Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Bate-Volta: São Francisco Xavier, um refúgio romântico escondido nas montanhas

Quem escreveu

Jo Machado

Data

05 de July, 2017

Share

Apresentado por

Encrustado no meio das montanhas verdes da Serra da Mantiqueira e protegido por uma exército de araucárias centenárias, São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos com pouco menos de 3 mil habitantes. De clima calmo e pacato, o lugar envolve os visitantes com um ar gostoso de interior, com sua rotina de ruas divididas entre cavaleiros e motoristas, sorriso largo, a simpatia dos moradores vendendo seus orgânicos colhidos da própria horta na praça da igreja e a natureza verde que os cercam.

Portal de entrada da vila de São Francisco Xavier - foto: Jo Machado

Famoso por ser um destino romântico e de inverno, o vilarejo oferece mais que só romantismo. Restaurantes de comida requintada e ambiente rústico, incontáveis rios e cachoeiras, montanhas que proporcionam vistas inesquecíveis, esportes radicais, observação de aves e diversas outras experiências em meio à natureza completam o programa de quem visita o lugar.

São Francisco Xavier sem dúvida vai além das expectativas de todos que a visitam. Uma perfeita convivência entre o campestre e o refinado, cheia de cores, sabores e sensações. Um lugar perfeito para se comer bem, contemplar a natureza e se encher de paz interior.

Veja também:
Bate-Volta: Tiradentes, o berço cultural do Brasil
Bate-Volta: os sabores e belezas da Serra da Canastra
Bate-Volta: Gonçalves – gastronomia e aventura na Mantiqueira

Como chegar a São Francisco Xavier

A simplicidade da vida em SFX - foto: Jo Machado

Quem parte de São Paulo tem que dirigir rumo a São José dos Campos, município do qual São Francisco faz parte. O caminho mais curto e rápido é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Pegue a saída 152, cruzando por cima da estrada, e logo você cai na SP-050. O primeiro trecho, na Av. Senador Teotônio Vilela, é uma longa avenida que corta a cidade de São José. Chegando ao final dela, a SP-050 segue virando à esquerda na Av. Eng. Sebastião Gualberto. Depois de 1,5km nela, uma saída à esquerda dá acesso a um viaduto que cruza a ferrovia à direita, e cai na Av. Olívio Dutra, que segue o caminho até sair da cidade já com o nome de Rodovia Monteiro Lobato. Essa estradinha sinuosa de pista única serpenteia montanhas acima, passando pela cidade de Monteiro Lobato, até alcançar São Francisco Xavier.

Onde se hospedar em São Francisco Xavier

Igrejinha que fica na praça central de São Francisco Xavier - foto: Jo Machado

Como toda cidade banhada por rios e cheias de natureza, existem diversas opções de campings para quem não quer gastar muito. Basta escolher a localização, as amenidades disponíveis e se instalar. Também há charmosas pousadas nas proximidades:

Camping Canto dos Pássaros / Facebook
Estrada Vereador Pedro David, 14300
Telefone: (12) 3926-1298
Horários: Diariamente das 8h às 23h.

Pousada Serra do Luar
Tarifas a partir de R$ 1.180 o casal para 2 noites com café da manhã
Estrada de Santa Bárbara, 6789
Uma das opções mais completas da cidade, conta com chalés, espaço para lareira, hidromassagem, piscina coberta e aquecida, spa, sauna e restaurante. É a escolha perfeita para um fim de semana a dois com a natureza abundante em volta e a vista de tirar o fôlego.

Pousada Quinta de Santa Bárbara
Estr. de Santa Bárbara, 3955 – São Francisco Xavier
Imersa na natureza e com ótima infraestrutura, a Quinta de Santa Bárbara tem banho turco, piscina ao ar livre e sauna. Os chalés, todos com varanda com vista para as montanhas, possuem cozinha totalmente equipada com micro-ondas e geladeira, banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo. Possuem diversos tamanhos de chalés e aceita pets.

Mas nós por aqui gostamos mesmo é achar uma casinha para chamar de nossa no Airbnb.

Onde comer em São Francisco Xavier

Nos fins de semana, tem feira de produtos orgânicos na praça central.

Além das araucárias, o que mais se encontra na paisagem são ótimas opções para comer. Como mencionamos, São Francisco Xavier é um destino turístico concorrido por casais. Logo, a rede de restaurantes é extremamente bem preparada para receber qualquer tipo de turista, do mais simples ao mais exigente. A maioria dos estabelecimentos da cidade é pet friendly. Um alívio para quem gosta de levar seu bichinho junto para viagem.

É na rua principal que se encontra grande parte dos restaurantes, em sua maioria nos primeiros quarteirões da cidade. Então, toda e qualquer refeição pode ser feita sem muita delonga. Basta estacionar seu EcoSport e caminhar em busca do lugar que mais lhe apetecer.

Já na chegada à cidade, o Villa K2 se destaca por contrastar com o resto do casario do vilarejo. O restaurante e empório tem arquitetura moderna, com clima descontraído e despretensioso que convida a adentrar o lugar. Além do empório com produtos daquela região, e de outros pequenos produtores do país a preços muito convidativos, a comida servida é um espetáculo a parte. A simplicidade e o carinho com os ingredientes se confundem com a sofisticação e o sabor das receitas. Sem mencionar que, na maioria, os ingredientes frescos, como as folhas das saladas e os temperos, são cultivados no terraço da casa. Esse terraço pode-se visitar e ter uma vista esplêndida de toda São Francisco Xavier.

Villa K2 Restaurante
Endereço: Largo São Sebastião, 37
Telefone: (12) 3926-1631
Diariamente das 12 às 16h. Não abre às quartas-feiras.

Devido a seu clima propício, a região é famosa pela qualidade no cultivo da truta. Grande parte dos restaurantes oferece pratos com o peixe em seu cardápio. É o caso do Restaurante João de Barro, cujo menu se divide entre delícias feitas com truta, risotos e massas caseiras. Com decoração rústica e atendimento atencioso, chama-se atenção para o filé de truta acompanhado de risoto de pinhão e para o risoto de arroz preto, ambos de comer de joelhos.

Como acontece em muitos estabelecimentos, no João de Barro a parte dedicada à venda de comidas e bebidas também vale a visita. Produtos regionais, como os vinagres de amora e framboesa e a manteiga artesanal, são itens que precisam ir para a sua sacola.

Restaurante e Mercearia João de Barro
Endereço: Rua XV de Novembro, 45
Telefone: (12) 99767-1661
Horários: Quinta a sábado, das 14 às 22h. Domingo, das 12 às 17h.

Falando em peixe, quem quiser curtir uma comida asiática, vale uma paradinha no Yoshi. O restaurante tem uma ótima seleção de sushis, sashimis e outros pratos asiáticos, preparados com muito capricho e cuidado, e servidos em um espaço com decoração temática e aconchegante.

Yoshi Culinária Asiática
Endereço: Rua XV de Novembro, 345
Telefone: (12) 3926-1806
Horários: Quinta a sábado, das 12 às 20h; domingo, das 12 às 17h; quarta das 18 às 20h.

Já a grande estrela da região quando o assunto é peixe é o Restaurante Serra das Águas. Do mesmos donos do Restaurante João de Barro, o local, além de um restaurante, é também um espaço de truticultura. Localizado há alguns quilômetros do centro, a experiência de estar lá vale qualquer desafio. Um encontro entre a natureza e a gastronomia, que tem como testemunhas as araucárias, cachoeiras, a vista deslumbrante, e o paladar de quem passar por lá.

A varanda do Serra das Águas, de frente para a mata, em São Francisco Xavier
A varanda do Serra das Águas, de frente para a mata

Depois de se deliciar com os pratos, vale um passeio pelo trutário, ou ainda encarar uma trilha relativamente fácil por entre belas matas, rumo a alguma das cachoeiras que ficam dentro dos limites do restaurante. Vale lembrar que a subida pode parecer difícil no começo, mas logo o esforço é recompensado.

Restaurante Serra das Águas
Endereço: Estrada do Bairro Santa Cruz, Km2
Telefone: (12) 999767-1661
Horários: Sábado e domingo, das 12h às 17h.

Para os mais básicos, que não abrem mão da qualidade, a Caboclo Pizzaria oferece deliciosas pizzas preparadas artesanalmente uma a uma. Os ingredientes são de qualidade e carinhosamente selecionados. As redondas são assadas em forno à lenha, de massa fina e crocante e servidas na pedra, o que as mantém quentes por muito mais tempo. O ambiente, embora rústico, é extremamente confortável e o atendimento, excelente.

Caboclo Pizzaria
Endereço: Rua XV de Novembro, 480
Telefone: (12) 3936-1346
Horários: Sexta e sábado, das 18h às 23h45; Domingo, das 17h às 22h.

Para petiscar

A variedade de queijos no NEO é de encher os olhos
A variedade de queijos no NEO é de encher os olhos

Seguindo também uma linha mais sofisticada, porém sem pretensão, o NEO Armazém traz os sabores dos melhores queijos nacionais e internacionais para São Francisco Xavier. Inaugurado há pouco menos de um ano, o lugar oferece uma seleção vasta de produtos como queijos, pães, embutidos, doces e bebidas. Seja para consumir no local ou para levar para casa. Atenção especial para as tábuas de queijos e para a burrata, perfeitos para beliscar enquanto se bate um papo, e para o pudim de leite de cabra.

NEO Armazém
Endereço: Rua XV de Novembro, 102
Telefone: (12) 3926-1357
Horários: Segunda a quinta, das 10h às 19h. Sexta e sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 10h às 17h.

Se a idéia é fazer só um lanche ou petiscar algo, recomendamos o Dona Xica Café ou a padaria Sol Nascente.

No Dona Xica Café, além das delícias que a casa oferece, também é possível admirar uma bela paisagem enquanto se delicia com um dos diversos bolos do balcão, acompanhadas de um cafezinho. O lugar ainda dispõe de uma lojinha de artesanato, repleta de presentes para a casa manufaturados por artesãos da região.

No Xica Café, todo dia tem bolo fresquinho.

Já a Padaria Sol Nascente é uma típica padaria do interior. Produtos frescos como pães e queijos para levar para casa, mas se a fome bater ali mesmo, eles podem ser servidos em mesas na rua, onde pode-se ficar assistindo o vai e vem de pessoas pela principal rua de São Chico.

Dona Xica Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 104
Telefone: (12) 3926-1143
Horários: Diariamente, das 9h às 18h.
Não abre às terças.

Padaria Sol Nascente
Endereço: Rua XV de Novembro, 82
Telefone: (12) 3926.1512
Horários: De segunda a domingo, das 6h às 21h.

O que ver e fazer em São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é definitivamente um lugar onde a natureza é quem reina absoluta. A maioria das atividades está diretamente ligadas à natureza, sejam elas mais calmas, como um passeio à cavalo, ou radicais como o rapel. O fato é que não faltam opções para ver ou fazer.A Pedra do Porco fica longe do centro de São Francisco Xavier, mas tem a melhor vista do Vale do Paraíba.

À primeira impressão, o caminho para o Mirante da Pedra do Porquinho (ou Pedra de São Francisco) parece interminável. Mas não é. O fim é recompensador. Localizada no topo de uma colina, o Mirante proporciona uma vista extraordinária de 360 graus do Vale do Paraíba abaixo e, em determinadas partes, o horizonte se estende até onde a vista alcança.

Por ser um lugar de acesso quase totalmente de carro, – é necessária uma caminhada de aproximadamente 50m do estacionamento até a pedra – o passeio é totalmente democrático, podendo facilmente ser feito por crianças e idosos.
Embora esteja em propriedade particular, não é necessário pagar nada para entrar. O lugar ainda conta com uma área de estacionamento e uma pequena lanchonete.

Como chegar: Para chegar ao Mirante da Pedra do Porquinho saindo do São Francisco Xavier, pegue a estrada Vereador Pedro Davi, sentido Monteiro Lobato/São José dos Campos. Entre na quarta bifurcação à esquerda, na Estrada do Rio Manso. A partir daí, é só seguir a sinalização que indica o caminho (Pedra de São Francisco). Entrada Gratuita – Sem informação de horários

img_7423

Localizada a 3 km do centro de São Francisco Xavier, a Cachoeira Pedro Davi é uma das mais visitadas da região. Sua infraestrutura e cuidado impressionam à primeira vista. Ao chegar, um estacionamento organizado e um portal dão a cara de parque ao lugar, embora seja apenas um espaço público.

Para chegar até a queda d’água, uma trilha pavimentada e com proteção margeia o rio e se abre em alguns mirantes pelo caminho. Na chegada, uma ponte-pênsil possibilita a travessia segura do rio, que na margem oposta oferece uma espécie de piscina natural propícia ao banho. Da ponte ainda se tem uma vista panorâmica da cachoeira, que tem aproximadamente 15 metros de altura.

Os rios e cachoreiras são parte do programa em São Francisco Xavier.

Para os mais aventureiros, é possível seguir trilhas pelas margens do rio, rumo a picos mais altos e outras quedas d’água.

Como chegar: Saindo do Centro do São Francisco Xavier, contorne a Praça Cônego Antônio Manzi e vire à direita, seguindo a estrada E. A. Graciano em direção a Joanópolis. Pela estrada, é só seguir a sinalizacão indicativa. Entrada Gratuita – Sem informação de horários

No trajeto pela estrada rumo à Cachoeira Pedro Davi, certamente as placas das Bruxinhas do Mato vão lhe chamar a atenção. Localizado em um cantinho do bairro Machado, a cerca de 2km do centro de São Francisco Xavier, cercado por canteiros aromáticos e montanhas, fica esse charmoso espaço, perfeito para alinhar as conexões com a natureza.

As ‘bruxinhas’ oferecem banhos de imersão feitos com ervas e flores colhidas na hora, com uma vista deslumbrante para as montanhas. Além disso, o espaço tem ainda massagens, escalda-pés com reflexologia, calatonia, reiki e uma linha de produtos naturais, sempre com a finalidade de ajudar a restabelecer a harmonia do corpo físico e emocional.

Nas Bruxinhas do Mato você pode fazer um banho de ervas e flores colhidas ali mesmo.

Se não para um banho ou uma massagem, vale uma paradinha para sentar e relaxar tomando uma água aromatizada enquanto se admira a natureza ao redor.

Bruxinhas do Mato/Facebook
Endereço: Estrada do Machado, 1305
Telefone: (12) 3926.1364
Horários: Sexta e domingo, das 10h às 19h. Sábado e feriados, das 10h às 20h.

Localizado no Bugre, uma subdivisão do bairro de Santa Bárbara em São Francisco Xavier, o Haras MK Valfena oferece passeios pelos arredores da sede, que aproveitam as belas vistas, as matas e os caminhos pitorescos da região. Uma maneira tranquila e segura para todas as idades desfrutarem da natureza. O haras ainda oferece passeios mais específicos, como a Cavalgada da Lua, feita à noite, e viagens mais longas à cavalo.

Haras MK Valfena /Facebook
Endereço: Estrada das Siriemas, 2008 – Santa Bárbara
Telefone: (12) 97421-4697
Horários: Segunda a sexta, somente com agendamento. Sábado e domingo, das 9h às 18h.

Para os aventureiros de plantão, a Mantiqueira Ecoaventura promove diversas atividades esportivas em meio à natureza, que vão desde uma simples descida de rapel, até a conhecida “Travessia Entre Cumes de São Francisco Xavier”. Ela consiste de uma trilha que percorre um trecho de aproximadamente 17km da Serra da Mantiqueira, passando por picos que chegam a mais de 2000 metros de altitude.

Mantiqueira Ecoaventura
Endereço: Rua XV de Novembro, 18001
Telefone: (12) 3926-1279
Horários: Diariamente, das 08h às 18h.

Update: Este post foi atualizado em 12.08.2021. Recomendamos verificar horário de funcionamento dos lugares antes da visita.

Quem escreveu

Jo Machado

Data

05 de July, 2017

Share

Apresentado por

Jo Machado

O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.

Ver todos os posts

Comentários

  • Faltou falar da pousada Riacho Doce, maravilhosa, com seu café da manhã nota 10 e vista bucólica dos chalés. Ahh, banho de ofurô nos banheiros do chalés. Também gostei do Pangea Restobar com excelente Ratatouille e também maravilhoso Cordeiro 💞💞💞

    - Georgia
    • Preciso de telefones de pousadas, alguém tem?

      - Jane de Borba Richter
    • Georgia, obrigado pela dica. Como tem muita coisa pra fazer por lá, não dá tempo de provar tudo. Mas vamos atualizar essas dicas em breve. Forte abraço!

      - Jo Machado
  • Jo, na verdade, o mirante da Pedra de São Francisco está sim em São José dos Campos. Sou guia de observação de aves na região e constantemente levo meus clientes lá.
    Parabéns pela matéria.

    - Marcos Eugênio
    • Obrigado pela correção, Marcos!

      - Jo Machado
  • Gostaria desse mais opções de hospedagens, sejam pousadas ou hotéis que aceitem Pet A obrigado.

    - Rita
    • Rita, obrigado pelo contato! Quando estivemos lá, ficamos em uma linda casa pelo AirBnB que aceitava pets. Minha cachorra ficou felizona, pq além do grande espaço pra brincar, haviam outros cães por lá. Abaixo o link da casa onde ficamos! A Lydia, dona da casa, é um amor!
      https://www.airbnb.com.br/rooms/10717868

      - Jo Machado
  • Mto legel a matéria! Faltou só A Cozinha Soberana Caipira, um restaurante de comida típica da roça, familiar e com ar rústico. Servido pelo Edu, uma simpatia em pessoa e um excelente cozinheiro! Vale a pena!

    - Lili ahn

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.