Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Tudo que rolou no Festival Path 2017

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

11 de May, 2017

Share

Apresentado por

Pinheiros se transformou num formigueiro de energia positiva que, transeuntes e participantes – eram automaticamente contagiados pelo som, sorrisos, as discussões e cabeças girando.  Fazer a agenda de uma programação já requer rebolado e desapego para escolher entre tantas opções de palestras acontecendo ao mesmo tempo –  demonstra a maturidade do festival. Os participantes concordam: “Estive em todos os Paths desde a primeira edição e esse último foi simplesmente perfeito: a curadoria foi excelente, a nova logística reduziu as filas e consegui ir a quase todas as palestras que eu programei. Se melhorar estraga” – disse Natasha Pryngler, veterana do festival. É, realmente o Path virou gente grande.

Foto Festival Path | Ola Persson
Entrada Festival Path.  Foto: Ola Persson

A programação abraçou todas as causas. Discussões de como criar na era do politicamente correto ao êxodo urbano; da ressignificação do espaço público à neurorevolução na comunicação; do futuro estar na África ao futuro dos festivais; do blockchain ao racismo.
O palco-sensação no festival definitivamente foi o de influenciadores, curado pela Celebrity’s. Foram 13 painéis com assuntos diferentes, 47 participantes, entre palestrantes e moderadores, agências, marcas e creators. Entre os debates mais procurados, a sessão: “O que esperar do modelo de negócios dos Youtubers para os próximos anos”, que teve a participação do Antônio Tablet (Porta dos Fundos), Tavião (Coisas que Nunca Vivi) e Natália Duarte (Youtube), contou que o momento em que o canal mais cresceu foi quando realmente se falou de marcas, como por exemplo o caso da TIM e o do Spoletto. Leandro Bravo, da Celebrity’s, contou que a procura pelo assunto surpreendeu a todos, o palco esteve lotado a todo momento do festival. Ele considera o festival “um dos eventos mais importantes para a área de comunicação e publicidade e está entre os meus eventos preferidos do mundo”. E ele acabou de voltar do SXSW.
Feira de Startups | Foto Ola Persson
Feira de Startups | Foto Ola Persson

A galera do empreendedorismo reuniu startups, público, indústria e investidores, curada pela galera do Startup Farm. As empresas mais disruptivas e criativas do momento são convidadas a mostrarem seus produtos e serviços. Desde hortas urbanas com a Noocity, que vende pequenas hortas a partir de 80 reais, à economia compartilhada como o Banco de Tecidos, que utiliza tecidos que seriam descartados, até a Na Hora, startup que consegue descontos de até 50% em passagens. O rooftop do Tomie Ohtake borbulhou inovação. Felipe Matos, co-founder da Startup Farm, ficou todo orgulhoso: “O Path foi incrível! Uma maneira de me conectar com um público que tem tudo a ver com a Startup Farm, interessado em inovação, tecnologia e criatividade, e interagindo de uma maneira leve, descontraída e engajada”. Alan Leite, CEO da Farm, complementou: “O festival realmente demonstrou maturidade, o mercado brasileiro de economia criativa estava bem representado pelos principais nomes dos principais segmentos, mesmo em um momento de crise como o nosso”.
De um palco a outro você encontrava surpresas pelos corredores, como uma ação da instituição Arcah, que faz resgate de pessoas em situação de rua: “I believe in Good People” – diz a camiseta. O Era Transmídia, associação que promove o conhecimento de narrativas multiplataforma impulsionadas pela tecnologia, marcou presença implantando chips em humanos: ou seja, mais de duas dúzias de pessoas saíram de lá cyborgues – podendo fazer pagamentos, abrir casas, chaves e armazenas informações no próprio corpo. “Um orgulho participar do maior evento de economia criativa, e fazer parte de uma associação com uma missão nobre como a de traduzir a tecnologia para todos”– disse Rodrigo Arnaut, diretor da Era Transmídia.
Festival Path | Era Transmídia
A oficina que implatava chip NFC no Festival Path para quem se aventurasse | Foto Era Transmídia

Outra ação que demonstra o avanço high tech do festival era a “captura” de garrafinhas ou botões (em vez de Pokemon’s) que davam direito a troca de cerveja ou prêmios para quem baixava o aplicativo da WinWin de realidade aumentada.

Comida, Praças e Shows

O festival, apesar de ser pago, claramente tenta ser o mais inclusivo possível. A Praça dos Omaguás, ali em Pinheiros, virou um centrinho de criatividade. Lá ficava parte dos food trucks e gastronomia, com comidinhas veggies, mexicana, hamburgueres, vinhos, além de um palco super bacana.
Uma das ações mais legais gratuitas, oferecidas por SOL, foi as oficinas de lettering e de bolhas gigantes de sabão. As atividades lúdicas ganharam nosso coração (afinal, bolhas de sabão são mágicas, bem ao lado de purpurina e unicórnio, não?)

Bolhas de sabão | Festival Path | Sol
Bolhas de sabão | Festival Path | Foto Divulgação Sol

Entre os shows, alguns dos destaques que vimos foi o Mental Abstrato  no Palco Sol. Um sol elegante e delicioso de ouvir, chamou atenção na pracinha que virou um belo concerto. Outro show que arrebentou foi o da banda LaBaq que embalou o pôr do sol no rooftop mais bacana de São Paulo
Banda LaBaq | Foto Ola Persson
Banda LaBaq | Foto Ola Persson

Uma das nossas descobertas foi a banda Sax in the Beats, uma das mais faladas e fotografadas do festival. Jonatas com cabeça de cavalo e o Nilton com cabeça de Panda, fizeram um dos shows mais irreverentes do Festival no palco Espíritu Libre.
Banda Sax and the beats | Festival Path | Foto Divulgação Sol
Banda Sax and the beats | Festival Path | Foto Divulgação Sol

Um pouco de espiritualidade

A palestra do mestre Sri Prem Baba foi do estado mais caótico ao mais sublime: com muita, muita mais procura do que o esperado, a capacidade de mais de 600 pessoas tornou a espera um pequeno inferno. Os organizadores – muitos deles refugiados – fizeram um trabalho incrível ao tentar ordenar o pequeno caos. A impaciência começou a tomar conta, para logo abrirem as portas de uma das palestras que é o resumo do Festival Path em si: Propósito. Mentes criativas olhando dentro de si mesmo para buscar o que posso fazer em relação ao outro, qual seu talento, e no que podem servir. Saber para o que veio e como fazer uma sociedade melhor é o fio condutor de todo o festival, alagado por talentos e intenção da mais nobre possível.

Sri Prem Baba | Foto Paulo Ferreira
Sri Prem Baba | Foto Paulo Ferreira

Para nós a procura da palestra só demonstra que estamos realmente em uma fase de transição muito importante na nossa sociedade.
O Festival Path traçou sua importância e relevância hoje em um mercado tão carente de conteúdo e atualização como o nosso. No seu DNA, mais do que negócios, ele fala sobre transformação. E não fica apenas no gogó: vemos pela quantidade de experiências gratuitas, pelo foco em conteúdo sobre impacto, que o evento quer disseminar a vontade de mudar o mundo através do conhecimento. O Path é um festival que reúne fazedores, que resume o “espírito do tempo” nosso, aqui mesmo.
 
Quer saber mais? Falamos aqui sobre o festival em Realidade Aumentada,  da quebra de barreiras geográficas, de quanto estamos preparados para encarar o futuro,  os shows imperdíveis do festival,  e entrevistamos os organizadores.
 
Texto: Lalai Persson, Dani Valentin e Vanessa Mathias | Fotos: Ola Persson

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

11 de May, 2017

Share

Apresentado por

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.