Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

PlastCoLab: um programão para conhecer o movimento maker

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

07 de December, 2017

Share

Apresentado por

Quem passou pela Paulista esperando renas de natal e árvores com luzes de gosto duvidoso, se deparou com algo, no mínimo, diferente: um cubo mágico, icônico brinquedo dos anos 80, com nove metros de altura.
12
Nele irá funcionar o PlastCoLab, um makerspace pop up de três andares que oferecerá gratuitamente experiências ligadas à inovação, criatividade, conhecimento, associadas à versatilidade do plástico e seu potencial de transformação.
O PlastCoLab tem como mote principal o movimento maker, uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, que tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.  É o que reforça Gabi Terra, consultora de estratégia por trás do projeto: “Muitas pessoas ainda não entendem a fundo o que é o movimento maker. A nossa intenção é dar luz a ele, colocando no coração da cidade de São Paulo com atividades gratuitas para que todo mundo possa colocar a mão na massa e sair criando coisas.” 
No primeiro andar ficam as exposições interativas, entre elas o hockey de robôs, uma demonstração das inúmeras possibilidades da robótica, e os Bonecxs para Todxs, brinquedos criados pelo pessoal da MiranteLab que têm como proposta uma reflexão sobre padrões e identidades.

Foto por Angelina Litvin | Unsplash
Foto por Angelina Litvin | Unsplash

No segundo andar acontecem as oficinas, tais como: Impressão 3D na Prática, Robótica para Crianças, Construção de Fliperama e de Moldes Plásticos, Hortas Automatizadas, Oficina de Brinquedos e Oficina de Drones.
Além disso há palestras com especialistas como a Silvana Bahia, diretora de Projetos da Olabi & Preta Lab, projeto que estimula o protagonismo de meninas e mulheres negras e indígenas no campo da inovação e da tecnologia; Heloisa Neves, diretora Executiva da Associação Fab Lab Brasil e que lançou recentemente o livro “Fab Lab: a vanguarda da nova revolução industrial” e a palestrante mirim de 9 anos Manoela Meroti, que empreende desde os 6, vendendo pulseiras de elástico e quadros pintados à mão.
Reprodução Olabi
Reprodução Olabi

Agora os saudosistas dos anos 80 podem presenciar uma obra de arte e tecnologia interativa em escala urbana “O Mestre Mandou”, de Lina Lopes. Lembra do Genius? Pois é, a fachada vira uma sequência de luz e cores que o participante reproduz passos em um tablado com botões nas cores correspondentes. À medida que acertar, passará ao próximo nível de dificuldade. A galera é convidada a compartilhar com a hashtag da ação: #plasticotransforma. O melhor é que tudo é gratuito, já que é uma ação da Braskem. A atividade estará disponível de terça a domingo, na área externa do PlastCoLab, das 18h às 22h.

Programação:

Exposições
De Terça a sexta, das 11h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Entre 3 e 17/12: Exposições Hockey de Robôs, Robôs Humanóides, Bonecxs para Todxs, O que é o Plástico?, Imprimindo o Futuro.
Oficinas  (sempre das 14h às 17h)
07/12 (quinta-feira): Oficina Impressão 3D na Prática;
08/12 (sexta-feira): Oficina de Robótica para Crianças;
09/12 (sábado): Oficina de Construção de Fliperamas;
12/12 (terça-feira): Oficina de Montagem e Pilotagem de Drones;
13/12 (quarta-feira): Oficina de Hortas Automatizadas;
14/12 (quinta-feira): Oficina de Vacuum Forming;
15/12 (sexta-feira): Oficina de Brinquedos em Impressoras 3D;
16/12 (sábado): Oficina de Acessórios em Acrílico com Corte a Laser
Palestras e Hackathons
08/12 (sexta-feira) das 15h às 16h: Palestra “Você Ainda vai Ser um Maker”, com Heloisa Neves;
09/12 (sábado) das 14h às 15h: Palestra “Maker Inclusivo”, com Silvana Bahia;
10/12 (domingo) das 10h às 18h: Hackathon “Educação Maker” com o Professor Charles Esteves Lima;
16/12 (sábado) das 14h às 15h: Palestra “Como Ganhei meu Primeiro Hackathon criando Brinquedo” com Manoela Meroti;
17/12 (domingo) das 10h às 18h: Hackathon “Mobilidade Urbana”, com Maria Augusta Bueno.
PlastCoLab
3 e 17 de dezembro
Terça a sexta, das 11h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Calçada do Shopping Cidade São Paulo, localizado na avenida Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo – SP
Qu
Para participar das oficinas, palestras e Hackathons, é necessário fazer uma pré-inscrição pelo site 

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

07 de December, 2017

Share

Apresentado por

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.