Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os melhores eventos e lançamentos do mundo em 2017

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de January, 2017

Share

2017 finalmente está pegando na maçaneta para escancarar a porta deste novo ano. Difícil elencar verdadeiramente os melhores eventos, estreias e lançamentos do mundo porque, como sempre digo, evento bom neste mundão não falta. Mas 2017 está especialmente cheio de destaques. Como agora é a hora de começar a pensar para onde ir, o que fazer, o que conhecer, o que explorar… porque não se basear em algum bom evento para decidir as próximas férias?

Velvet Underground and Nico
Velvet Underground: Kevin Ayers, Nico, John Cale e Brian Eno. Data: Junho 1974

Caso o seu interesse seja música, confira nosso guia exclusivo de festivais 2017 aqui. Por hora, a grande dica é para quem gosta de Velvet Underground e tem planos de estar pelo Reino Unido em maio. John Cale fará uma única apresentação na íntegra do álbum “The Velvet Underground and Nico“, no dia 26 de Maio, para celebrar os 50 anos de seu lançamento, em Liverpool. Imperdível!

Arte em destaque

Os maiores destaques em 2017 é no mundo das artes com a dOCUMENTA 14, em Kassel (Alemanha) e Atenas (Grécia), que acontece a cada cinco anos, e a Bienal de Veneza, que chega na 57ª edição.

dOCUMENTA 14
Atenas (Grécia), 8 de Abril a 16 de Julho 2017
Kassel (Alemanha), 10 de Junho a 17 de Setembro 2017

Documenta 13 - Bienenkunst // Bee Art. Foto: Frank Lindecke
Documenta 13 – Bienenkunst // Bee Art. Foto CC: Frank Lindecke

A dOCUMENTA 14, o evento mais importante de arte contemporânea do mundo, será lançada em 8 de Abril na Grécia antes mesmo de abrir suas portas em Kassel, em 10 de Junho. Por quê? A capital grega é o tema central desta edição. “Aprendendo com Atenas” discute como a arte e a cultura tratam da crise e, também, como um país caminha para a beira do abismo. São cem artistas participantes, todos eles com um projeto para Atenas e outro para Kassel. Em ambas as cidades as exposições durarão cem dias. Não dá para negar que colocar Atenas na rota de um dos maiores eventos de arte do mundo, além de discutir arte, cultura e crise, ajudará também na movimentação econômica ao levar um público considerável ao país. Eu apoio!

Link: documenta14.de

Bienal de Arte de Veneza 57
13 de Maio a 26 de Novembro 2017
Veneza, Itália

Pavilhão Japão - Bienal de Veneza 2015. Foto: Lalai Persson
Pavilhão Japão – Bienal de Veneza 2015. Foto: Lalai Persson

Já a Bienal de Veneza chega em sua 57ª edição com Christine Marcel, curadora-chefe do Centre Pompidou e do Ministério da Cultura, na França, como a curadora. O tema escolhido pela Christine foi “Viva Arte Viva”, com o objetivo de destacar o papel dos artistas no debate do cenário contemporâneo, especialmente em tempos tão instáveis como o nosso (de novo). Esta edição chega também com uma novidade, o “Open Table”, evento semanal que acontece durante toda a Bienal, em que um artista convida os visitantes para um almoço com o objetivo de discutir a mostra. Caso esteja nos seus planos, fizemos um guia em 2015 para visitar o evento aqui.

Link: www.labiennale.org

Na telona e na telinha

Nas telas do cinema teremos lançamento de alguns filmes beeem aguardados: Trainspotting 2 (16.02); The Lego Batman Movie (10.02), Blade Runner 2049 (06.10), Ghost in the Shell, com a Scarlett Johansson (30.03); e Star Wars: Episódio VIII (15.12). Isso só para citar alguns.

Já na TV teremos a penúltima temporada de Game of Thrones – temporada 7 (HBO), com apenas 7 episódios e, diferentemente dos anos anteriores, ela estreia no inverno brasileiro (sem data confirmada); Star Trek Discovery (em maio na CBS e na sequencia no Netflix) e Twin Peaks (30.04, no Showtime). O Netflix também lança um dos seus maiores projetos deste ano, o Desventuras em Série, no próximo 13 de Janeiro, adaptação da série de livros infantis escrito por Daniel Handler, que terá o Neil Patrick Harris (aaah!) no papel principal do Conde Olaf.

Nos ouvidos

Depeche Mode
Depeche Mode

Discos esperados também não faltam. Entre eles teremos “Damage and Joy“, de The Jesus and Mary Chain, em 24 de Março; “Spirit“, do Depeche Mode, que chega junto com uma turnê global (ainda sem data nas Américas) com o primeiro show no dia 5 de Maio, em Estocolmo; Lorde e St. Vicent também lançam álbuns na primavera do Hemisfério Norte. Alguns outros artistas que lançam novo trabalho em 2017, mas sem datas reveladas, são Bruce Springsteen, Gorillaz, Beck, The National, Spiritualized e Zack de La Rocha. É, 2017 está prometendo bastante para quem ama música.

Nas galerias e museus

Terrains of the Body: Photography from the National Museum of Women in the Arts
18 de Janeiro a 16 de Abril 2017
Whitechapel Gallery – Galeria 7, Londres

Hellen van Meene, Untitled (79), (2000), National Museum of Women in the Arts. Foto: Lee Stalsworth.
Hellen van Meene, Untitled (79), (2000), National Museum of Women in the Arts. Foto: Lee Stalsworth.

O National Museum of Women in the Arts abriu suas portas em 1987 em Washington, dedicando-se exclusivamente à arte produzida por mulheres. Junto com a Whitechapel Gallery, em Londres, o NMWA selecionou um grupo de 17 artistas que utilizam o corpo feminino como meio para suas narrativas visuais. A exposição conta com fotografia, vídeo e instalações de artistas como Marina Abramovic, Nan Goldin, Justine Kurland, Shirin Neshat e Hellen Van Meene. Numa época com as discussões feministas mais urgentes do que nunca, a exposição chega com peso em boa hora.

Link: www.whitechapelgallery.org

David Hockney
9 de Fevereiro a 29 de Maio 2017, Tate Britain, Londres
21 de Junho a 23 de Outubro 2017, Centre Pompidou, Paris

David Hockney está no auge de sua carreira (no auge do auge). O artista plástico, cenógrafo, fotógrafo e gravador inglês não para de produzir, experimentar novos estilos, abraçar a tecnologia e ganhar exposições ao redor do mundo. Hockney ganha este ano sua maior retrospectiva em comemoração aos seus 80 anos. É um dos maiores artistas vivos do mundo. A exposição passará pelo Tate Britain, Centre Pompidou, e o MET Nova York, apresentando seis décadas com pinturas, desenhos, fotos, vídeos e impressos. Prepare-se para se emocionar.

Link: www.tate.org.uk/whats-on/tate-britain/exhibition/david-hockney

Whitney Biennial 2017
17 de Março a 11 de Junho 2017
Whitney Museum, Nova York

Still do vídeo Visions of an Island, de "Sky Hopinka".
Still do vídeo Visions of an Island, de “Sky Hopinka”. Imagem cedida pela artista

A Bienal do Whitney Museum chega à sua 78ª edição. Ela acontece pela primeira vez no novo prédio do museu, apresentando 63 artistas, dos emergentes aos bem estabelecidos, de diversos países. A curadoria é de Christopher Lew e Mila Locks, que viajaram 40 cidades para escolher os nomes que compõem essa edição. A exposição conta com pintura, escultura, desenho, instalação, cinema, vídeo, fotografia, ativismo, performance, música e até design de videogames.

Link: whitney.org/Exhibitions/2017Biennial

Rei Kawakubo / Commes des Garçons
4 de Maio a 4 de Setembro 2017
The MET, Nova York

Commes des Garçons por Rei Kawakubo, no MET NY
Commes des Garçons por Rei Kawakubo, no MET NY

O Costume Institute escolheu a aclamada estilista japonesa Rei Kawakubo, fundadora da Commes des Garçons, para homenagear em 2017. A exposição acontece no Metropolitan Museum of Art, apresentando 120 criações, feitas de 1981 aos dias atuais.

Link: www.metmuseum.org

The Pink Floyd Exhibition: Their mortal remains
13 de Maio a 1 de Outubro, 2017
Victoria & Albert Museum, Londres

Pink Floyd @ V&A
A maior retrospectiva do Pink Floyd, no V&A, em Londres

O V&A apresenta a primeira retrospectiva internacional de uma das bandas mais icônicas do mundo, o Pink Floyd. A exposição traz uma viagem audio-visual por todo o universo da banda, através da música, design e palcos, de 1960 aos dias atuais.

No V&A também acontece este ano uma retrospectiva do trabalho do Balenciaga, “Shapping Show”, de 27 de Maio a 18 de Fevereiro 2018.

Link: www.vam.ac.uk

Frank Lloyd Wright at 150: Unpacking the Archive
12 de Junho a 1 de Outubro 2017
MoMa – Nova York

Frank Lloyd Wright - Falling Water House - 1935.
Frank Lloyd Wright – Falling Water House – 1935.

Celebrando os 150 anos de nascimento de Frank Lloyd, o MoMa preparou a maior exposição já feita do extraordinário arquiteto. Serão apresentadas cerca de 450 obras produzidas entre 1890 e 1950, divididas em 12 seções. A mostra inclui desenhos arquitetônicos, modelos, fragmentos de construções, filmes, mídia impressa, móveis, pinturas, fotografias, scrapbooks, louças e texturas. Boa parte desses objetos nunca foi mostrada ao público. Os arquitetos viram os olhos!

Link: www.moma.org

Hélio Oiticica: To Organize Delirium
14 de Julho a 1 de Outubro 2017
Whitney Museum, Nova York

Helio Oiticica, Tropicalia
Helio Oiticica, Tropicalia

Hélio Oiticica, um dos artistas mais influentes do século 20, ganha a exposição “To Organize Delirium“, a maior retrospectiva do artista brasileiro já feita nos Estados Unidos. A mostra contará com obras dimensionais e instalações de grande escala, que exploram os anos em que Oiticica viveu em Nova York e Rio de Janeiro. Tropicália e Eden fazem parte da exposição.

Link: whitney.org/Exhibitions/HelioOiticica

Zeitz Museum of Contemporary Art Africa
Setembro 2017, Cidade do Cabo, África do Sul

Zeitz MOCAA, Cape Town
Zeitz MOCAA, Cape Town. Foto: divulgação

A Cidade do Cabo vai ganhar o maior museu de arte contemporânea da África e um dos maiores do mundo. O museu será dedicado à arte produzida em solo africano. A abertura trará uma impressionante coleção particular do filantropo alemão Jochen Zeitz, que é o nome por trás do projeto ao lado do V&A Waterfront. O MOCAA, como é chamado, está sendo construído num histórico complexo de silos de grãos, com 57 metros de altura, numa área de quase 10.000m2 e promete virar um dos cartões postais da cidade. O projeto arquitetônico é assinado pelo designer britânico Thomas Heatherwick.

Link: www.zeitzmocaa.museum

Louvre Abu Dhabi
A ser anunciado – 2017
Abu Dhabi, Emirados Árabes

Louvre Abu Dhabi, projeto de Jean Nouvel
Louvre Abu Dhabi, projeto de Jean Nouvel

O Museu do Louvre ganha sua primeira filial fora de Paris, com cinco anos de atraso e cheio de controvérsias. É também o primeiro museu internacional já aberto no mundo árabe. A obra tem projeto assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, é formado por 55 edifícios diferentes e é inspirado em uma medina árabe. O museu conta também com participação de dois grandes artistas, o italiano Giuseppe Bynwny e a americana Jenny Holzer, que estão criando instalações exclusivas para ele. História e grandiosidade no projeto não vão faltar. A data de abertura ainda não foi revelada.

Link: louvreabudhabi.ae

Bienal de Istambul 15
16 de Setembro a 12 de Novembro 2017
Istambul, Turquia

Liam Gillick - Hydrodynamics Applied, 2015.. Istanbul Biennial
Liam Gillick – Hydrodynamics Applied, 2015. Istanbul Biennial

A Turquia tem passado por tempos bem turbulentos e não sabemos ainda como isso irá se refletir nesta próxima Bienal, mas já podemos imaginar. O tema desta edição é “A boa vizinhança” e a curadoria ficou nas mãos da dupla dinamarquesa de artistas visuais Elmgreen & Dragset. A edição promete ser provocativa, política e baseada em esforços e processos colaborativos. A Bienal acontece em diversos lugares de Istambul.

Link: bienal.iksv.org/en

***

Peraí que tem mais:

Diane Arbus – in the beggining, no MoMa SF, de 21 de Janeiro a 30 de Abril 2017, San Francisco;
Museum Barberini
(abertura), 23 de Janeiro 2017. Potsdam, Alemanha;
Christian Dior
, no Musée des Arts Décoratifs. De 6 de Julho 2017 a 7 de Janeiro, 2018, Paris;
Diana: Her Fashion Story, Kensington Palace. A partir de 24 de Fevereiro, 2017, Londres;
Rodin: the centenary exhibition, Grand Palais. De 22 de Março a 31 de Julho, 2017. Paris;
Museum Macan (abertura), em Março, 2017. Jacarta, Indonésia;
Institute of Contemporary Art – ICA LA, outono americano 2017. Los Angeles;
Musées Yves Saint Laurent, Abril de 2017. Paris e Marrakesh.

bannersol

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

11 de January, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.