Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores festivais de música ao redor do mundo em outubro 2017

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

02 de October, 2017

Share

Os festivais de música em outubro diminuem consideravelmente em número caso a ideia seja explorá-los acima da linha do Equador, quando o outono mostra sua cara alaranjada trazendo dias mais frios. Ainda assim, a lista de outubro traz uma ótima gama de festivais para explorar, como o ADE, Mutek México, Unsound, Semibreve, Austin City Limits, Voodoo Music Experience, só para citar alguns. A lista ainda é grande, mas menos generosa do que a concorrida agenda do verão.

Já aqui embaixo as opções a partir desse mês começam a pipocar de um canto a outro e os próximos três meses prometem agitar bastante o Brasil e nossos vizinhos.

Para quem está em terras asiáticas, africanas ou mesmo na Oceania, as boas opções começam mesmo a aparecer só a partir de novembro.

Mas vamos à nossa seleção do mês, porque ele já chegou e estamos atrasados por aqui. Alguns já rolam neste próximo fim de semana, então está bem em cima da hora para planejar, mas caso esteja na estrada, vale a pena conferir se não tem ingresso:

MECAIberê

Silver City, uma das atrações internacionais do MECAIbere.

O MECA surpreende mais uma vez colocando um festival de música dentro de um museu. O escolhido desta vez é a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, na cidade natal do MECA. Depois segue para edições em São Paulo e Rio de Janeiro. Outra novidade é o foco em artistas da música eletrônica. As atrações internacionais são The Shelter (EUA) e Silver City (ARG). No line-up tem também o DJ Augusto Olivani (Selvagem), Carrot Green, entre outros. Além dos shows, o festival mantém sua tradição em painéis voltados à discussões sobre o universo da música. Quem for ao festival terá acesso ao acervo do museu no sábado até às 20h.

Link: meca.love

Austin City Limits
6 a 8 e 13 a 15 de outubro, Austin, Texas, EUA

ACL Festival 2014, Austin City Limits Music Festival 2014

O Austin City Limits é um dos maiores festivais de música do estado do Texas, tanto que há algum tempo ele passou a ter duas edições repetidas em finais de semana sequenciais. Já são 16 anos de história e o line-up e organização deixam claro o sucesso da empreitada. São 7 palcos distribuídos no Ziller Park numa área de cerca de 1400m2. Destaques não faltam nesta edição: Red Hot Chilli Peppers, Jay Z, The XX, Ryan Adams, Bonobo, Spoon, Glass Animals, Gorillaz, The Killers, só para citar alguns. É festival indie grande para um público de 70.000 pessoas por fim de semana. Ainda tem ingressos.

Link: www.aclfestival.com

Tribaltech
7 de outubro, Curitiba, PR, Brasil

Nastia, um dos destaques do Tribaltech 2017. Foto: Luca Bergami Viendalmare

Impossível não se surpreender e se render ao festival Tribaltech, que chega na sua 23ª edição em novo lugar, uma antiga fábrica desativada no Prado Velho de 49 mil metros quadrados. Serão 8 palcos, mais de 100 artistas dos mais variados estilo. Nomes como Criolo, Nastia, Selvagem, Bixiga 70, Margaret Dygas, Daniel Bell, entre outros.

Link: tribaltech.com.br

Unsound
8 a 16 de outubro, Cracóvia, Polônia

Unsound. Foto: Camille Blake

Unsound é um festival de música eletrônica experimental de vanguarda e artes visuais. Ele possui eventos irmãos em algumas cidades do mundo, como Nova York, Adelaide (16 a 19.11), Toronto (27.10 a 3.11) e Londres. São sete dias de programação espalhada por vários locais diferentes em Cracóvia incluindo workshops, bate-papos, exibições de filmes e programa de rádio. Espere por muitas estranhezas sonoras e boas descobertas. E a Cracóvia, onde o festival acontece, vale uns dias extras para explorá-la. A edição deste ano é “Flower Power”. No line-up tem Holly Herndon, Inga Mauer, DJ Bone em b2b com DJ Stingray, entre vários outros ótimos nomes

Link: www.unsound.pl

Amsterdam Dance Event
18 a 22 de outubro, Amsterdã, Holanda

ADE 2016. Foto: Ola Persson

O Amsterdam Dance Event, ou ADE como é conhecido, é o maior encontro de clubes e profissionais da música eletrônica do mundo. Mas mesmo que você se envolva com música eletrônica só para se divertir, o festival pode ser para você também. O ADE se espalha por todos os principais clubes e bares de Amsterdã por cinco dias com uma programação quase ininterrupta. Rolam conferências com palestras, bate-papos, workshops e até encontros para networking para quem atua na área. Da tarde para a manhã do dia seguinte, as festas e shows tomam conta da programação. Estar na cidade é uma delícia, já que Amsterdã praticamente é tomada pelo festival. Este ano serão cerca de 440 locais diferentes que vão hospedar o festival.O line-up é infinito e inclui também eventos gratuitos. Alguns nomes que tocam nesta edição: Agoria, Ben Ufo, DJ Nobu, Phillip Glass, 2Many DJs, Tiga, Acid Arab, Aeroplane, Afrojack, DJ Harvey, entre mais de cerca de 2.000 nomes. Uma das vantagens é que é possível comprar ingresso apenas para as festas que tem interesse em ir.

Link: www.amsterdam-dance-event.nl

Voodoo Festival
27 a 29 de outubro, New Orleans, EUA

Voodoo Festival. Foto: Cambria Harkey

Nova Orleans hospeda anualmente o Voodoo Festival no fim de semana do Halloween. O festival rola desde 1999 e é considerado por muita gente um dos mais legais dos Estados Unidos. Quem foi afirma que tudo nele é impecável e o público entra mesmo no clima da data. Os headliners desta edição são LCD Soundsystem, Kendrick Lamar, Foo Fighters, The Killers, e DJ Snake.

Link: www.voodoofestival.com

Semibreve
27 a 29 de outubro, Braga, Portugal

Semibreve. Theatro Circo. Foto: divulgação

O Semibreve tem foco na música eletrônica e artes digitais com shows, dj sets, instalações artísticas e workshops. O festival tem chamado cada vez mais atenção no circuito internacional, ganhando destaque na Dazed & Confused, que o colocou na lista dos festivais de música mais interessantes do mundo, e do Resident Advisor, que o considera um dos dez melhores festivais de música de outubro. Sua sétima edição acontece entre o Theatro Circo, GNRation e a Casa Rolão, que abriga os bate-papos com os artistas. Um dos destaques desse ano é a argentina Beatriz Ferreyra, compositora eletroacústica, que irá manipular um sistema de difusão de oito canais. Outro destaque são os alemães Moritz Von Osvald e Rashad Becker que juntos irão explorar o universo do piano, prometendo transportar o público para outras dimensões.

Link: www.festivalsemibreve.com

Quer mais?

MIMO Festival (6-8 de outubro, Paraty, RJ, Brasil), Phono Festival (12-15 outubro, Odense, Dinamarca), III Points (13-15 outubro, Miami, EUA), Afropunk (14-15 outubro, Atlanta, EUA), No Ar Coquetel Molotov (21 outubro, Recife, PE, Brasil).

“Save the date” novembro

Iceland Airwaves (1-5 novembro, Reykjavik, Islândia), Pitchfork Paris (2-4 novembro, Paris, França), Mutek México (22-26 novembro, Cidade do México, MX).

*Foto capa por Yvette de Wit

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

02 de October, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.