Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

6 eventos gratuitos em São Paulo para ir neste fim de semana

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de November, 2018

Share

Apresentado por

A correria de fim de semana, somada a dois feriados se emendando, deixou a coisa conturbada por aqui. Foi mal não ter feito nosso já habitual guia semanal com eventos gratuitos pra driblar a crise. Mas para não deixar vocês inteiramente na mão, listo os 6 melhores eventos gratuitos (na real 7, porque deixei um de bônus) para quem não quer ficar com a bunda no sofá neste fim de semana. Vem comigo porque tem muita coisa pra se inspirar e se divertir.

Festival Mix Brasil

Matt Smith se transforma no célebre fotógrafo Mapplethorpe no filme homônimo.
Matt Smith se transforma no célebre fotógrafo Mapplethorpe no filme homônimo.

O 26º Festival Mix Brasil começou na semana passada e vai até o próximo domingo, dia 25. A mostra apresenta 110 filmes nacionais e internacionais, além de programação com teatro, música, literatura, laboratórios audiovisuais e conferências. A programação está espalhada por diversos lugares, como o CineSesc, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural SP, Cine Olido e Cinemateca Brasileira. Fizemos um post com os principais destaques dessa mostra que você pode conferir aqui.

26º Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade. Até 25 de novembro.
Diversos locais e horários – programação completa aqui.

Red Bull Music Festival

Elza Soares bate-papo com o Zeca Camargo no Red Bull Station.

O excelente Red Bull Music Festival chega na sua 2ª edição com uma programação impecável, provando ser de fato um grande fomentador da cultura urbana e alternativa. O evento acontece de 23 de novembro a 2 de dezembro com uma extensa agenda com programação gratuita e paga. Para quem está com o bolso curto, a abertura será o Escutaê, uma homenagem às mulheres que têm dominado o rap brasileiro com shows de Rimas & Melodias, Rosa Luz, Jessica Caetano e Yzalú. Na segunda-feira rola um bate-papo sincero com a Elza Soares mediado pelo Zeca Camargo. Na ocasião, rola o lançamento do livro “Elza”.

Red Bull Music Festival – De 23 a 30 de novembro. Diversos lugares. Ingressos gratuitos a R$ 60.
Escutaê. Sexta-feira (23.11), a partir das 19h, na Praça do Patriarca, Sé. Gratuito.
Bate-papo com Elza Soares. Segunda-feira (26.11), às 20h. Red Bull Station. Praça da Bandeira, 137, Centro. Gratuito – ingressos disponíveis no redbullmusic.com/rbmsp.

BNegão Trio em dose dupla

BNegão. Foto: Divulgação

Ver o show do BNegão Trio nunca é demais. Ele se apresenta gratuitamente com seu projeto de jazz duas vezes neste fim de semana. Não dá nem para dar desculpa que não rola ir.

BNegão Trio. Sexta (23.11) às 20h. Gratuito.
Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi
Sábado (24.11) às 20h. Gratuito.
Casa de Cultura da Vila Guilherme. Praça Oscar da Silva, 110, Vila Guilherme

Festival Trespraum

Tom Zé é a atração principal do Festival Trespraum. Foto: Anderson Yagami / divulgação
Tom Zé é a atração principal do Festival Trespraum. Foto: Anderson Yagami / divulgação

Quem não gosta de show bom na rua? Neste sábado rola a sétima edição do Festival Trespraum comemorando os 10 anos da Associação Cultural Santa Cecília. Serão 7 atrações, entre elas o Tom Zé, que comemora 50 anos de carreira e apresenta seu álbum mais recente “Canções Eróticas de Ninar”, além dos seus clássicos. A big band Nomade Orquestra é outro destaque na programação. No repertório tem funk, jazz, dub, rock, afrobeat. E tem também a dupla paulista Test, o NEGRO LEO, as bandas CORTE, Herzegovina, e o sexteto de downtempo/lo-fi OZU, que lançou recentemente seu primeiro álbum “Inner”. Além dos shows, rolam grafites, video mapping e exposição, além de comidinhas, cervejas artesanais e espaço para as crianças.

Festival Trespraum. Sábado (24.11), das 14 às 22h. Gratuito.
Associação Cultural Santa Cecília. Rua Vitorino Carmilo, 449, Santa Cecília.

Zaragata

Se você quer mesmo é uma boa pista de música eletrônica, a festa Zaragata tem um som irresistível com um line-up daqueles que a gente ama. Quem comanda a pista são os DJs Nirso, Salvador Araguaya, Shankar, ElPeche, Meraki e a atração internacional Giz (Turquia / Berlim). São 11 horas de festa para começar a espantar todos os males causados por 2018.

Zaragata. Sábado (24.11), das 23 às 10h da manhã. Gratuito.
Funilaria. Rua Deocleciana, Bom Retiro.

Festival Mundo Pensante

Edgar. Foto: Red Bull / Pulso
Edgar. Foto: Red Bull / Pulso

O Mundo Pensante faz a nona edição de seu festival com um line-up primoroso. Tem shows de Edgar (21h), Luiza Liam (19h) e Alessandra Leão (17h30). A discotecagem fica nas mãos dos DJs Pensanuvem (Macumbia) e Paulo Papaleo (residente Mundo Pensante). Rola também a festa Esquema a partir das 17h com DJ Nuts, David Carneiro e convidados. Na área de bazar tem Mercado Sinapse, Feira de Vinil com o Show Me Your Case e convidados, além de flash tattoo e comida.

Festival Mundo Pensante. Domingo (25.11), das 15 às 23h. Gratuito.
Casa das Caldeiras. Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca

Bônus: Festival Cul.tive – Muda que tudo Muda – para quem quer discutir empreendedorismo, economia circular, mobilidade, alimentação saudável, felicidade urbana, entre outros assunto. É só se inscrever aqui. O festival acontece no domingo, dia 25 de novembro, das 11 às 20h, no Praça Victor Civita.

Você também pode conferir o guia “As boas do fim de semana em São Paulo”, que traz uma lista imensa de eventos incluindo festas, shows, mostras de cinema, teatro, dança, exposições, talks e também eventos pra comer e beber. Tem várias eventos gratuitos e outros bem baratinhos.

*Foto destaque: filme ‘Colette’ com Denise Gough e Keira Knightley. Crédito Robert Viglasky/Bleecker Street

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

22 de November, 2018

Share

Apresentado por

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.