30, loja A, Largo do Machado

Alice Bar

A casa fica em um dos trechos mais movimentados do bairro boêmio. A decoração remete à famosa obra de Lewis Carroll, com painéis grafitados pela artista Rafa Mon. O terraço, com vista para o Cristo, é um dos ambientes mais disputados. Entre os destaques, estão a carta de drinques criados por Walter Garin (com nomes como Rainha de Copas e Chapeleiro Maluco) e as cervejas. Para comer, pedidas como o camarão empanado na tapioca com queijo coalho, acompanhado por de geleia de abacaxi e pimenta dedo-de-moça.

Alice Bar. Todos os dias, das 18h às 3h
Rua Sorocaba 594, Botafogo

Boteco da Garrafa

Aberto há dez anos no coração na Lapa, o bar aposta na cerveja de garrafa, como o nome sugere. A casa pertence a Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte, e tem garçons circulando pelo salão com bandejas oferecendo cardápio bolinhos, croquetes e empadas, uma marca dos empreendimentos da rede. Além do salão, é possível sentar numa das mesinhas altas na calçada. Sexta e sábado, é bom chegar cedo para pegar lugar.

Boteco da Garrafa. Todos os dias, das 8h à 0h
Avenida Mem de Sá 77, Lapa

Boteco Sabugosa

Fundado em 1965, o boteco fica em uma das ruas mais movimentadas da noite do bairro. Em 2013, o pé-sujo foi vendido e passou por uma reforma que mudou totalmente sua cara, com um ambiente mais moderno. Chamam atenção os lustres, feitos de barris de chope. Para acompanhar o chope Stella Artois, petiscos de botequim caprichados, como pastel de pernil, bolinho de bacalhau, carne assada ou carne-seca com aipim frito.

Boteco Sabugosa. De segunda a quarta, das 7h à 0h Quinta a domingo, das 7h às 2h
Rua Maria Quitéria 68, Ipanema

Botero

Bolinho de pão de queijo do Botero. Foto: Lipe Borges
Bolinho de pão de queijo do Botero. Foto: Lipe Borges

O bar abriu em Laranjeiras, mas foi em outubro de 2017 que ele se mudou para um casarão de dois andares no mesmo bairro. Sob comando do chef Bruno Magalhães, a casa se destaca pelos petiscos originais, com receitas como croquete de joelho de porco com geleia de abacaxi e coxinha de aipim recheada de pato, servida com caramelo picante de laranja. Nos domingos, o almoço tem feijoada. Para acompanhar, drinques criados por Marcos Néia ou cerveja em garrafa.

Botero. De terça a quinta, das 12h às 23h. Sexta e sábado, das 12h à 0h30. Domingo, das 12h às 23h
Travessa Euricles de Matos 46, Laranjeiras

Cafofo Pub

Não foi à toa que o bairro ganhou o apelido de Botasoho, em referência ao badalado bairro nova-iorquino: hoje, Botafogo possui diversos “baixos”, ou regiões lotadas de bares concorridos. Não é diferente na Rua Nelson Mandela, em frente ao metrô. No Cafofo, o carro-chefe é a cerveja e entre os destaques do cardápio estão os hambúrgueres. O Drunk Burger é feito com um blend de picanha, fraldinha e alcatra marinada no conhaque, mix de queijo fundido, molho barbecue e onion rings no pão de brioche.

Cafofo Pub. De segunda a quarta, das 12h à 1h. De quinta a sábado, das 12h à 2h. Domingo, das 12h à 0h
Rua Nelson Mandela 100, loja 06, Botafogo

Cervantes

Clássico das madrugadas cariocas, o tradicional Cervantes hoje conta com duas filiais na Barra. O cardápio é o mesmo do bar original: nele, reina a receita que tornou o bar famoso, o sanduíche com abacaxi no pão de leite. Entre as muitas opções de recheios, estão pernil, lombinho, linguiça, filé mignon, frango e patê. É possível acrescentar queijo. Aberta em 2005, a filial da Avenida das Américas conta com um agradável espaço com mesinhas ao ar livre.

Cervantes. De segunda a quinta e domingo, das 12h às 1h. Sexta, sábado e véspera de feriados, das 12h às 3h
Comercial Park Palace. Avenida das Américas 5.777, loja 112, Barra

Fuska Bar 2.0

O típico pé-sujo andava mal das pernas até que, em 2017, o publicitário Luiz Fernando Ferreira assumiu o bar, após a morte do pai, Jaime. Hoje, é uma das esquinas mais bombadas da noite carioca. Além dos shows de choro, samba e jazz, que acontecem na calçada de quarta a domingo, a partir das 19h (atenção para os dias de chuva), o Fuska tem como atrações a cerveja gelada e os petiscos típicos de boteco: pastéis, bolinhos, caldinho de feijão…

Fuska Bar 2.0. De terça a domingo, das 8h às 3h
Rua Capitão Salomão 52, Humaitá

Rota 66

Tacos de camarão com repolho do Rota 66. Foto: Rodrigo Azevedo
Tacos de camarão com repolho do Rota 66. Foto: Rodrigo Azevedo

O bar é especializado em comida tex-mex, com pedidas como tortilla chips, nachos, flautas, quesadillas, tacos fajitas e burritos. Os sanduíches são outro destaque: o Rota Burger Burger leva o blend de carnes da casa, bacon caramelizado, guacamole, mix de queijo, salsa pico de gallo e picles no pão de brioche. O Cookie Sandwich traz dois cookies artesanais de chocolate recheados com sorvete de baunilha e cobertos por farofa crocante. São três lojas: Ipanema, Tijuca e Copacabana, que fica de frente para a praia.

Rota 66. Todos os dias, das 11h às 2h
Avenida Atlântica 3.092, Copacabana

Terra Brasilis

A moqueca mista do Terra Brasilis. Foto: divulgação
A moqueca mista do Terra Brasilis. Foto: divulgação

Debruçada na Praia Vermelha, aos pés do Morro da Urca, a casa tem uma agradável área ao ar livre com uma vista privilegiada, onde é servido o cardápio à la carte. Entre os petiscos, acompanha bem a cervejinha a carne de sol de contrafilé acebolada (puxada na manteiga de garrafa e acompanhada de cubos de aipim frito e queijo coalho douradinho). Entre os pratos principais, a moqueca mista de peixe e camarão chega à mesa com arroz branco, farofinha de dendê e pirão, e serve duas pessoas.

Terra Brasilis. Todos os dias, das 11h30 à 0h
Praça General Tibúrcio s/nº, Urca

Se animou? Então vem com a gente —> www.valepresenca.com.br. O Vale Presença está valendo em várias cidades brasileiras. Se você não é de São Paulo, basta consultar a lista no site após clicar em “crie o seu grupo”.

Aqui tem também os bares que participam em São Paulo.

*Esse conteúdo foi publicado em parceria com a Stella Artois.

Se beber, não dirija.

Quem escreveu

Kamille Viola

Data

14 de December, 2018

Share

Apresentado por

Kamille Viola

Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.

Ver todos os posts

Comentários

  • Qualidade

    - Danilo Bifano

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.