Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Quaker® The Oatery, um espaço especializado em brunch e aveia

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de October, 2017

Share

Apresentado por

A moda dos brunches chegou a São Paulo já faz um bom tempo. Mas a maioria dos restaurantes que fazem brunch costumam servi-lo só nos fins de semana, e em horário restrito. A Quaker, marca americana famosa pela aveia, abriu na última semana um espaço temporário para preencher essa lacuna. O Quaker® The Oatery é um espaço gastronômico pop-up que vai servir brunch o dia inteiro, todos os dias.

Quaker the Oatery aveia
Mesas coletivas bem despojadas do The Oatery

A maior curiosidade do lugar é que ele é totalmente dedicado à aveia, como não poderia deixar de ser. O cardápio, assinado pela chef Morena Leite (do Capim Santo e do Santinho), tem mais de 20 pratos, todos eles usando o cereal na receita. Ela foi convidada pela empresa a participar da empreitada depois de postar um mingau de aveia em seu Instagram. E conta ainda que, na pesquisa para elaboração do menu, ela descobriu que a aveia, em seus vários formatos (grão, farelo, farinha), pode ser tão versátil quanto o trigo ou a tapioca.
Os pratos do cardápio podem servir tanto para o café-da-manhã, um almoço mais substancioso, quanto para um lanche de fim de tarde. Entre as receitas estão o próprio mingau de aveia com banana ouro brûlée, um delicioso crepe de aveia com trio de queijos – apelidado carinhosamente de ‘aveioca‘ – e pratos mais elaborados como o robalo marinado na beterraba com crosta de aveia e o ravioli de aveia com mussarela de búfala e molho de tomate rústico. A aveia também aparece substituindo ingredientes mais comuns na massa da quiche e do muffin, no pão da bruschetta, na tortinha de baba de moça, e até no leite do capuccino. É o paraíso para quem faz dieta com baixo consumo de glúten.
Quaker The Oatery aveia
Quem disse que só existe um tipo de aveia?

O The Oatery se divide em quatro espaços com características diferentes. O Lounge é o salão principal, onde funciona efetivamente o restaurante. O Café  serve apenas beliscos rápidos que podem ser consumidos lá ou levados para viagem. O Market é um corner com produtos da marca Quaker, que vão desde as aveias em diferentes formatos até louças, aventais, latas e peças decorativas. E o Rooftop, no segundo andar, é uma bela varanda debruçada sobre a Oscar Freire, para quem quer entrar no clima do brunch, seja a hora que for.
Quaker The Oatery
O Rooftop do The Oatery é ótimo para tomar um brunch bem demorado

A aveia é um cereal que faz parte das refeições humanas há milhares de anos, e até hoje mantém o status de base de cadeia alimentar em muitos países. É um alimento que traz uma sensação de saciedade rápida, mesmo sendo leve, e tem digestão lenta mas fácil. Além de ser rica em fibras, o que ajuda o funcionamento do intestino, ainda está associada a controle de peso, ganho de massa muscular, redução do colesterol, prevenção de diabetes, entre tantos outros benefícios.
No The Oatery, o público pode se esbaldar de comer sa delícias da Morena, conhecer mais sobre a história da aveia Quaker, que começou em 1877, e também aproveitar os cursos para aprender algumas receitas para fazer em casa. A princípio, a ideia da Quaker é manter o The Oatery aberta até 23 de dezembro. Mas dependendo do sucesso, pode ser o prazo se estenda.
Corner de produtos da Quaker
Corner de produtos da Quaker no Market

Quaker® The Oatery
Rua Oscar Freire, 565 – Jardins
Segunda a quinta, das 9h às 19h. Sexta e sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 17h.
Até 23 de dezembro


UPDATE: Conforme alguns leitores apontaram, as receitas com aveia Quaker não são indicadas para intolerantes a glúten e celíacos. A aveia é um cereal que possui a proteína avenina no lugar do glúten. Ela é similar ao glúten, mas não costuma causar a mesma reação inflamatória no organismo dos celíacos. Contudo, no Brasil a aveia é armazenada, processada e transportada junto com o trigo, e por isso apresenta traços de glúten por contaminação cruzada. Dessa forma, ela não é considerada segura para quem tem intolerância à proteína, mas pode ser uma boa alternativa para quem faz dieta com restrição de glúten por opção.

Quem escreveu

Renato Salles

Data

02 de October, 2017

Share

Apresentado por

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

Comentários

  • Péssimo, pouquíssima comida, terrível combinação e preço caríssimo. O prato de salmão com erva doce e molho de agrião foi o pior. Não recomendo.

    - Ademir
  • se é na oscar freire deve ser tudo caríssimo…

    - Fred
  • “…É o paraíso para os intolerantes ao glúten”.
    Como assim??
    Essa aveia é certificada?
    Se não for, melhor estudar um pouco mais sobre o assunto e, corrigir o texto.

    - Ivone Parreiras
    • Olá Ivone, você tem razão. A aveia da Quaker não é certificada contra contaminação cruzada a glúten, por isso não é segura para celíacos. Já colocamos uma correção no texto para não haver mais problemas. Obrigado!

      - Renato Salles
  • ” É o paraíso para os intolerantes a glúten” ???? Mas aveia CONTÉM GLÚTEN !!!!
    Socorro, corrige aí antes que matem alguém ! A coisa é séria !!! Sou Celíaca e sei o que estou falando.
    Espero que este não seja o “mote” da divulgação… aff!!

    - LUCIANA MONGUILOD
    • Olá Luciana,
      Já colocamos uma correção, com um texto explicativo sobre o problema da contaminação cruzada. A Quaker e o espaço não falam sobre a questão do glúten na divulgação do espaço. Essa foi uma interpretação equivocada minha, e peço desculpas pelo mal entendido.

      - Renato Salles
  • Aveia Quacker tem glúten! Se informe antes de publicar besteiras. Para celíacos e intolerantes ao glúten isso é veneno.

    - Laila Imaruí
    • Olá Laila,
      Na verdade aveia não tem glúten em sua composição. O que acontece é que ela é processada, armazenada e transportada junto com outros cereais, o que causa uma contaminação cruzada. Já publicamos uma correção para não haver mais confusão.

      - Renato Salles
  • Boa Tarde, infelizmente há um equívoco nesse texto. Jamais será o paraíso dos intolerantes ao glúten, primeiro pois não existe o diagnóstico de intolerante, somente celíacos, sensiveis não celíacos e alérgicos, e segundo que a aveia da Quaker é contaminada e contém glúten no produto final, sendo totalmente contra indicada a nós celíacos. E ainda que fosse 100% glúten free, que não é o caso, 8 % dos celíacos reagem ao glúten da aveia, a avenina.
    Aveia sem glúten no Brasil precisa de certificação e são poucas as marcas disponíveis e seguras pros “intolerantes ao glúten” :)

    - Maricy
    • Olá Maricy,
      Você tem razão, e já publicamos uma correção no texto para não haver mais mal-entendidos. Muito obrigado.

      - Renato Salles
      • Renato, muito obrigado pela compreensão e alteração do texto! 💕

        - Maricy
        • Aliás Renato, fica ai uma sugestão de matéria: Paraíso dos celíacos em Sp, conheça os 10 lugares SEGUROS pra se comer se vc tem restrições alimentares ❤ ehhehe
          Ou os 10 melhores lugares pra se fazer comprar de alimentos pra quem tem restrições. eu por ex to no Paraná mas tenho meu top5 cada vez que vou a sp..a mala vem cheia e eu feliz!

          - Maricy
  • As aveias Quaker contém glúten. Eles rotulam nas embalagens inclusive. Esta errada a informação que será o paraíso de intolerantes à proteína, as pessoas que fazem restrição ao glúten por motivos de saúde (alergia ou doença celíaca) não terão segurança alguma ao se alimentar nesse local.

    - Fernanda
    • Olá Fernanda,
      Você tem razão, e já publicamos uma correção para não haver mais mal-entendidos. Muito obrigado.

      - Renato Salles
      • Obrigada

        - Fernanda
  • aveia tem glúten sim, apenas aveias refinadas isoladamente não têm

    - tha
    • Olá Tha,
      Como disse em outros comentários, já colocamos uma correção no texto para que não haja mais mal-entendidos. Obrigado!

      - Renato Salles

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.